4 Dicas para os CrossFitters Melhorarem a Técnica de Remo

O remo é daqueles exercícios que os CrossFitters por norma não fazem muito nos treinos, os outros exercícios são mais trabalhados é uma realidade. Apesar de ser menos trabalhado, também não se pode descurar trabalhar um pouco a técnica de remo. Eu por experiência própria senti na pele a diferença entre ter uma boa ou má técnica de remo.

Nos últimos tempos na minha box no aquecimento, temos feito umas competições de remo em jeito de brincadeira antes da aula. Quem perdesse pagava burpees, imagine quem perdeu e pagou burpees. Eu é claro, perdi não porque a minha capacidade aeróbia era má, perdi porque o meu companheiro de treino e competição tinha mais técnica de remo que eu. Por isso mesmo estou a escrever este artigo, não pensem que é só sentar no remo e “dar ao braço e pernas”. Pode não parecer, mas para remar de forma eficiente também é preciso bastante técnica.

Dicas para melhorar a técnica de remo

1 – Sentir confortável no remo é fundamental

Primeiro que tudo é preciso manter a postura correta no remo, é preciso ajustar toda a maquina à sua altura e mais fundamental aos seus pés. Sente-se no remo, coloque os pés nos suportes, ajuste e prenda a tira de forma a que os pés não balancem. Teste o remo para verificar se os pés estão mesmo presos, é imperativo que os pés não se movam durante as puxadas do remo! Por isso mesmo é fundamental que se sinta confortável.

2 – Estabeleça uma postura decente com as costas neutras

As costas desempenham um papel importante no remo, devem estar sempre neutras e não arqueadas. Nem para a frente nem para trás. Tem que pensar nas costas na sua posição natural e reta, sem ser estarem excessivamente ocas. Se tiver dificuldade em estar nesta posição, pense em se manter numa posição alta, coloque os ombros para trás. Lembre-se de olhar sempre para frente e não para o chão.

3 -. Usar as pernas é fundamental

Como falei no inicio deste artigo a minha técnica de remo não é a melhor, logo remava só com a força dos braços. Ao fim de alguns metros já tinha os braços completamente “todos rotos”. Remar não tem a ver com usar os braços mas sim as pernas, as pernas são sempre mais fortes que os braços. Logo se remar e utilizar as pernas em vez dos braços, terá mais potência para imprimir a cada remada.

Dicas para ter uma melhor técnica:

  • Comece numa posição em que os joelhos estejam dobrados, mas os braços fiquem retos segurando o punho na sua frente
  • Afaste-se da frente do remo com as pernas
  • Quando suas pernas estiverem totalmente esticadas, puxe o punho para a direita abaixo do esterno dobrando os braços
  • Endireite os braços novamente e deixe o punho passar os joelhos. Posteriormente dobre as pernas e comece novamente. Isto pode parecer um pouco contra-intuitivo no início, e pode parecer um pouco esquisito. Você se acostumará muito mais rápido e ao fim de algum tempo vai parecer normal.

4 – O timing é fundamental

Ao contrario do que você pode imaginar, remar não tem a ver com a rapidez que se imprime nas remadas. Certamente já viu na box alunos a remarem com uma rapidez louca, eu era um deles até há algum tempo atrás. Não cometa o mesmo erro que eu e muita gente comete, remar tem a ver com timing e não rapidez! A razão para isso reside na mecânica do remo, se puxar sempre muito rápido está a perder toda a força da puxada anterior. Se fizermos uma analogia é o mesmo que numa bicicleta de 21 velocidades, descer uma rampa sempre na primeira ou segunda velocidade. Em vez de puxar sempre muito rápido, dê uma puxada forte e com o máximo de poder que conseguir. Espere mais tempo do que normalmente esperava e volte a dar outra puxada forte, não se esqueça de puxar com as pernas e não os braços.  Pode demorar a entrar no timing certo, mas com certeza vai lá chegar.

Mais algumas dicas para melhorar a técnica do remo:

  • Fortaleça bastante os músculos das pernas, desta forma as suas remadas serão mais explosivas
  • Por vezes a musica ajuda a encontrar o ritmo e timing certos para as puxadas
  • Filme-se a remar e veja as imagens, por vezes só nos vendo a fazer os exercícios é que temos a noção dos erros que cometemos. Peça ajuda ao seu coach neste aspeto.

Remar corretamente é tudo uma questão de técnica

Remar tem a ver única e exclusivamente com técnica, você até pode ser o atleta mais forte da sua box. Mas se não tiver a técnica correta irá certamente fazer mais tempo para completar as distâncias, que atletas menos fortes e que têm mais técnica. Tenha em atenção as dicas em cima e verá os seus tempos a melhorar.

Veja de seguida um video bastante interessante onde é explicada a técnica de remo passo a passo!

ARTIGO PATROCINADO POR XCORE NUTRITION
CLIQUE NO SEGUINTE LINK: prozis.com/1sMq
E UTILIZE O CUPÃO: PLANETAC
PARA OBTER 10% DE DESCONTO EM TODOS OS PRODUTOS DO SITE DA PROZIS

Fonte: BoxRox

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta