8 Motivos porque o Crossfit é uma Ótima Terapia

Quem pratica Crossfit sabe os benefícios que tem ao entrar dentro da box e viver a modalidade, entrar dentro do espírito da comunidade e fazer desta modalidade o seu desporto de eleição. Cada atleta que pratica Crossfit tem as suas próprias razões e motivações como é óbvio, mas há algumas que quer se queira quer não são comuns a todos. E é por isso que o Crossfit é uma excelente terapia!

8 motivos porque o Crossfit é uma grande terapia

1 – Conviver com atletas motivados

As boxs de Crossfit estão cheias de pessoas/atletas com espírito de sacrifício, motivadas, trabalhadoras, e que querem evoluir a sua performance a cada dia que passa. Por norma o ser humano é sempre influenciado pelas pessoas e comunidades em que está inserido, e ter pessoas destas ao nosso lado com este espírito que nos vão ajudar a superar os nossos limites é sempre ótimo.

2 – Ajuda a superar um dia menos bom

Todos nós por diversos motivos já tivemos dias em que tudo corre mal, faz parte de sermos seres humanos. Por norma muitas pessoas deixam-se abater por esses maus momentos, ir à Box descarregar no Wod a frustração de um mau dia é sempre ótimo. E como referi em cima ter pessoas motivadas a treinar consigo, ter um ambiente fantástico ajuda a superar o mau dia.

3 – É uma terapia que é diferente todos os dias

Como já sabido uma das coisas que difere o Crossfit das outras modalidades é o desconhecido, quem pratica sabe que aquilo que o espera em termos de treino quando chega à box é sempre diferente todos os dias. O Crossfit tem muitos movimentos diferentes que são incorporados nas aulas e nos Wods, por isso é que as pessoas gostam tanto da modalidade. Não é aborrecida!

4 – É uma terapia divertida

Ok muitos podem dizer que não é bem assim, pelo menos os que nunca praticaram! Mas o Crossfit é divertido quer se queira quer não, só quem nunca fez uma aula é que pode achar que não!

5 – Ajuda a canalizar a raiva de forma positiva

O Crossfit tem também uma componente psicológica que é muito difícil de encontrar em outras modalidade e mesmo na vida pessoal. Durante os Wods por exemplo numa Karen (150 wall balls) ou em outro Wod qualquer, é necessário ir buscar força interior e mental para conseguir ultrapassar o cansaço físico. É nesta altura que a raiva pode ser canalizada de forma positiva e ir buscar força onde você nem sabe que a tem para finalizar o Wod. O Crossfit também tem a vertente de trabalhar a força mental para superar as dificuldades que os Wods lhe puserem.

6 – Força a trabalhar as fraquezas

A maioria das vezes temos sempre tendência a trabalhar o que mais gostamos, o que somos melhores e nos sentimos mais à vontade. E não trabalhamos o que menos gostamos e temos mais dificuldade. Isto acontece no desporto e em muitas outras coisas na vida. O Crossfit esmaga por completo esta filosofia e modo de vida, até pode gostar mais de exercícios com barra do que com o peso corporal, pode gostar menos de correr que fazer pull ups, ou burpees. Não interessa os gostos pessoais ou o querer trabalhar só o que lhe convém, o Crossfit também é terapêutico nesse sentido e ajuda as pessoas a se mentalizarem para trabalhar ainda mais as fraquezas.

7 – Provoca boas sensações

Há algo primordial e verdadeiro sobre como usar o corpo da maneira que é suposto se mover e funcionar. Temos um esqueleto e um sistema nervoso central, músculos, tendões e ligamentos que nos fazem capazes de saltar, correr, levantar e mover. O corpo humano não foi concebido para estar debruçado sobre mesas, ou olhar para a televisão durante muitas horas todas as noites.  O Crossfit faz questão de lembrar ao corpo esse fato, e força a crescer, fortalecer e trabalhar duro. E como seu corpo vai reagir? Bem, queimando o excesso de gordura, construindo músculos, fortalecendo o coração e pulmões para começar.

Durante um wod o corpo liberta adrenalina e endorfinas, o que faz com que você se sinta positivo. Se praticar Crossfit com regularidade então a ocitocina (um produto químico que provoca sentimentos de satisfação devido à rotina e condicionamento) também irá fornecer-lhe outra razão para se sentir bem. Pense quando coloca o magnésio nas mãos, ou quando dá uma batida no chão com os pés durante um levantamento, isso provoca boas sensações certo? Isso é a ocitocina a ser libertada durante os movimentos.

8 – Funciona pura e simplesmente

Faça uma pausa por um segundo, respire e lembre-se desse sentimento quando sair da box depois de um wod brutal que conseguiu acabar. Pense na última vez que você sentiu dúvida genuína sobre um certo peso na barra ou Wod, em seguida, esmagou-o de qualquer maneira! O Crossfit continuamente nos empurra para além dos limites que criamos para nós mesmos. No processo, ficamos mais rápidos, mais fortes, mais ágeis, ou seja ficamos muito mais FIT!

Para resumir um pouco o que foi escrito atrás, o Crossfit é uma terapia que RESULTA A TODOS OS NÍVEIS!

Fonte: BoxRox.

loading...

Deixar uma resposta