Existe um acessório de treino que é muito esquecido pela maioria dos atletas, mesmo os coaches por vezes não dão muita importância a este acessório, que são os elásticos. Os elásticos, são uma ótima forma de adicionar variedade ao seu treino, são igualmente eficazes e trazem bons resultados. Fazer exercícios com o peso corporal, ou adicionar cargas externas, os elásticos são igualmente eficazes como outra ferramenta de treino.

Os elásticos podem variar de tamanho, largura e cores, logo a resistência deles também varia. Embora possa parecer um acessório de treino simples, a utilização deles tem vários benefícios ora vejamos:

  • Adiciona variedade ao treino, e torna os exercícios do dia-a-dia mais desafiadores.
  • São ótimos para utilizar no aquecimento para ativação geral dos grupos musculares
  • Aumenta a sua amplitude de movimento, flexibilidade e resistência muscular.
  • São relativamente baratos e podem ser transportadas para qualquer local

Por norma os atletas utilizam os elásticos para fazer um bom aquecimento, trabalho acessório, e dar novos estímulos ao treino.

5 Exemplos de wods com elástico para se desafiar

1 – Death By Kettlebell Swings com elástico

Emom até não conseguir completar a tarefa

  • Minuto 1 – 1 Kettlebell Swings com elástico
  • Minuto 2 – 2 Kettlebell Swings com elástico
  • Minute 3 – 3 Kettlebell Swings com elástico
  • Etc.

O objetivo é adicionar uma rep a cada minuto que passe, utilize um elástico com resistência moderada, e peso do kettlebell para pelo menos conseguir fazer 10 rondas. Se não sabe o que é um EMOM, pode ler um artigo já escrito aqui no blogue que explica o objetivo do exercício.

2 – Up and Down

5 rondas para tempo

  • 5 Broad Jumps com elástico
  • 10 Push Presses com elástico

Para realizar os broad jumps amarre o elástico a uma estrutura sólida, e a outra ponta do elástico na sua cintura. Comece o salto já com o elástico sob tensão, salte para a frente o mais que conseguir e mantenha os pés na mesma linha.

 Fazer um push press com elástico é muito simples, pise o elástico com os dois pés ligeiramente afastados, com o elástico à sua frente pelos ombros, empurre para cima até que os braços estejam estendidos.

3 – Trio com elástico

Para tempo

  • 50 Push Presses com elástico
  • 50 Air Squats com elástico
  • 50 High Pulls com elástico

Este é um tipo de wod que vai sobrecarregar principalmente os braços, os Push Presses e os High Pulls vão sobrecarregar os bíceps, tríceps e ombros.

Para fazer o air squat é muito simples, pise o elástico com os pés ligeiramente afastados que a largura dos ombros, a outra extremidade coloque à volta do pescoço, depois é só fazer um squat normal com a resistência do elástico. Tenha em atenção, que deve quebrar a linha da paralela como no squat normal.

O High Pull é semelhante ao high pul normal com barra ou kettlebell, só que é feito com o elástico.

4 – Fran com elástico

21 – 15 – 9 repetições para tempo

  • Thrusters com elástico
  • Pull-Ups com elástico

O Thruster é semelhante ao push press, coloca-se o elástico da mesma forma, só que faz-se um thruster.

Os pull ups com elástico, tornarão mais difícil puxar o corpo para cima até a barra, sobrecarregando os músculos ao adicionar resistência externa. Ao escolher descer mais devagar, também trabalhará a força ao descer do exercício.

Prenda o elástico no chão com um peso, e coloque a outra extremidade à volta do pescoço. Posteriormente é só fazer um pull up normal.

5 – Joker com elástico

Para tempo

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 repetições de:

  • Toes-to-Bars com elástico

10-9-8-7-6-5-4-3-2-1 repetições de:

  • Deadlifts com elástico

Neste wod o objetivo é ir alternando entre exercícios por exemplo, o atleta faz 1 Toes-to-Bar seguido de 10 Deadlifts, 2 Toes-to-Bar seguido de 9 Deadlifts, assim sucessivamente, acho já percebeu a ideia.

Os Toes-to-Bar com elástico requerem uma tremenda força no core, de outra forma não consegue tocar com os pés na barra.

No deadlift com elástico, haverá muito pouca ou nenhuma força na parte inferior, mas quando você começar a levantar a barra, ela apresentará muita resistência. Os elásticos tornam os pesos mais pesados na parte superior, forçando seu corpo a usar mais força, e acelerar mais rápido enquanto move a barra.

Tenha em atenção sempre a resistência do elástico, escolha sempre um nível de resistência que lhe permita fazer bem os exercícios, e completa-los.

Fonte: BoxRox

Artigo anterior9 Dos Melhores Exercícios Com Kettlebell Para Melhorar A Condição Física
Próximo artigo6 Motivos Porque Deve Fazer Front Squat E Quais Os Benefícios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui