Dicas para os Iniciantes no Crossfit se começarem a “Sentir Em Casa” na Box

Quem se inicia no crossfit e não tem ideia do que é, entra na box pela primeira vez e o sentimento do desconhecido é quase comum a toda a gente. Entram num mundo completamente diferente do que estão habituados, e isso por vezes para algumas pessoas pode ser assustador, a adaptação pode ser mais demorada. Muitos pensam, é mais um ginásio…e como todos nós sabemos as Boxs de ginásios convencionais não têm nada. O Crossfit tem uma linguagem própria, um código de respeito, conduta e entreajuda completamente diferente, quem entra no espírito e segue a mentalidade não quer outra coisa. Por isso mesmo, vou-lhe dar algumas dicas para se começar a “sentir em casa” o mais rapidamente possível, e começar a gostar tanto da modalidade como eu.

Community-crossfit-1280x420

Dicas para começar a sentir que a Box é a sua segunda casa

Comece desde o primeiro dia a interagir

Não importa se não conhece ninguém, ou se conhece apenas o amigo ou familiar que o levou até à Box, comece a interagir com os seu colegas de treino. Comece a ter conversas sobre Crossfit, sobre o Wod, sobre a sua dificuldade, sobre as cargas, comece a perguntar ao seus colegas à quanto tempo praticam a modalidade, se competem, enfim tudo o que tenha a ver com o ambiente crossfit em que está inserido. Mas acima de tudo, ouça tudo o que eles têm para lhe dizer de mente aberta, não comece logo nos primeiros dias a colocar má cara, ou a criticar o Wod, ou outras coisas. Na mentalidade e espírito “crossfitter” isso não é nada bom!

Seja pró-ativo nos exercícios

Já realizou o aquecimento, e o treino de técnica, agora chegou a hora do treino de força, seja pró-ativo a ir buscar o material necessário para o treino (barra e pesos). Se os seus colegas virem que está com motivação para treinar, não tardam nada em o ajudar no que for preciso, até se juntam a si em duplas mesmo que o seu nível seja inferior ao deles. Também é importante mostrar ao seu coach, que está ali para aprender e treinar a sério, não seja mais um que vai lá apenas passar o tempo e fazer umas “brincadeiras”, deixe a mentalidade dos ginásios convencionais à porta da box.

Comece a aprender o “dicionário” do Crossfit

O Crossfit tem uma linguagem muito própria, WOD, PR, RXD, Pull Ups, Squat, Snatch, Burpee, Kettlebell Swing, Karen, Cindy, Murph…nenhum destes nomes lhe é familiar? Pois é, comece a aprender rapidamente o que estes nomes significam, e ao que se referem para não ficar a olhar para o seu coach e ter que perguntar que exercício é, esta é a linguagem do Crossfit e não há volta a dar, todos falam desta forma.

Crossfit Interaction

Faça alguns exercícios antes da aula

Chegou mais cedo à box e a aula ainda não começou, fazer o primeiro ponto que referi (interagir) é ótimo, mas pode fazê-lo ao mesmo tempo que faz alguns exercícios de mobilidade. Pegue num tubo de PVC, e de certo que já fez alguns exercícios com o seu coach na aula, por isso não tem a desculpa que não sabe, e faça alguma mobilidade antes da aula. Se não se lembrar pergunte aos seus companheiros mais experientes, é uma excelente forma de trabalhar a mobilidade, e fazer um pequeno aquecimento antes da aula.

Depois da aula não se vá logo embora

A aula acabou, e você e os seus colegas estão no chão cansados e a recuperar do Wod pesado que tiveram, está na hora de ir embora? Não, se reparar muitos dos seus colegas depois do Wod ainda ficam por alguns minutos na box, a falar sobre o wod, sobre a dificuldade que tiverem, onde se sentiram melhor, e até a fazer alguns exercícios de recuperação. É muito importante que se junte a eles, para começar a perceber quais as dificuldades deles e comparar com as suas. O ganho de experiência não se faz só treinando, a troca de impressões com outros atletas também o ajuda a tentar melhorar.

Siga estes conselhos e comece a sentir que o Crossfit é a sua segunda casa!

loading...

Deixar uma resposta