6 Dicas para uma Boa Recuperação Após Lesão

O Crossfit é um desporto como outro qualquer, o risco de lesões está sempre presente. Apesar da taxa de lesões não ser muito grande, ao contrario do que muitos querem fazer passar. O risco está lá, como em outra atividade qualquer, como correr, ou fazer ginástica. Este artigo não vai ter a ver com a taxa de lesões no crossfit, ou a polémica em torno deste tema. Mas sim, com dicas importantes para quem se lesiona, e quer voltar à atividade física em segurança e sem riscos. Este artigo, vai ter com objetivo abordar algumas coisas bastante importantes, que são necessárias fazer durante uma boa recuperação.

6 Dicas para uma boa recuperação após lesão

1 – Comece devagar

Independentemente do tipo de lesão que você sofreu, o seu corpo e o seu cérebro, precisam de tempo para começar a se comunicar de novo. Os canais de comunicação entre o seu cérebro e o corpo, que são necessários para realizar uma tarefa física, enfraquecem com o tempo de inatividade. A menos que tenham ocorrido danos nos nervos, os sinais de comunicação podem definitivamente ser fortalecidos novamente. Mas esse processo leva tempo, por isso é importante permanecer paciente. Não faz sentido, nem é prudente quanto está recuperado, querer voltar logo aos níveis que tinha. Até porque se a lesão se prolongou no tempo, os seus índices físicos, baixaram relativamente.

Voltar às intensidades que tinha, logo no seu regresso, pode mesmo fazer com que se lesione novamente. Nem que faça os wods em scaled, não há mal nenhum nisso.  O mais importante, é recuperar primeiro os níveis físicos que tinha. Só depois é que é prudente testar os wods, no pleno das suas intensidades.

2 – Ouça seu corpo

Durante os wods, o nosso organismo está constantemente a “gritar” para parar devido ao esforço. No caso de fazer os primeiros wods intensos depois de uma lesão, ouvir o seu organismo torna-se ainda mais fundamental! Especialmente se no local onde se lesionou, sentir alguma dor. Se se lesionou no cotovelo, e sentiu alguma dor nos pul-ups por exemplo, pare! Se se lesionou num joelho, e sente alguma dor nos squats, pare!

Mesmo quando não está lesionado, o seu corpo está constantemente a “mandar mensagens” sobre as dores que sente. Ouça o seu organismo, como referi em cima, é preferível baixar intensidades, ou fazer os wods scaled quando não se sentir em condições.

3 – Ouça o seu coach 

Este é provavelmente o conselho mais importante deste artigo, não invente e fale com o seu coach. Eles estão lá para o ajudar, e quem melhor que ele que já o conhece bem, para alterar os wods para você? Ninguém como é óbvio, quando retornar à box de uma lesão, fale com o seu coach para fazer os wods scaled, ou para lhe realizar um plano diferente de recuperação.

4 – Fale com outros atletas que tiveram lesões semelhantes

Na sua box ou em outra, provavelmente até já houve alguém que teve uma lesão semelhante à sua. Se encontrar algum parceiro de treino que já teve o mesmo problema, fale com ele e pergunte quais foram os passos que ele deu para recuperar. Tirar ideias, e perceber o que essas pessoas fizeram, pode ajuda-lo a voltar mais rapidamente aos treinos.

5 – Consulte o seu médico

Esta dica é um pouco óbvia, mas se sentir alguma dor após lesão, consulte o seu médico. Por vezes ignoramos alguns sintomas, só porque queremos treinar. Mas as dores quando se tornam persistentes e não passam, pode ser sinal de que algo não está bem, e a sua lesão pode não estar curada totalmente. Não arrisque!

6 – A recuperação é crucial

A recuperação, é uma parte crucial da rotina normal de todos os atletas de Crossfit. Mas torna-se ainda mais fundamental, no processo de recuperação após uma lesão. A mobilidade, o aquecimento, a recuperação ativa, o sono e a nutrição, são áreas-chave que podem fazer a diferença, entre uma jornada rápida e saudável de volta à atividade. Ou um tempo mais demorado, com wods sacled, e treinos adaptados. A recuperação, é tão importante quando estamos no auge, como quando estamos lesionados!

Siga estas dicas, e vai ver que o seu retorno à box será mais rápido e menos penoso!

Fonte: boxlife

loading...

Deixar uma resposta