Técnica – Como Fazer Thruster Corretamente

Na sequência dos artigos sobre técnica que tenho vindo a escrever, este vai ser um artigo sobre um dos movimentos mais completos do crossfit, o Thruster. É mais um daqueles exercícios em que se torna fundamental ter uma boa técnica, para se conseguir elevar cargas pesadas.

Como Fazer Thruster

  • Retirar a barra do rack, e coloca-la no “rack natural” do corpo, abaixo do queixo e apoiada nos ombros.
  • Os pés têm que estar à largura dos ombros, e as pontas dos pés ligeiramente viradas para fora
  • Realizar um front squat, e no final do front squat elevar com o máximo de explosão a barra para cima da cabeça, colocando-a ligeiramente à frente da barra.

Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:



Parece simples não é? Mas não é bem assim tão simples, é preciso evitar cometer alguns erros que normalmente os iniciantes na modalidade cometem, e que convém relembrar mesmo para quem já praticam há algum tempo, ora vejamos:

  • Apesar de se realizar um front squat, a pega tem que estar firme, não faça a pega que normalmente faz quando executa um front squat, os cotovelos têm que estar ligeiramente à frente da barra
  • Quando fizer o agachamento, têm que baixar da paralela, ou seja o centro de gravidade (ancas) tem que ir abaixo dos 90º
  • O press (elevar a barra acima da cabeça) só se executa depois de estender a anca, não cometa o erro de querer fazer o press cedo demais
  • O movimento tem que ser explosivo, tem que aproveitar toda a explosão do squat para a transferir para os braços, para conseguir eleva-los e estende-los. Só assim conseguirá elevar cargas pesadas.

Se quiser treinar Thruster em casa pode fazê-lo, basta pegar em 2 alteres e executar o movimento. Este é um daqueles movimentos do crossfit, que pode bem fazer em casa sem problema. Mas se quiser evoluir para cargas pesadas, é óbvio que terá que o realizar com barra, e nada melhor que o seu coach para o ajudar na técnica.

Veja o vídeo que se segue para aprender melhor o movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *