P.C – Olá Pedro! Antes de falarmos sobre os Promofit Games, gostava que resumidamente fizesses uma apresentação tua, para os leitores te ficarem a conhecer um pouco melhor.

P.P – Olá e obrigado pela oportunidade Orlando! O meu nome é Pedro Pereira, sou Flowmaster na empresa CrossFit, LLC no departamento de Educação de CrossFit Level 1, Level 2 e Kids Trainer Courses. Paralelamente sou Country Manager da empresa CrossFit, LLC em Portugal e sou CEO da Off Limits CrossFit – Rato & Benfica.

Faço CrossFit há cerca de 12 anos, ainda dos meus tempos de faculdade e pretendo continuar a ser altamente medíocre em termos de performance durante muitos anos! 🙂

P.C – Como é quando é que começaste a fazer parte da organização dos Promofit Games?

P.P – Portanto para ser sincero não me lembro qual foi a edição exata em que tive a oportunidade de fazer parte da organização por inteiro. Sou assíduo desde a primeira edição como atleta, treinador ou organizador. Estou de volta 3 anos depois da minha última edição e é um orgulho fazer parte desta equipa.

P.C – Sendo os P.M.G a competição mais antiga no nosso país, a responsabilidade é sempre acrescida?

P.P – Claro que sim! Não pela antiguidade apenas, mas porque sinto que temos um dever para com a nossa comunidade em apresentar um evento sólido – quer como teste para os atletas, mas como espetáculo para o público e divertimento de todos.

P.C – Em relação à edição deste ano, queres nos revelar os moldes em que se vai realizar, desde qualificações, número de atletas, número de wods, quando serão os cortes no número de atletas, etc?

P.P – Excelente questão! Este ano vamos procurar inovar os Promofit Games pela criação de duas provas paralelas: o Community Event e a prova Individual.

Começando pelo Community Event, o mesmo é dedicado a todas as pessoas que se querem juntar com um grupo de amigos e vir “curtir” durante o fim de semana enquanto testam o seu fitness. É um evento inclusivo, de execução mais simples (não quer dizer que seja fácil!) e podem contar com 6 eventos – 3 no sábado e 3 no domingo – todos as equipas realizarão os 6 eventos. As equipas são compostas por 2 homens e 2 mulheres, sem possibilidade de inscrição de ‘suplentes’.

Este evento está aberto a 36 equipas, não tem qualquer qualifier e a inscrição é por ordem de chegada até as vagas estarem preenchidas (estão quase todas!!).

A prova Individual já não tem os mesmos objetivos que o evento anterior – vai ser uma prova altamente exigente desde o primeiro WOD e é dedicada a testar os melhores atletas em termos de fitness e consistência de performance – esta prova irá decorrer na sexta feira, dia 6 de Maio, ao fim de tarde/noite, seguido de eventos no sábado e domingo.

O qualifier é via Open 2022 – os atletas realizarão os eventos anunciados e deverão sempre submeter os vídeos das suas performances via Regybox no evento Promofit Games XVI. As datas limite de submissão serão as mesmas apresentadas no Open.

Na fase final, existirão algumas distinções face a edições passadas:

  • irão existir subcategorias nos Individuais Masculinos e Femininos.

Aquilo que procuraremos é distinguir a performance dos atletas e testá-los num ambiente mais competitivo e com menos gaps de performance entre atletas.

Neste sentido, contaremos com 24 master masculinos (35+), 12 master femininos (35+) e em termos de atletas individuais:

  • Masculinos qualificados entre o 1º e 24º lugar – categoria Elite
  • Masculinos qualificados entre o 25º e 48º lugar – categoria RX
  • Femininos qualificados entre o 1º e 12º lugar – categoria Elite
  • Femininos qualificados entre o 13º e 24º lugar – categoria RX

Na fase final, os atletas competirão dentro da sua categoria exclusivamente, mesmo que os WODS sejam muito parecidos (ou até mesmo, alguns dos eventos serem…iguais!). A ideia, volto a referir, é abrir a possibilidade de categorias mais competitivas em que qualquer atleta poderá vencer e, mais importante que tudo, vai obrigar os atletas a fazerem um qualifier sem o mindset de “vou fazer para me qualificar” pois será demasiado arriscado correndo o risco de falharem o apuramento OU falharem o apuramento na categoria Elite.

Uma coisa posso garantir: vai ser super interessante!

P.C –As inscrições ainda estão abertas certo, quando é que termina o prazo para os atletas se inscreverem?

P.P – Sim, as inscrições já se encontram abertas e vão durar até:

  • Equipas até terminarem as vagas (existem poucas! Apressem-se!)
  • Individuais até dia 24 de Fevereiro via site Promofit Games.

P.C – Estamos em contexto de pandemia, penso que a competição terá algumas regras diferentes presumo, para os atletas poderem competir em segurança. Podes revelar quais as medidas que vão tomar, para todos os envolvidos poderem estar no recinto e se sentirem seguros?

P.P – Excelente ponto! Neste momento estamos a seguir a par e passo aquilo que são as regras e recomendações da DGS para eventos desportivos e, em Maio, iremos cumprir todas as medidas que estarão em vigor nessa altura.

Como vivemos num mundo em que estas regras estão sempre a mudar, iremos proceder à informação dos atletas e público próximo do evento para que tudo decorra com a maior segurança.

P.C – Já estive envolvido em algumas organizações de eventos, e sei o quanto custa em termos logísticos, organizar uma competição da grandeza dos P.M.G. Para ti qual é o papel que os patrocinadores têm na organização do evento?

P.P – Muito importante. Estes eventos dependem, em grande parte, dos apoios dos patrocinadores e parceiros oficiais para dinamizar o nome do evento, aquilo que irá acontecer e são um veículo fundamental na comunicação externa da prova.

Aproveito também para agradecer ao Planeta CrossFit pelo apoio e dinamização do evento, bem como pela oportunidade de responder a estas questões.

P.C – Para finalizar, queres deixar alguma mensagem para os atletas que se inscreveram, e para os que ainda se vão inscrever?

P.P – Aproveito a convidar a todos os atletas que se pretendem testar à séria, sem piedade, durante mais de 2 dias de eventos, que se inscrevem nas categorias individuais pois não se vão arrepender!

Convido quem pretende divertir-se, suar e superar-se lado a lado com os seus amigos ou colegas de treino, que se inscrevam na categoria de Community Event, em equipas de 4 elementos!

P.C – Muito obrigado Pedro, por teres dispensado uns minutos do teu tempo para esta pequena entrevista.

E malta que ainda não se inscreveu, estão à espera de quê?

Artigo anteriorDragon Flag – Como Fazer E Quais Os Benefícios
Próximo artigoComo Prevenir A Sarcopenia – Perda De Massa Muscular Esquelética E Força

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui