Desmistificando 11 Conceitos e Ideias Erradas sobre o CrossFit

É inegável que o Crossfit está a ganhar cada vez mais praticantes no nosso país. Apesar de hoje em dia já haver muitas boxs espalhadas por esse país fora, e muita gente praticar Crossfit, posso afirmar que ainda existe alguns conceitos e ideias erradas sobre o Crossfit. Muita gente, obviamente sem conhecimento de causa, ainda tem uma ideia completamente errada sobre o que é o crossfit e a sua filosofia. Só porque ouviu alguém dizer que é perigoso, que se podem lesionar, ficam também com essa ideia.

Community-crossfit-1280x420

Decidi escrever este artigo, com o intuito de desmistificar um pouco essas ideias e conceitos errados, que muita gente ainda tem, ora vejamos:

1 – O crossfit é perigoso

Um dos grandes equívocos e ideia errada que as pessoas têm, é que ao praticar CrossFit podem se lesionar. As pessoas assumem que todas as boxs trabalham da mesma forma, por isso se alguém se lesiona numa box devido a uma má programação, ou má orientação, o que também pode acontecer. Assumem logo que em todas as boxs acontece o mesmo. Obviamente que isso é uma ideia errada, todas as boxs trabalham de forma diferente, é óbvio pode haver uma ou outra box em que o treino e a orientação pode não ser a melhor, pode acontecer. Já tenho visitado algumas boxs ,e posso afirmar que em todas elas pelo que vi, a programação do treino é excelente e têm profissionais bastante qualificados, que orientam os treinos de uma forma excelente. Para potenciar a evolução dos alunos na maior segurança possível, sem haver o risco de contraírem lesões. Todas as boxs afiliadas, por norma não desvirtuam o conceito por detrás da filosofia do CrossFit, se há lesões é por inconsciência dos próprios alunos, que por vezes forçam demais quando não estão preparados para tal. As lesões podem aparecer como em outro desporto qualquer, não é por ser CrossFit que se vai ter mais lesões.

2 – É preciso ser ex-atleta para praticar CrossFit

Apesar de muitos ex atletas de vários desportos se terem rendido aos desafios que o CrossFit proporciona, não é preciso ter um passado ligado ao desporto, para praticar CrossFit. Qualquer pessoa mesmo que nunca tenha praticado desporto, pode praticar a modalidade. O único requisito necessário para se praticar a modalidade e que liga todos os CrossFitters, é o gosto pela atividade física.

3 – É preciso ter boa condição física para se praticar CrossFit  

Como já referi anteriormente, a filosofia do CrossFit adapta-se a toda a gente sem exceção, com as devidas adaptações e progressões, todos sem exceção podem realizar os variados exercícios. Pode sempre fazer pull ups com elástico se não os conseguir fazer bem, não consegue levantar muito peso nos exercícios com a barra, pode e deve reduzir a carga para ter melhor qualidade de treino. Enfim todos os exercícios no CrossFit têm adaptações para todos sem exceção.

4 – O CrossFit não é para pessoas com mais idade

Outro conceito que está obviamente errado, claro que nas boxs vemos jovens de 20 e 30 anos no auge da pujança física, a realizarem WODS e a levantar cargas excelentes. Mas ao mesmo tempo, também vemos pessoas com mais idade a treinar com o mesmo entusiasmo, e fazer os WODS tão bem ou melhor que os mais jovens. Na box que eu treino, tem lá alunos com mais alguma idade na casa dos 50 e 60 anos, que treinam tão bem ou melhor que os mais novos. Graças às adaptações que os exercícios podem ter, os atletas mais séniores ,também treinam e fazem os exercícios de uma forma segura, com o mesmo grau de intensidade que os outros atletas. Para ter uma noção de como o CrossFit é mesmo para todas as idades, os CrossFit Games é uma das poucas competições desportivas que engloba vários escalões:

  • Jovens (14, 15 e 16 anos)
  • Masters (40-44, 45-49, 50-54, 55-60 e 60+)
  • Individual masculino e feminino

5 – Os CrossFitters só fazem CrossFit

Sim é verdade que quem faz CrossFit é bastante apaixonado pela modalidade, mas isso não impede que eles façam outros desportos que os ajudem a atingir os objetivos. Muitos CrossFitters fazem Yoga, como uma forma de trabalhar bastante a mobilidade para aliviar também a dor nas articulações e músculos. Muitos também correm, nadam, andam de bicicleta e fazem-no como parte de uma recuperação ativa dos seus treinos, e porque também o gostam de fazer. Muitos CrossFitters procuram ajuda especializada em outros desportos, como treinos de corridas e velocidade para melhorarem a sua performance. Os seja os outros desportos também ajudam os CrossFitters a evoluir, não se restrinja apenas ao CrossFit.

Crossfit Interaction

6 – O CrossFit vai controlar a sua vida por completo

Você tem que adaptar o seu estilo de vida ao Crossfit, e decidir o quanto ele vai ter importância nos seus objetivos. Muitas pessoas “atiram-se logo de cabeça” e treinam todos os dias, adaptam a sua alimentação à dieta Paleo que é a mais usual entre os CrossFitters, compram logo todo o material de treino relacionado com o CrossFit (sapatilhas, roupa, acessórios, etc…….). Outras já são mais comedidas e treinam apenas 2 a 3 vezes por semana, não mudam muito a sua alimentação, compram apenas o necessário para começar a praticar a modalidade. Os objetivos variam de pessoa para pessoa no que toca ao CrossFit, uns treinam para competir, outros procuram na modalidade mais uma forma de fazerem um desporto como hobbie, que os mantenha em forma. Aqui o ponto principal, é que você tem que adaptar o CrossFit aos seus objetivos de treino, e introduzi-lo no seu estilo de vida.

7 – Todas as Boxs são iguais

Isto é uma ideia que muitas pessoas têm, que as boxs são todas iguais e trabalham da mesma forma. Muitos não sabem mas a marca CrossFit não gere as boxs como um franchise normal, não impõem treinos nem formas de trabalhar, como no método normal de franchise. As boxs afiliadas trabalham de forma independente da marca, têm apenas que pagar um montante anual como se pratica no franchise. Mas são livres de programarem os treinos, e gerirem a box como bem entenderem. Isto dá uma total liberdade para os donos e coaches das boxes, trabalharem conforme entenderem, logo não há 2 boxs iguais. Dependendo do programa de treino, do espaço, do material, dos coachs, das mensalidades, do ambiente, enfim tudo muda de box para box, cabe a si encontrar e treinar naquela onde se sinta melhor.

8 – CrossFit como programa de treino e como desporto são iguais

Vamos lá ver uma coisa, o que você nos CrossFit Games e o que se vê nas boxes, são coisas completamente diferentes. Os CrossFit Games foi um desporto que foi desenvolvido da variante CrossFit, para colocar os atletas mais fit do planeta em competição lado a lado, que envolve uma fase de qualificação de 3 etapas. Culminando com os Games, que são realizados todos os anos em Carson na Califórnia no Stub Hub Center. Estes atletas por serem a elite do CrossFit, representam uma minoria entre todos os praticantes por todo o mundo, aliás é muito difícil encontrar alguns destes atletas nas boxs afiliadas. Para além que os wods que são realizados nos Games, são únicos e dificilmente transportáveis para as boxs.

Quem está mais atento a modalidade e viu os Games do ano passado, pode constatar que houve wods que tiveram paddle, natação, transportar sacos de areia de uma ponta do estádio para a outra, e muitas coisas mais que obviamente era impensável realiza-las dentro de uma box. Os CrossFit Games é um espetáculo único sem duvida, já nas boxs afiliadas os programas de treino são mais direcionados para a evolução física sustentada dos alunos, baseando-se em ensinar os movimentos inerentes ao CrossFit, e a sua técnica. Isto tudo para dizer que o CrossFit como programa de treino e como desporto, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

9 – As mulheres CrossFitters ficam com corpos volumosos

Mais uma vez porque as pessoas por curiosidade vêm os Games, e vêm as atletas de elite com os corpos musculados e definidos (eu pessoalmente gosto de ver um mulher com corpo bem trabalhado e musculado, mas nem todos pensam assim como é óbvio) assumem que vão ficar também assim. Para se ficar com um corpo volumoso, é preciso ter uma alimentação diferente e treinar com esse objetivo, ter o objetivo de competir e se dedicar a 100% ao CrossFit. Logo se não tem esse objetivo, o seu corpo não vai ficar como uma atleta que compete nos Games, as mulheres que praticam CrossFit não ficam com o corpo de uma modelo de passerelle como é óbvio. Mas sinceramente qual é o problema de ter um corpo bem definido e musculado? Como já referi anteriormente, pelo menos para mim esteticamente as mulheres CrossFitters têm corpos bem bonitos.

Mulheres no Crossfit 1

10 – No CrossFit não se faz pull-ups como deve ser

É mentira, no CrossFit faz-se pull-ups como se deve fazer. Os Strict pull-ups são um ótimo exercício para se ganhar força e resistência muscular, e como tal também são incluídos na programação dos Wods por esse motivo. Muitos “iluminados” do desporto, quando vêm os atletas em vídeos a fazer as duas variantes dos pull-ups o ‘kipping’ e o ‘butterfly’, tentam ridicularizar os movimentos. Estas duas variantes utilizam a força e extensão da anca, num movimento de impulsão para cima. Para que o ciclo do movimento seja mais rápido, para ajudar os atletas a fazer várias series seguidas mais rápido que no strict pull-up. Muitos vêm ‘kipping’ e o ‘butterfly’ pull-up como uma aberração, mas na verdade praticamente todos os praticantes de CrossFit utilizam-nas, com um objetivo bem diferente dos strict pull-up. Enquanto que os strict pull-ups são um ótimo exercício para se ganhar força e resistência muscular, como já referi anteriormente, o ‘kipping’ e o ‘butterfly’ são para manter o ritmo e condicionamento metabólico. Nos Wods por vezes o objetivo é bater o relógio para ter a melhor performance, logo os movimentos têm que ser executados de uma forma rápida,  utilizando estas duas variantes ‘kipping’ e o ‘butterfly’ está a ganhar tempo precioso.

11 – O CrossFit é uma moda passageira

Para muitos o CrossFit é mais uma moda que vai desaparecer com o tempo, até as pessoas descobrirem algo novo relacionado com o fitness. Os números compravam exatamente o contrário, desde que o CrossFit surgiu em 2002, já tem mais de 11mil boxs afiliadas por todo o mundo. Os números não param de aumentar (em Portugal podemos comprovar isso mesmo, o número de boxs abertas têm aumentado que é uma coisa doida), já para não falar que a “moda” criou uma competição de elite patrocinada pela Rebook, e é transmitida pela ESPN para todo o mundo, os CrossFit Games. Competição que é vista em todo o globo, “expondo” o CrossFit a novos futuros praticantes em todo o mundo, para além dos Games são realizadas várias competições de elite por ano. Que também são transmitidas pela comunicação social. Internamente dentro dos países, realizam-se várias competições por ano, para determinar qual é o atleta mais fit desse pais, enfim MODA? Não me parece que o CrossFit seja um moda passageira……………

Fonte: BoxLife Magazine

loading...

Deixar uma resposta