Quais os Benefícios que as Crianças têm em fazer CrossFit
É do conhecimento comum que quem pratica desporto tem uma melhor qualidade de vida que uma pessoa sedentária. Os benefícios são óbvios para a saúde, quer física, quer mental. E no que toca às crianças? Há estudos que comprovam que as crianças que praticam desporto são crianças mais saudáveis, mais sociáveis, e têm mais rendimento a nível escolar.
Ainda existe infelizmente a ideia que o CrossFit é perigoso, ou melhor querem fazer passar a ideia que o CrossFit é perigoso sem mesmo experimentarem. Isso é uma verdade inegável e foi por isso mesmo que criei este blogue, para desmistificar essa ideia.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
Agora porem crianças a fazer CrossFit…para essas mentes é impensável! Mas o CrossFit também trás grandes benefícios para as crianças!
Quais os benefícios que as crianças têm em fazer Crossfit?
1 – Confiança
Muitas crianças são tímidas e têm alguma falta de confiança nelas mesmas, entram na box de ombros caídos e olhos para baixo com algum medo por vezes. Mas depois de fazerem algumas aulas e começarem a melhorar a olhos vistos as suas capacidade e qualidades. A sua autoconfiança aumenta e muito, confiança essa que é transportada para vida social. Começam a perceber que são capazes de fazer coisas que nem imaginavam, à imagem do que acontece com os adultos.
2 – Disciplina
Por vezes conseguir dar uma aula a um grupo de jovens de 10 a 14 anos ou até menos não é fácil, os professores de educação física que o digam! Da forma que as aulas de CrossFit para crianças são estruturadas esse problema não se coloca. Desta forma as crianças aprendem a ter alguma disciplina no treino, a estar em grupo, a interagir com o coach.
3- Respeito
Um bom coach tem que saber impor respeito na aula para que as coisas corram bem, e os alunos estarem com atenção. Isto é tão verdade quer para adultos quer para as crianças. Quando as crianças têm uma figura com autoridade pela frente aprendem a respeitar e a estar mais atentas, isto depois é transferível para o dia a dia das crianças. Aprendem a ter respeito por quem lhes está a ensinar algo.
4 – Libertação emocional
As crianças são tão ou mais emotivas que os adultos quando conseguem realizar algo que imaginavam impensável. Começam a querer partilhar os seus feitos com os pais e amigos, e é mais uma motivação para quererem voltar à box para treinar e partilhar emoções.
5 – Criar laços
Muitos jovens hoje em dia são anti-sociais muito devido à sociedade atual em que vivemos. Só querem estar em frente a um computador, ao telemóvel na internet, e perdem um pouco a noção do que é a interação social com outras crianças. Ao praticarem CrossFit, é mais uma forma de interagirem com outras crianças e fazerem laços de amizade com elas, e com outros adultos que treinam na box.
6 – Melhor aproveitamento escolar
Já toquei neste ponto logo no inicio do artigo, não é novidade e há estudos que comprovam isso mesmo. As crianças que praticam desporto têm um melhor aproveitamento escolar, devido aos horários extremamente exigentes e às várias disciplinas as crianças ficam sobrecarregadas. Ao praticarem CrossFit é também uma forma de se libertarem um pouco do ambiente escolar, se distraírem e descontraírem.
7 – Performance atlética
Para além de todos os benefícios anteriores não podemos esquecer como é obvio, os resultados e a evolução a nível físico à imagem do que acontece com os adultos. As crianças começam também a ter mais força e resistência, quer a nível físico e mental.
8 – Espírito de camaradagem
Quem pratica CrossFit sabe que esta modalidade tem uma cultura própria entre os seus praticantes. O espirito de camaradagem é invulgar, o aplaudir e puxar pelo ultimo aluno que acaba o wod, ou as palavras de incentivo a melhorar os exercícios, tudo é transposto para as crianças. As crianças aprendem o verdadeiro sentido da palavra camaradagem, e isso posteriormente é transposto para o seu dia a dia.
9 – Começam a ver que os pais são “cool”
Depois de as crianças começarem a fazer CrossFit e perceberem o quanto é difícil fazer certos exercícios, quando vêm os pais a faze-los bem e com alguma carga. Começam a pensar que os pais são uns verdadeiros “badass”.
Agora que já lhe dei algumas razões para colocar o seu filho a fazer CrossFit, está à espera de quê?