Com o início da nova época competitiva de CrossFit é inevitável que logo no virar da esquina apareça o primeiro desafio, o CrossFit Open. É natural que os atletas, sejam já experientes ou menos experientes, sintam algum stress. Mais irritabilidade, mais sensibilidade emocional ou mesmo dificuldade em dormir são alguns indicadores mais comuns à grande parte dos atletas.

Todos os anos assistimos atletas a “destruírem” treinos atrás de treinos e a alcançarem níveis de performance que nem os próprios pensariam a lá chegar. Contudo, devido a todo o stress que o Open causa, apenas conseguem exprimir fração das suas capacidades.

Mas, é natural isto acontecer? Há “fórmulas mágicas” de se poder contornar isto?

Sim, é natural acontecer tudo isto, em todos os atletas mas, em graus distintos, e sim, podemos trabalhar isso, não contornar porque assim apenas ignoramos o stress, mas trabalhar esse stress.

4 hábitos conscientes que te manterão mentalmente competitivo no open!

1º Mantém-te presente, não fujas.

Pensamentos confusos, incertos e inseguros vão surgir quanto mais próximos estivermos do open e então naquele momento de contagem “3.2.1” vão surgir ainda mais fortemente.

Assim sendo, começa a tirar um tempo para ti, encontra um lugar tranquilo, foca-te na respiração. Concentra-te apenas na respiração, inspirar profundo, expirar suave, a tua mente vai seguir a tua respiração até ao diafragma e depois até ao final da expiração. Se porventura os pensamentos confusos, incertos e inseguros voltarem à tua mente, não reajas, volta a concentrar-te na respiração e deixa fluir. Isto aplica-se mesmo antes de entrares na arena também!

2º Afirmações e Visualizações.

Afirmações de reforço diárias, assim como visualizações mentais diárias trazem uma influência poderosa de sucesso nas tarefas a executar. Não se trata de dizer afirmações e desejar que aconteça, não se trata de convencer os outros de algo que tu não és. Mas sim, em várias ocasiões não acreditarmos que temos o que precisamos para alcançar o sucesso. Expressares e escreveres os teus pontos fortes, assim como visualizá-los vai ajudar a reforçar o teu propósito. Exemplo, já em alguma situação estiveste perante um WOD que era com os teus pontos fortes e disseste “este é para mim?” ou no pré gametime, já visualizas-te, rep a rep, round a round, meta a meta até atingires o sucesso?

Involuntariamente tu vais agir de acordo com a tua afirmação e visualização, e vai correr bem!

Diogo Venâncio

3º Quadro de Metas

Todos os atletas, têm os seus objetivos, uns mais vincados ou arrojados que outros, mas todos têm os seus próprios objetivos. Todos atletas, também, ao longo do seu processo de treino vão ter dias maus, menos capazes, em que irão colocar em causa todo o seu esforço e todos os seus objetivos, contudo, é nestes dias que os mesmos devem ter os seus objetivos anotados, pois são essas anotações que vão dar suporte nesses momentos.

Uma outra dica é, colocar alguns dos seus objetivos bem visíveis, ou mesmo em público, para que de certa forma te aumente o compromisso e responsabilidade de os atingir e com isso todos os dias ires em busca do mesmo. Todavia, nunca te esqueças e pede ajuda ao teu coach, todos os objetivos deverão ser, específicos, realista/alcançáveis e mensuráveis!

4º Reflete

Todos os dias, inclusive nos dias pré e pós open, assim como nos dias de treino, deves fazer uma reflexão acerca de todos os pontos acima descritos. É de extrema importância entenderes se cumpristes com tudo prescrito, se todo o processo é importante para ti, se entenderes tudo isso, nada te vai fazer mudar de foco. Compromisso, mete o teu compromisso ao máximo e sê honesto, sê minucioso e sê positivo contigo mesmo. Muitas das vezes perdemos energias com vários focos em vez de termos apenas um foco e direcionar toda a energia para lá.

Vemo-nos na LEADERBOARD, Bom Nobull CrossFit Open 2022!

Diogo Venâncio, CF-L2 coach

Diogo Venâncio

Instagram: @v_methodology

Youtube: Diogo Venâncio – Online Fitness Program

Artigo anteriorSer Coach Foi A Missão Que Escolhi!
Próximo artigoDragon Flag – Como Fazer E Quais Os Benefícios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui