Dicas De Nutrição – Saladas A Tua Melhor Opção Para O Verão
Agora que o verão chegou e o calor está a apertar, as pessoas por norma começam a ter mais cuidados com a alimentação. Querem ter aquele shape de verão à pressa. Como é obvio esse shape de verão, tem que se começar a trabalhar durante todo o ano. Mas é mais no verão que por norma as pessoas se lembram de ter mais cuidados com a alimentação.
Por norma os atletas de CrossFit já levam a alimentação muito a sério, e têm muitos cuidados. A dieta mais utilizada pelos atletas de CrossFit é a paleo. Mas nem só de frutos secos e legumes se alimenta um atleta.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
As saladas são a opção perfeita para estes dias de verão mais quentes, por vários motivos:
- São frescas
- Baratas
- Saudáveis
- Rápidas de preparar
- E muito saborosas
Por isso mesmo, vou deixar aqui algumas dicas para as preparar e alguns cuidados a ter.
Dicas para a preparação das saladas
Base
A base de qualquer salada deve ser sempre composta por legumes, deves escolher sempre entre colocar dois a cinco legumes para servir de base.
Hidratos de Carbono
Sim, podes e deves colocar hidratos de carbono para aumentar os níveis de energia e saciedade. Para não ficares com fome passado pouco tempo depois de comeres a salada.
Os hidratos de carbono mais aconselháveis são os mais complexos (vão ser absorvidos mais lentamente, aumentando gradualmente os níveis de açúcar no sangue e mantendo-te saciado por mais tempo). Os que poderão combinar melhor na tua salada, provavelmente será a massa integral, cuscuz, quinoa, lentilhas, favas, ervilhas, grão de bico, ou o feijão.
Proteína
É essencial que adiciones proteína à tua salada, ajuda no crescimento e recuperação muscular. E também te ajuda a manter saciado por mais tempo. Tens várias opções, desde queijo fresco, ovo cozido, atum, camarão, frango desfiado.
Gordura
Sim é verdade! Podes adicionar alguma gordura à tua salada, mas nesta fase da confeção é preciso ter em atenção algumas coisas, para não estragares o que preparaste até agora! Deves ter em atenção a qualidade e quantidade de gordura que adicionares, se escolheres bem e na quantidade certa, a gordura também dá energia, ajuda a regular a temperatura corporal, e também a regular a atividade hormonal.
Podes e deves adicionar gordura de ótima qualidade, tal como o azeite, frutos gordos e temperar com sumo de limão, ervas aromáticas.
Vitaminas e minerais
As vitaminas e os minerais são micronutrientes essenciais, para manter o nosso organismo a funcionar corretamente. A hidratação está diretamente relacionada com os minerais, e é fundamental durante o período de verão. Ao consumires legumes e vegetais na salada, estás também a ingerir minerais e vitaminas, ainda que também estejam presentes em outros alimentos. Para tornares a tua salada ainda mais “interessante” podes lhe adicionar alguma fruta fresca, vai dar aquele toque de frescura que a salada “merece”.
Dicas para não estragares a tua salada
- Colocar os ingredientes em quantidades moderadas
- Não colocar molhos processados que se compram nos supermercados
- Não colocar alimentos processados tais como salsichas, ou fritos
- Não exagerar na quantidade dos hidratos de carbono
Como referi anteriormente, as saladas são das melhores opções para as refeições durante o verão, agora que já te dei algumas dicas, dá largas a imaginação e “constrói” as tuas saladas da forma mais correta!