CrossFit Games 2020 – Tudo o Que Precisa Saber Sobre o Novo Formato do Open

Open é já em outubro?!

Como vai a tua preparação para o Open 19/20? Faltam cerca de quatro meses para milhares de atletas participarem na maior festa competitiva da nossa comunidade.

Apesar de na última edição se ter sentido um declínio do número de participantes inscritos, o Open continua a ser um dos momentos anuais mais esperados pelos CrossFitters.

No entanto, este é um ano de mudanças e pontualmente, haverá dois Opens. O já realizado, em fevereiro, e o que se realizará em outubro, que dará acesso aos Games 2020.

A partir de agora o Open vai realizar-se em outubro, por isso se a tua época competitiva costuma iniciar em setembro, pós férias, vais sentir dificuldades em acompanhar o ritmo.

Formato antigo:

Os atletas competiam no Open pelos primeiros lugares de cada uma das 18 Regiões. Os melhores atletas de cada região, passavam para outra competição, os Regionals. Aqui mais uma vez, os melhores atletas de cada evento, apuravam-se para os CrossFit Games totalizando:

  • 40 Atletas Masculinos
  • 40 Atletas Femininos
  • 40 Equipas
  • 80 Teenagers
  • 240 Masters

O problema

Apesar do número de participantes e países envolvidos no Open ter vindo a aumentar de ano para ano,  o número de países representados nos CrossFit Games continuava a ser o mesmo.  Em 2018 apenas 32 bandeiras desfilaram na cerimónia de abertura. Ora, o fundador Greg Glassman está determinado em resolver este problema e quer que cada país, onde exista uma box afiliada de CrossFit, envie um atleta aos Games.

A solução

O primeiro atleta classificado (M/F) de cada país, irá receber um convite para os Reebok CrossFit Games. Desta forma em 2020, só por este meio, teremos 324 atletas (m/f) de 162 países.

E os Regionals?

É o fim dos Regionais. Parece ser uma estratégia bastante interessante. Estes eram eventos bastante dispendiosos para a marca por isso os habituais 9 eventos deixarão de existir. 

E o que são os Sanctionals?

Sanctionals™ são competições de fitness independentes, que emergiram da comunidade de afiliados de CrossFit. A CrossFit,Inc. já anunciou a lista de de Sanctonals de 2020. Vão ser realizados 28 eventos em 21 países diferentes. De novembro de 2019, a julho de 2020. Estes eventos ocorrerão semanalmente.

O primeiro será realizado na Irlanda, em novembro de 2019 “CrossFit Filthy 150” e o último evento será realizado no México, em julho de 2020 “Mayan CrossFit Championship”

Os vencedores (masculino, feminino e equipa) de cada evento serão premiados com um convite para os 2020 Reebok CrossFit Games.

E em relação às equipas?

Já não precisam de pertencer ao mesmo afiliado. Poderão surgir super equipas com elementos de várias boxs. A única forma de qualificação possível, é através dos Sanctionals.

Ao todo, quantos atletas participarão nos Reebok CrossFit Games em 2020?

Campeões Nacionais:

324

Top 20 do Open:

40

Sanctionals

56+ 28 equipas

Teremos um Total de cerca de 210 atletas masculinos, 210 atletas femininos e 28 equipas. Sem contabilizar os Masters e Teenagers.

O Open perderá espetacularidade?

Provavelmente, continuará a ser bastante competitivo uma vez que determinará a posição de participação nos Games dos atletas qualificados. ´

Vamos supor a seguinte situação:

O nosso representante João Ferreira qualificou-se através do Open, ganhando no seu pais a competição.

O Mat Fraser apenas se qualificou num Sanctional e não participou no Open.

Ora o Fraser irá competir nos primeiros grupos, muito antes do João, que ganhou pontos ao competir no Open.

Portanto, como quem compete por último, tem vantagem estratégica em relação aos outros, o Open continuará a ser interessante e competitivo.

POR:

Hélder Filipe Santos

CrossFit Coach – Box 4475 e Unbreakable Outdoor,

loading...

1 Response

  1. André Amaral diz:

    A informação sobre o Fraser está incorreta. Ele foi o campeão nacional dos Estados Unidos da América e vencedor do Open, ou seja está “em pé de igualdade” com o João Ferreira, pois ambos foram campeões nacionais pelo seu pais.

Deixar uma resposta