5 Factos Que Tornam o CrossFit Perigoso

O Crossfit, é uma metodologia de treino que à primeira vista pode ser bastante perigosa. Quando se pesquisa na internet por Crossfit, por norma o que aparece são coisas relacionadas com os Crossfit Games, logo aparecem vídeos dos melhores atletas de Crossfit de todo o mundo, a fazerem coisas incríveis. Levantar cargas pesadas, fazerem movimentos de ginástica difíceis, entre outras coisas.

Isso como é obvio, é a vertente competitiva do Crossfit, os Crossfit Games é o campeonato do mundo do Crossfit, onde só os melhores atletas de todo o mundo competem. A metodologia de treino diz que o Crossfit é para toda a gente, e acredite que é mesmo verdade! Uma aula de Crossfit, não tem nada a ver com os vídeos dos Crossfit Games que aparecem na internet.

Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:



Todos podem fazer uma aula de Crossfit, independentemente da sua idade ou condição física, todos os movimentos têm adaptações para todos os alunos poderem fazer as aulas, e as cargas dos exercícios são sempre adaptadas à condição física dos alunos. Desta forma, todos os alunos podem fazer as aulas com os movimentos adaptados a cada um.

Agora vamos ao ponto principal deste artigo, o Crossfit é perigoso? Como pôde ler em cima o Crossfit não é perigoso, só é perigoso dependendo da atitude dos alunos, e não pela metodologia em si!

Há muitos alunos que têm um ego muito grande e não o deixam à porta da box, o Crossfit só é perigoso para esses alunos que não seguem as indicações dos coaches de crossfit.

5 Factos Que Tornam o CrossFit Perigoso

Queimar etapas

Primeiro é preciso não queimar etapas, aprender primeiro o básico é fundamental. Um dos grandes problemas dos alunos com um ego grande, é que não têm paciência para aprender primeiro o básico, e respeitar o processo de evolução de aprendizagem dos movimentos. Querem queimar etapas e não fazer primeiro os movimentos com adaptações, como é obvio, é o primeiro passo para se lesionarem.  

Não aprimorar a técnica dos movimentos

Muitos alunos aprendem o básico em termos de técnica dos movimentos, e já acham que devem aumentar as cargas e o número de repetições. Primeiro é preciso aprimorar os movimentos em termos de técnica, ser bastante consistente nos movimentos mais básicos, para depois conseguir aprimorar os movimentos em termos técnicos. Quem não respeita o processo lento e gradual de evolução como é obvio, tem grandes hipóteses de se lesionar.

Não respeitar e ouvir o corpo

Todos nós somos diferentes, não há um ser humano igual ao outro. Logo o que o meu corpo aguenta, pode não ser o que o meu parceiro de treino aguenta. Saber os seus limites em termos de carga e outros movimentos é fundamental, muitos alunos vêm colegas de treino a levantar cargas pesadas, e também acham que conseguem. Não saber o seu limite, é meio caminho andado para se lesionar.

Ter o ego grande

Muitos alunos não percebem, que a disputa nas aulas tem que ser com eles mesmos e não com os colegas de treino. Tentar querer fazer melhor que os colegas nas aulas, não é mau, encoraja a melhorar todos os dias. Quando o ego fala mais alto é que já se torna um problema, quando se quer a todo o custo ter o melhor resultado na aula, os alunos começam a não respeitar o seu corpo.

Começam a querer levantar cargas que não conseguem, ou fazer movimento em RX que não conseguem, e isso tudo aliado à fadiga, deixam de fazer os movimentos corretos em termos técnicos. Nestas situações é muito normal se lesionarem.

Não tratarem de antigas lesões

Muitos alunos quando começam a praticar crossfit, já tiveram lesões antigas que não foram bem tratadas, ou têm propensão para se lesionar com alguma facilidade. Com os treinos e fazendo alguns movimentos, é normal que se lesionem com alguma facilidade, e as mazelas antigas voltem a aparecer. Não foi no crossfit que se lesionaram, foram as lesões antigas mal tratadas que voltaram a aparecer com os treinos de crossfit.

Para concluir o crossfit não é perigoso, é uma metodologia de treino das mais seguras para se praticar, só é perigoso se os alunos não respeitarem as indicações dos coaches.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *