A Estratégia Nos Wods É Importante?
Você tem por norma utilizar estratégias durante os wods nas aulas? Ou simplesmente faz os wods sem delinear uma estratégia, e à medida que o wod avança vai delineando uma estratégia?
Pois é, a maioria dos alunos nas boxes de crossfit, não tem uma estratégia definida no começo dos wods, e isso pode fazer a diferença entre acabar um wod, ou não. Terminar um wod mais ou menos cansado, ou ter melhor desempenho nos wods que alunos mais bem preparados. Ter uma estratégia definida no início de cada workout é fundamental, para isso é preciso saber interpretar o workout da maneira correta. E quem entra em competições, começar nas aulas a definir estratégias, é o primeiro passo para o fazer também em competição.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
Começar a ter o hábito de interpretar o workout, saber das suas reais capacidades físicas, e definir uma estratégia. Pode ser a diferença entre acabar o wod ou não, ou bater PRS. Por vezes vemos atletas que são umas “maquinas” no crossfit, mas chegam aos workouts e tem desempenho fracos! Porquê? Porque simplesmente não definem estratégias, e não completam os wods ou terminam com desempenhos fracos!
Como definir uma estratégia?
Como referi no início do artigo, primeiro há que saber interpretar o wod, de seguida saber os pontos onde você é mais forte e mais fraco. Onde pode acelerar e onde deve ir com mais calma. Tudo tem que ser estudado na sua mente, claro que com o avançar do wod o cansaço começa a tomar conta de si, e por vezes a estratégia começa a não funcionar.
Por exemplo em wods com time cap muito longo, como é obvio deve começar o wod com calma, e não começar logo com muita rapidez e intensidade. Identificar os exercícios onde sabe que é mais forte, e nesses acelerar mais um pouco. Nos outros executa-los com menos intensidade, manter um ritmo constante também pode ser um fator chave. Em wods longos não é aconselhado fazer exercícios unbroken (fazer todas as repetições sem pausa), a não ser que sejam poucas repetições.
Já em wods curtos, deve começar rápido, manter um ritmo constante e uma intensidade alta, nos exercícios que é mais forte fazer unbroken, nos outros fazer pequenas pausas.
Trabalhar a mente também pode ser um fator chave, à medida que os wods avançam, o cansaço começa a tomar conta de si, a mente começa a dizer que “NÃO DA MAIS”. É nestas alturas que o trabalho psicológico é fundamental, se for forte mentalmente conseguirá continuar, se não for vai desistir.
Comece a delinear estratégias nos wods, vai ver que vai fazer toda a diferença no seu desempenho.