As 5 Desculpas Típicas de quem não quer Experimentar CrossFit

O CrossFit como é sabido é um desporto que está a fazer as delicias de muita gente um pouco por todo o mundo, e Portugal não foge à regra. Quem está mais dentro deste deporto sabe que as Boxs estão com cada vez mais alunos assíduos às aulas. Quem nunca sentiu aquele gozo e excitação depois de ter acabado as primeiras aulas e ter “sobrevivido”, quem nunca sentiu aquela sensação de superação a cada aula/treino e chegar à casa e contar à família e amigos a evolução que está a ter?

Pois é muitas vezes você chega a casa e fala sobre a sua evolução com a família e amigos, e até os tenta convencer a praticar CrossFit e houve algumas desculpas típicas. Até os tenta convencer a praticar uma atividade saudável, que dá uma condição física e mental incrível e as desculpas são sempre as mesmas… neste artigo vou-lhe deixar 5 desculpas típicas e algumas dicas para convencer os mais céticos.

5 Desculpas típicas para não praticar CrossFit

1 – É muito caro

Esta provavelmente será a desculpa que mais houve dos mais céticos para não praticarem CrossFit. Em certos casos até pode ser mesmo por falta de capacidade financeira, quem tem salários baixos e muitas despesas provavelmente não pode mesmo pagar uma mensalidade, mesmo sendo um plano baixo. Mas a maioria das vezes as pessoas que fazem parte da sua vida (familiares e amigos) podem mesmo pagar e não querem, é uma questão de estabelecer prioridades. Quando falo em prioridades estou-me a referir a tentar convencer a pessoa a priorizar a sua saúde em prol de outros vícios menos saudáveis.

Vícios como o tabaco por exemplo, ou outros vícios…pergunte a essa pessoa quanto é que está disposta a pagar pela saúde dela, se deixar de fumar ou ter outros vícios dispendiosos já terá mais dinheiro para a mensalidade. Este foi apenas um exemplo, a ideia é você apelar à consciência da pessoa e fazê-la ver que a saúde é fundamental. Pode mesmo lhe pagar uma aula para essa pessoa ver o quanto pode beneficiar com o CrossFit. Não desista e dê argumentos válidos!

2 – Não tenho tempo

Esta é mais uma das desculpas típicas de muita gente, esta desculpa tem um pouco a ver com a primeira no que toca à priorização na vida das pessoas. Muitos não querem gastar o pouco tempo livre que têm em querer ser saudável, mas chegam a casa e sentam-se algumas horas em frente à televisão a ver as novelas preferidas, ou a ver as séries que mais gostam. Para isso já têm tempo…ok passar algum tempo de lazer com a família e amigos é fundamental como é obvio, mas dentro desse tempo também se consegue arranjar algum para ser mais saudável. Você que pratica CrossFit por experiência própria sabe o quanto sabe bem depois de um dia trabalho que correu mal, chegar à box e descarregar a “fúria” nas barras e nos wods.

Chegar à box com aquela raiva de querer gritar com toda a gente, e fazer o wod com uma vontade louca de aliviar o stress.  Pois é as outras pessoas não sabem o que isso é, chegar a casa mais calmo e aliviado do stress depois um mau dia. O CrossFit também é uma excelente terapia. É com estes argumentos que deve tentar contrariar esta desculpa, basta querer e arranja-se sempre tempo a maioria das boxs tem aulas logo de manhã cedo. Por isso a falta de tempo não é desculpa.

3 – Não tenho condição física o suficiente

Esta provavelmente é uma das piores desculpas que se pode arranjar, muitas pessoas vêm na televisão e pesquisam na net assuntos relacionados com CrossFit onde mostra atletas de competição a levantarem cargas pesadas, e a fazer outros exercícios. A reação é logo “O CrossFit é aquilo? Nunca na vida vou chegar lá, nem vale a pena tentar”.  Este é um dos grandes problemas que a internet e os mídea podem trazer para a modalidade, como é obvio quem pratica CrossFit sabe que o que se vê nos CrossFit Games ou em outras competições não é a realidade das boxs e o CrossFit é mesmo para toda a gente. As pessoas assumem logo que não têm condição física porque vêm vídeos de atletas de competição a fazerem os seus treinos e competições. E acham logo que não vão conseguir e que é muito duro.

Conseguir convencer uma pessoa que viu vídeos de CrossFit, pesquisou outro tipo de coisas e não sabe a realidade e não conhece a filosofia do CrossFit pode não ser fácil. Mas tente convencer essas pessoas a fazerem uma aula para perceberem que o CrossFit não se trata de comparar condições físicas, mas sim de tentar fazer o melhor que consegue. Desta forma essas pessoas poderão ver as adaptações que existem para os vários exercícios, e tentarem perceber como a comunidade funciona. Pode sempre mostrar vídeos de pessoas mais idosas, obesas ou até com deficiências a fazerem CrossFit, para mostrar que este deporto pode ser praticado por toda a gente.

4 – É muito perigoso

Já ouvi muitas vezes pessoas a dizerem que o CrossFit é perigoso, mesmo pessoas dentro da industria do fitness e ligadas a outros desportos argumentam muitas vezes que é uma modalidade perigosa! Será mesmo assim? As pessoas por norma têm medo daquilo que não conhecem, e o CrossFit é um desporto que ainda é relativamente jovem comparado com outras modalidades de fitness, logo as pessoas ainda não têm grande conhecimento da modalidade. Se conhecer alguém que não pratica porque tem medo de se lesionar, pergunte quais são os seus medos e o porquê de pensar dessa forma.

Para essa pessoa deixar de ter medo, argumente que terá sempre um coach presente na aula para lhe indicar como fazer os exercícios corretamente. Argumente há quanto tempo pratica sem ter uma única lesão, compare mesmo a outros desportos como a corrida ou futebol onde os atletas tendem a ter algumas lesões. Os números não mentem…o CrossFit só é perigoso se for praticado sem acompanhamento especializado à imagem dos outros desportos. Mas como nas boxs os coachs têm sempre formação adequada o CrossFit é das modalidades mais seguras para se praticar.

5 – Não pratico porque não me vou divertir

Ok à primeira vista pode não parecer muito divertida à pratica da modalidade, mas porque é que tudo tem que ser divertido?  É sabido que as pessoas se sentem mais motivadas para fazer alguma coisa quando se divertem a fazê-la, mas esta desculpa tem um pouco a ver com os gostos de cada e um, da forma como prioriza a sua vida pessoal, e do desconhecimento sobre a modalidade. Primeiro tem que perguntar a essa pessoa ou pessoas porque é que acha que não se vai divertir, posteriormente tente convencê-la a ir fazer uma aula para perceber um pouco do que é o CrossFit e o quão divertido pode ser dependendo das suas necessidades.

Mostre-lhe que pode ser divertido por causa da interação das pessoas e da comunidade em que se vai inserir, pode ser divertido porque cada dia tem um wod diferente logo nunca irá fazer sempre a mesma coisa e não é repetitivo. Pode ser divertido com as adaptações que irá fazer nos exercícios inicialmente, pode ser divertido a superação a cada wod e ver a sua condição física a melhorar a olhos vistos.

Todas estas desculpas acima mencionadas são resultantes de um problema muito enraizado, que é pessoas cada vez mais priorizam as coisas erradas na sua vida. Elas querem ir pelo caminho mais fácil possível sem perceber que a realização real na vida vem da dedicação e trabalho duro, é por isso que nos sentimos tão bem depois de cada wod.

Não estou a dizer como é obvio que o CrossFit resolve tudo o que está errado nas nossas vidas. Mas certamente vai fazer as coisas serem muito melhores e será um passo na direção certa, diga isso a todos que lhe dá uma das desculpas mencionadas acima, ou outra desculpa qualquer. Tente fazer com que essa pessoa entre na box consigo para mudar de mentalidade.

Fonte: BoxRox

loading...

Deixar uma resposta