Como o Crossfit Mudou a minha Vida

Após o 2º Team Tournament Crossfit Vale do Ave, o amigo Orlando Silva desafiou-me a contar um pouco da minha história e a contar de que forma o Crossfit mudou a minha vida, e eu, como Crossfiter que sou não podia deixar de responder afirmativamente a este desafio 🙂

Desde que me lembro que estou ligado ao Desporto de alguma forma. Inicialmente como praticante: natação, futebol e basquetebol foram alguns dos Desportos que fui praticando quando era mais novo, mas também como dirigente, treinador, estudioso e apaixonado pelo fenómeno desportivo.

Assim sendo, não foi com surpresa que optei por uma licenciatura em Desporto e Actividade Física na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Na licenciatura segui a opção de Desporto e Alto Rendimento, no entanto terminada a licenciatura, entrei no mercado de trabalho através da primeira porta que se abriu que foi a porta do fitness.

No fitness, tal como a maioria dos meus colegas em início de carreira, experimentei um pouco de tudo, sala de musculação, aulas de grupo, aulas de natação, serviço de Personal Trainer, entre outras coisas, sempre à procura do meu lugar, da minha paixão e de como conseguiria conciliar o treino com as modalidades de fitness.

Até que encontrei o Crossfit. A primeira vez que me falaram do Crossfit fiquei logo curiosos e fascinado pela ideia; uma modalidade que não era monótona, que procurava trabalhar todas as capacidades humanas, com intensidade e desafiante era exatamente o que eu estava à procura, mesmo que não o soubesse na altura. O meu treino e o treino que preconizava já procurava responder a estas questões, era um treino intenso, desafiante e que procurava responder a todas as capacidades e possibilidades do corpo humano; costumo dizer na brincadeira que já treinava Crossfit, mesmo antes de o conhecer.

Nessa altura comecei a incorporar no meu treino o Wod (workout of the day) do site www.crossfit.com, num ginásio tradicional, sem bumpers, sem kettlebells, sem barras de halterofilismo, sem nada daquilo que hoje se encontra facilmente em qualquer box, e esse foi o primeiro contacto com a modalidade, de uma forma completamente autónoma e autodidata, estava algures ente finais de 2011 e inícios de 2012. Foi nessa altura que, por coincidência encontrei um flyer de um ginásio em Santo Tirso onde iria abrir uma nova modalidade chamada Crossfit (na altura os direitos da imagem ainda não eram uma preocupação para quem nomeava as aulas) e inscrevi-me lá para me juntar a mais entusiastas do método, e foi então que conheci o Filipe Alves.

Comecei a treinar com ele, mais tarde fui coach de um espaço que ele abriu apenas para a prática de Crossfit e em 2014 nasceu o Crossfit Vale do Ave, o nosso sonho tornado realidade. Uma box afiliada, um espaço de excelência para a prática do Crossfit.

Entre 2012 e 2015 continuei a trabalhar no fitness, a dar aulas de grupo, a dar aulas de natação, a ser instrutor numa sala de musculação e claro, a treinar/estudar cada vez mais o Crossfit. Participei em várias competições de crosstraining, individual, em equipa, fui crescendo na modalidade e acompanhando de perto o crescimento da modalidade em Portugal, contribuindo com a minha equipa e os meus atletas para o desenvolvimento da mesma até ao ponto em que a conhecemos hoje. O Crossfit Vale do Ave, desde o início, procura estar presente em toda as iniciativas de Crossfit em Portugal pois valorizamos a comunidade e queremos ser membros activos da mesma, embora agora com o número de provas que atualmente existe não seja possível participar em todas.

Em 2015 dediquei-me exclusivamente ao Crossfit e à nossa box e em fazer o nosso projeto crescer.

Actualmente a Crossfit Vale do Ave tem duas boxes, uma em Vila das Aves e outra na Trofa e tanto eu, como o Filipe vivemos exclusivamente do Crossfit, além de darmos trabalho a mais 4 coaches nas nossas instalações, o Pedro Laranjeira, a Elsa Cunha, o Rui Gomes e a Ana Rita Ferreira, todos eles partilham a mesma paixão que nós; contamos com cerca de 300 alunos divididos pelos dois espaços e a nossa perspetiva é crescer ainda mais. Fazemos vários eventos ao longo do ano, desde competições, workshops, convívios entre nós e outras boxes, sempre na perspetiva de sermos figuras ativas no desenvolvimento da modalidade.

O Crossfit ocupa todos os meus dias e é uma paixão que cada dia fica maior. O meu maior orgulho é ver a evolução dos meus alunos dia após dia, desde a aluno que treina 2x por semana para ser fisicamente ativo até ao aluno que procura ser competitivo dentro da modalidade. Todos eles são tratados com o mesmo respeito e o mesmo cuidado. Todos eles são o foco diário da minha e da nossa atenção.

Sei que ainda há muito para ser feito, mas olhar para tudo o que foi feito até aqui deixa-me extremamente orgulhoso e feliz e motivado para os desafios que aí vêm.

O Crossfit trouxe-me muito, em especial deu-me a conhecer imensas pessoas fantásticas, alguns amigos e a sorte de poder treinar com alguns deles diariamente.

Bons treinos a todos e pratiquem Crossfit! 🙂

Fernando Barradas

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta