O Snatch é daqueles movimentos olímpicos que pode parecer menos difícil comparativamente com outros, mas como já é sabido não o é! É preciso muita técnica para realizar o movimento corretamente, existe alguns exercícios acessórios e variações que lhe permitem “decompor” o movimento. Melhorar a técnica, força, velocidade e coordenação.

7 exercícios acessórios para melhorar o Snatch

1 – Snatch High Pull

O Snatch High Pull é um ótimo exercício para melhorar a força, velocidade, potência, postura e equilíbrio. Você será capaz de lidar com pesos mais pesados do que no snatch, que por sua vez é ótimo para melhorar a potência explosiva. Este exercício deve ser realizado em conjuntos de 2 a 5 reps por série, e com o peso em 80% do PR de Snatch do atleta, e claro do seu programa de treino. Pode sempre fazer com menos que 80% para o movimento ter melhor qualidade na execução. O peso não deve exceder o que o atleta consegue fazer com um posicionamento e velocidade razoavelmente adequados na extensão final. Como é um exercício de força pode optar por fazer depois de uma aula, ou antes de fazer algum exercício de força mais básico como o squat.

2 – Hang Snatch

O Hang Snatch tem muitas funções, é ótimo para iniciantes pois muitos acham que é mais fácil que tirar a barra do chão. Cria equilíbrio e posicionamento adequado no início da segunda puxada. É uma ótima maneira de desenvolver a produção de força na extensão e mais agressividade na colocação debaixo da barra.

3 – Snatch com a barra em apoio

Este exercício consiste em fazer o Snatch com os bumpers (pesos) da barra apoiados em caixotes e por norma estão abaixo do nível dos joelhos. Esta variação é ótima para melhorar a puxada e a receção do Snatch que é  fundamental. Esta é uma valiosa ferramenta de treino que não requer mais mobilidade do que num Snatch completo. Quem nunca tentou fazer várias séries de Snatch e “queimou” rapidamente os braços e ombros? Por norma isto deve-se a uma técnica deficiente nomeadamente na segunda puxada, esta variação é ótima para treinar o pull do Snatch.

4 – Snatch Deadlift

Esta é uma ótima variação para treinar a força do primeiro pull.

  1. Comece com uma pega larga de Snatch, os pés devem estar debaixo das ancas e virados para fora. Desça até à barra em posição de squat com as costas sempre em extensão e a cabeça virada para a frente.
  2. Inicie o movimento dirigindo a barra sempre junto a si, levantando as ancas. O ângulo traseiro deve permanecer o mesmo até que a barra passe os joelhos.
  3. Posteriormente acabe o movimento como se fosse um deadlift com as contas ligeiramente para trás.

5 – Overhead Squat com pausa

O Overhead Squat é um excelente exercício para trabalhar o core, também é ótimo para desenvolver os movimentos olímpicos de uma forma eficaz. E como e obvio para o Snatch. É aquele exercício que coloca logo ali a nu a falta de mobilidade dos atletas. Adicionar uma pequena pausa na posição de squat com a barra, é uma ótima forma de melhorar a sua posição final do Overhead Squat, bem como a capacidade de equilibrar e posicionar a barra durante o levantamento do Snatch.

6 – Snatch Grip Push Press

Também é conhecido como Snatch Press, é um ótimo exercício para aumentar a força e a mobilidade dos braços na posição de recepção no Snatch. É também um ótimo exercício para os ombros, para se desenvolver força de uma forma mais efetiva faça o movimento em strict.

7 – Barbell Rows

É um ótimo exercício para treinar os músculos estabilizadores da parte superior da coluna, bem como o core e músculos dorsais.

Treine estes 7 exercícios acessórios e vai ver que o seu Snatch irá melhor de forma mais efetiva.

Fonte: BOXROX

Artigo anteriorUm Judoca que se rendeu ao CrossFit
Próximo artigoDa Patinagem às competições nas “Arenas” de CrossFit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui