Qual a Importância dos Crossfitters Desenvolverem um Forte VO2 Máximo
Por norma os Wods são curtos e intensos, mas de vez em quando lá aparece um mais longo (por exemplo um wod com corrida) e os atletas que não tenham treinado a sua capacidade aeróbica vão sofrer bastante. Já é sabido que os Crossfiters gostam pouco de treinar a sua resistência, isso constitui uma lacuna bastante grande no que seria o ideal em termos de valências físicas dos atletas. Se pensar nos Crossfit Games deste ano, por certo deve lembrar-se dos wods que tiveram uma componente aeróbica impressionante. Intensidade é fundamental, mas o trabalho de resistência que melhora o VO2 máximo também terá efeitos positivos sobre o seu desempenho em muitas outras maneiras.
O THORAXTRAINER:
- Melhora o VO2 máximo
- Estabilidade do core
- Resistência
- Força
- Fornece mais de 50 exercícios diferentes
Como é que um maior VO2 máximo e o limiar anaeróbio beneficiarão os CrossFitters?
Melhorando a condição dos atletas através de uma gama mais ampla de diferentes exercícios. Chris Hinshaw o treinador de resistência do Mat Fraser, Rich Froning e da Katrin Davidsdottir reparou que os atletas tinham melhorias ao acelerar o tempo de recuperação entre as séries durante o trabalho de força. Isso também é perfeito para EMOM´s pesados, para ajudar a recuperar e preparar mais rápido para o próximo minuto. A melhoria geral da resistência é conseguida com exercícios base de corrida, remo, natação e com séries de muitas reps com pouco peso e baixa intensidade.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
O treino de resistência é uma forma eficaz de desenvolver resistência mental. Promove mudanças estruturais para o seu sistema cardiovascular que irá beneficiar o seu coração, pulmões e saúde a longo prazo.
O que é o VO2 máximo?
VO2 Maximo é uma medição que se refere à quantidade máxima de oxigénio que o corpo pode processar num dado momento. É registado como mililitros de oxigénio utilizados em um minuto por quilograma de peso corporal. Isto é usado para medir a capacidade aeróbica do indivíduo.
- V = Volume
- O2 = Oxigênio
Teoricamente quanto mais oxigénio conseguir utilizar durante um exercício mais ATP (energia) pode produzir. Este é muitas vezes o caso dos atletas de elite de endurance que têm valores máximos muito altos de VO2.
O que é o limiar anaeróbio?
O limiar anaeróbio é o nível de intensidade do exercício em que o ácido láctico se acumula no corpo mais rápido do que o que pode ser “expulso”. O limiar anaeróbio pode como é óbvio ser significativamente melhorado através do treino. Ao elevar o limiar anaeróbio, um atleta será capaz de sustentar o exercício de maior intensidade por mais tempo. Um limiar anaeróbio alto tem consequências muito diretas e positivas para o desempenho de qualquer Crossfitter. Um aumento pode ajudar a melhorar o seu desempenho em exercícios como os Wall Balls ou os Burpees ( todos nós sabemos como estes dois exercícios podem ser cruéis quando o acido lático ataca).
Treinar outros desportos de vez em quando é muito benéfico!
O Ski Nórdico é conhecido por ser um dos mais difíceis desportos de resistência do mundo. É um exercício funcional de corpo inteiro que é muito exigente pois é feito em terrenos adversos tal como a neve. Os esquiadores cobrem grandes áreas de terreno e os atletas de topo atingem valores de VO2 máximo dos mais altos do mundo, comparando com atletas de outros desportos de resistência tal como os tri atletas e ultra maratonistas. Os atletas por vezes esquiam montanhas acima e passam por vales e florestas, o que requer grande perícia capacidade física e resistência psicológica.
Todos os atletas sabem que as modalidades e métodos de treino estão em constante evolução. Logo aprender coisas novas com outras modalidades é sempre ótimo para melhorar os seus padrões de movimento e até a mobilidade, sair fora da zona de conforto é muito bom para melhorar os seus níveis físicos e até psicológicos.
Trazer a exigência do Ski Nórdico para a Box
Como é óbvio no nosso país não temos as belas paisagens Escandinavas nem as condições para fazer este tipo de treino. Mas o THORAXTRAINER pode de certa forma ser replicado na box, o movimento é excepcionalmente fiel e autêntico ao original, e essa replicação vai testar o seu organismo mais ou menos da mesma maneira.
Exercícios específicos de Crossfit envolvendo o THORAXTRAINER
Estes WODs mostram exatamente como o ThoraxTrainer pode ser contextualizado e utilizado dentro de um ajuste de aptidão funcional.
Estes Wods têm uma componente que é esquiar dentro de portas numa máquina própria para o efeito, mas como no nosso país arrisco-me a afirmar que nenhuma box tem essa máquina, fiquemo-nos apenas pelos exercícios que complementam o wod sem a dita máquina. Mesmo assim vai poder ver que não vai ser pera doce como se costuma dizer.
Wod 1
20 minutos AMRAP:
- 10 Toes to Bar
- 10 Push Ups
- 10 Air Squats
- 10 Burpees
Wod 2
Para tempo:
- 50 Wall Balls
- 50 GHD Sit Ups
- 50 Thrusters
- 50 Bar Facing Burpees
- 50 Pull Ups
Exercícios usando apenas o ThoraxTrainer
O ThoraxTrainer pode ser feito de várias formas e pode ser usado para melhorar algumas das seguintes áreas das suas aptidões físicas:
- Limiar anaeróbio – exercícios constantes em uma intensidade moderada ajudam a desenvolver a eficiência de combustível (queimar gordura), sistema músculo-esquelético e resistência aeróbica
- VO2 máximo – exercícios de menor volume, intervalos mais curtos, distância em intensidades mais elevadas, e mais descanso entre as repetições.
- Velocidade/Resistência – exercícios de volume muito baixo com intervalo de menos de 60s. Altas intensidades utilizadas para recrutar fibras de contração rápida e forçá-las a desenvolver resistência. A recuperação total entre as repetições.
- Força/Resistência – exercícios de baixo volume com intervalos de alta intensidade, que incluem vários movimentos explosivos para recrutar e desenvolver as suas fibras musculares de contração rápida.
Recuperação ativa
A importância da recuperação ativa para qualquer Crossfitter nunca deve ser subestimada. O ThoraxTrainer pode facilmente ser incluído nos dias de descanso, remo ou mesmo corrida podem facilmente ser um tipo de treino ótimo para fazer a recuperação ativa.
Construa um ótimo VO2 máximo
Para resumir um pouco o que foi dito no artigo, descurar o treino de resistência e não desenvolver o seu limiar anaeróbio e VO2 máximo, pode ter efeitos negativos nas suas performances comparativamente com outros atletas. Por outro lado se o treinar irá expandir a sua capacidade de resistência, pode também encurtar o tempo de recuperação, aumentar a sua resistência ao acumulo de ácido lático (limiar de lactato) e aumentar a sua resistência mental.
Fonte e fotos: BoxRox