O CrossFit e a Igualdade de Géneros

Já tenho escrito alguns artigos sobre capacidades físicas que os Crossfitters desenvolvem, sobre técnica de movimentos, sobre a filosofia do CrossFit. Desta vez decidi escrever sobre uma coisa que provavelmente quem não está ligado à modalidade ainda não sabe, ou não se apercebeu. Mesmo quem está se calhar até nem pensa muito nisso, e vou passar a explicar mais à frente.

Crossfit Interaction

O CrossFit E A Igualdade De Géneros

Como é sabido os atletas masculinos de Elite dos vários desportos, e mesmo os que não o são recebem prémios monetários mais elevados que as atletas femininas. Não é de agora que isto acontece, na maioria dos desportos é uma realidade bem patente desde sempre, eu sempre estive ligado ao desporto e quando ainda praticava atletismo federado pude constatar essa realidade. O desporto no masculino sempre foi mais mediático e reconhecido que o desporto feminino, e no que toca ao futebol essas diferenças tornam-se colossais.

É aqui que o CrossFit entra mais uma vez como uma modalidade bem diferente e que se distingue das demais. Em termos de treino como é sabido o que é planeado para os homens também é para as mulheres, temos os famosos WODS benchmark que não vale a pena dizer quais são, que são para homens e para mulheres, apenas o que muda são as cargas. As aulas são programadas de igual forma para os dois géneros quer já pratique há muito tempo ou não, quem pratica há pouco tempo tem sempre a opção scaled (com adaptações). Isto obviamente falando do que se vai fazendo nas boxs em Portugal e por esse mundo fora.

Em termos de competição é também tudo igual, os Wods são iguais para os dois géneros. Na vertente por equipas estas até podem ser mistas dependendo do que a organização do evento tiver planeado.

wods

Na vertente Elite é igual?

Sim na vertente Elite as coisas são também iguais, quem compete nos CrossFit Games seja homem ou mulher tem exatamente o mesmo tratamento e respeito por parte da organização. Os Wods são também iguais para os homens e para as mulheres (mudando somente as cargas). O tempo de antena dedicado à transmissão televisiva nos Estados Unidos (ESPN) é igual para os dois géneros, todos competem na mesma arena e os prémios monetários são exatamente iguais para o homem e mulher mais Fit do planeta. No início deste artigo referi que quem está ligado à modalidade e nunca praticou outro desporto que não o CrossFit, pode até nem pensar muito nisso. Como sempre praticou a modalidade e está envolvido desde sempre no espírito e em tudo o que envolve o CrossFit, pode não ter uma noção muito exata da diferença de géneros. Mas quem já praticou outros desportos como eu, e segue atentamente outras modalidades pode constatar que o CrossFit até nisso se distingue!

ARTIGO PATROCINADO POR XCORE NUTRITION
CLIQUE NO SEGUINTE LINK: prozis.com/1sMq
E UTILIZE O CUPÃO: PLANETAC
PARA OBTER 10% DE DESCONTO EM TODOS OS PRODUTOS DO SITE DA PROZIS

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta