Não queime etapas dominar primeiro o Básico no Crossfit é Fundamental!

Já tenho escritos artigos sobre dominar alguns exercícios do Crossfit, tal como os Squats, Deadlif, Push Press, Power Snatch, Pull Ups, enfim exercícios que quem pratica crossfit executa com bastante frequência. Mas para ser sincero, deveria ter escrito esses artigos depois deste e porquê? Por uma razão muito simples, porque se não treinar bastante nem dominar bem os movimentos básicos, o resto torna-se um pesadelo.

básico no crossfit

Em qualquer desporto e o Crossfit não foge à regra, não se pode queimar etapas, é preciso entender primeiro o conceito em que está inserido, a forma de treinar, e o mais importante de tudo para mim, é ouvir e fazer o que o seu coach mandar! Isto é quase como as casas, primeiro constrói-se os alicerces (estes têm que ser bem fortes) e só depois se constrói o resto, não se começa pelo telhado como é óbvio. Para se chegar ao telhado é preciso tempo e paciência, não queira chegar ao “telhado” do Crossfit rápido demais.

Como disse uma vez o famoso Bruce Lee, “ Não temo o homem que praticou 10 mil de pontapés, temo o homem que praticou um pontapé 10 mil vezes”. Se compreendeu bem a mensagem do Bruce Lee ótimo, está no bom caminho para ter uma boa evolução. Ao invés de querer treinar muito a variedade, tente treinar primeiro e dominar a qualidade. Devemos praticar primeiro os movimentos básicos vezes sem conta, até os termos dominado, o resto vem por acréscimo. A inovação e a variedade é muito bom claro, e o crossfit prima por isso mesmo pela variedade, é por isso que é uma modalidade que está cada vez mais a ganhar adeptos por todo o mundo. Mas a questão fundamental deste artigo, é que se deve dominar primeiro as coisas mais básicas, pegar coisas do chão, levar coisas acima da cabeça, ou carregar coisas por um determinado tempo e distância. É fundamental que domine o que muitos chamam os famosos 7, (deadlifting, pressing, squatting, pulling, pushing, carrying, and sprinting). Tudo movimentos funcionais do nosso organismo.

Exercícios padrão para homem e mulheres

Dos famosos 7 que referi anteriormente, há exercícios que obviamente se tem mais dificuldade que outros, não existe um padrão de excelência definido, pois o que pode ser excelente para mim, para você pode ser básico. Por isso mesmo deixo-lhe aqui um exemplo de padrão a atingir, para homem e mulher. Se conseguir realizar estes exercícios e cumprir, quer dizer que o seu tempo de treino na box está a ter bons resultados.

Homens

  1. Push: Bench Press Bodyweight x 15 repetições
  2. Pull: Strict Pull-ups x 15 repetições
  3. Hinge:Deadlift Double Bodyweight
  4. Squat: Bodyweight Squat x 15 repetições
  5. Loaded Carry: Bodyweight per hand x 100m
  6. Press: Bodyweight Strict Press x 1 repetições
  7. Sprint: 400m em 60 segundos

Mulheres

  1. Push: Bodyweight Bench Press x 1 repetição
  2. Pull:Strict Pull-ups x 3-5 repetições
  3. Hinge: 275lb Deadlift x 1 repetição
  4. Squat: 135lb x 5 repetições
  5. Loaded Carry: 85lbs per hand x 100m
  6. Press: 125×1
  7. Sprint: 400m em 70 segundos

Basico no crossfit

Imagem2

Para quem é iniciante, estas cargas podem parecer difíceis, para outros iniciantes nem tanto, enfim o que interessa é que se conseguir realizar estes exercícios com estas cargas, está no bom caminho. Hoje em dia vemos na internet milhares de vídeos sobre treino e condicionamento físico, e por vezes aparecem alguns com exercícios totalmente diferentes, e até um pouco loucos para ser sincero. Muitos chamam a estes exercícios de “treino funcional”, que de funcional não têm nada, tentam inovar para os alunos não caírem na rotina de fazerem sempre a mesma coisa. Para os alunos até pode ser “cool” fazerem coisas novas, mas do ponto de vista do treino, de funcional não tem é nada. São por vezes uma perda de tempo, e os atletas não evoluem.

Para se chegar ao telhado é preciso tempo e paciência, não queira chegar ao “telhado” do Crossfit rápido demais.

Por isso mesmo sendo iniciante ou não, procure dominar primeiro os exercícios básicos, para conseguir maximizar todo o seu potencial como atleta. E não perca tempo em tentar fazer o que ainda tem muita dificuldade.

Fonte: CrossfitInvictus.com

loading...

Deixar uma resposta