EMOM – O que é e Quais são os seus Benefícios

O EMOM é daqueles coisas que se faz no Crossfit que quando se começa pode-se pensar logo à partida “Não vai custar muito”. Mas como já é sabido não é bem assim! Ainda há uns dias fiz um EMOM que me deixou de rastos…

maxresdefault

O que é um EMOM?

A maioria dos alunos das boxs já deve saber o que é um EMOM, mas para quem está menos atento ou não sabe o que é, um EMOM (every minute on the minute) é um treino intervalado onde os atletas executam um determinado número de repetições de um exercício a cada minuto. Durante um determinado período de tempo. Ou seja no início de cada minuto têm que realizar um determinado número de reps de um exercício, acabando as reps descansam o tempo que lhe restou nesse minuto. Começando o minuto seguinte realizam o número de reps do exercício seguinte, acabando as reps descansam o restante minuto, e assim sucessivamente até acabar o tempo determinado pelo coach. Penso que já deu para perceber a mecânica do EMOM.

Quais os benefícios do EMOM?

Melhorar o ritmo – O EMOM retira um pouco o pensamento do atleta relativamente ao tempo a realizar no wod, o relógio é que decide quando o atleta começa e acaba. Permite que o atleta se foque mais na técnica e no ritmo que deve adotar a cada minuto. Digamos que vai realizar um EMOM de 8 minutos de 15 Wall balls, e no primeiro minuto você acaba em 30 segundos e no minuto seguinte já termina em 45. Pode constatar que o seu ritmo está bem diferente a cada minuto, não contando com o cansaço como é óbvio.

Medir a progressão dos atletas – O EMOM é um método de treino muito bom para se medir a progressão dos atletas. Voltando ao exemplo do EMOM dos wall balls que referi em cima, por exemplo na primeira vez que o realizar pode tentar acabar as 15 reps sempre abaixo dos 45 segundos, deixando os restantes 15 segundos para descansar em cada minuto. Na segunda vez que o realizar já pode tentar melhor a sua performance, por exemplo acabar as 15 reps em todos os 8 minutos em 30 segundos ou até menos. À medida que a sua performance melhorar pode jogar com as reps e com os minutos, pode aumentar o número de reps, ou aumentar aos minutos.

image5

Versatilidade – O EMOM tem a vantagem que dá aos coachs uma panóplia de opções em termos de treino, podem programar um EMOM para melhorar a técnica dos exercícios, as capacidades aeróbias e anaeróbias, força muscular.

 Análise nos períodos de descanso – Por norma os EMOMS são programados para os atletas terem alguns segundos de descanso em cada minuto. Ao contrário dos wods normais, nos períodos de descanso em cada minuto você pode analisar a sua performance. Como se sentiu nas reps, como foi a sua técnica, o seu ritmo. Após analisar mentalmente como correram as reps, pode sempre tentar melhorar o que correu menos bem no minuto seguinte.

Depois de lhe ter descrito alguns benefícios dos EMOMS, espero que passe a ver esta metodologia com outros olhos. E como referi logo no inicio do artigo não pense que é como se costuma dizer “pêra doce”.

Fonte: boxlifemagazine

loading...

Deixar uma resposta