4 Dicas para Executar bem o First Pull no Snatch

O Snatch é daqueles movimentos que devido à sua complexidade em termos técnicos, faz com que os atletas demoram algum tempo a dominar o movimento. Muitos demoram mesmo anos até terem a técnica bem aprimorada. Para executar bem o Snatch é necessário dominar bem alguns aspetos, e o First Pull é um deles. Se não fizer bem o First Pull vai ter dificuldades no resto do movimento. Por isso mesmo este artigo vai no sentido de lhe dar algumas dicas para executar bem a primeira puxada.

4 Dicas para executar bem o First Pull no Snatch

1 – Sem mobilidade não é possível melhorar a técnica

Muitos atletas chegam à box e não fazem um bom aquecimento, aquecem em 5 minutos, fazem alguns snatches com a barra e acham que já estão prontos para treinar. Como é óbvio isso não é bom, os levantamentos olímpicos (neste caso o snatch) são movimentos de posições extremas. Os atletas pegam em barras em toda a amplitude de movimento. Logo isto requer uma boa mobilidade em todo o corpo. O aquecimento deve ter como objetivo trabalhar bastante a mobilidade nas várias partes do corpo.

Os exercícios de ativação antes de executar o Snatch, também são fundamentais para melhorar o movimento. Um dos trabalhos importantes é trabalhar só com a barra as várias fases do Snatch. Vá fazendo só com a barra o movimento faseadamente, desde que a barra sai do chão até completar o movimento. Ou seja tirar a barra do chão e levar só ligeiramente até cima do joelho, faça algumas repetições. Posteriormente tire a barra do chão e leve só até a cintura até a posição de hang, depois faça apenas algumas reps da segunda puxada sempre com os braços esticados. Complete com algumas reps do movimento completo só com a barra. Como é óbvio peça ao seu coach para ver todas estas fases para lhe ir corrigindo a técnica. Depois de ativar bem o corpo está pronto para colocar carga.

2 – A posição da cabeça é fundamental

Este é um dos aspetos técnicos que por vezes não lhe é dado a importância devida, muitos treinadores focam-se mais na posição dos pés e anca do que na posição da cabeça no First Pull no Snatch. Se reparar os a maioria dos atletas que já dominam o movimento, praticamente todos olham para a linha do horizonte e com o pescoço esticado no inicio do movimento. Este aspeto técnico é muito importante pois ajuda o atleta a obter uma extensão adequada da coluna torácica. Em outras palavras, configura as costas e permite que faça a puxada suavemente enquanto mantém os ombros sobre a barra. É vital usar uma extensão definida do pescoço, para facilitar a poderosa contração dos músculos posturais do tronco durante todos os movimentos de elevação do solo. Certifique-se de que não se estende de forma hiperativa, pois isso pode colocar um stress excessivo no pescoço.

3 – Comece o First Pull de forma lenta e controlada

Começar a puxada de forma lenta e controlada permitirá que tenha mais controle sobre a barra, o que permite que você se ajuste corretamente para a segunda puxada (acima dos joelhos). O verdadeiro poder explosivo deve ocorrer depois de a barra passar os joelhos, pois o objetivo é acelerar a barra para se colocar em baixo dela. Começar de forma controlada e mais lenta permite um caminho adequado da barra. Começar o First Pull muito rápido, faz com que a barra “viaje” pelo corpo de uma forma descontrolada. Uma vez que a luta pela inércia da barra não é feita de forma gradual, é feita muito rápido. A barra ” cai ” nas mãos do atleta, pois acelera violentamente e depois desacelera. Isto faz com que o atleta perca a posição ideal do movimento, é importante manter o controle sobre a barra. Se com pesos baixos a técnica é “deficiente”, quando se transitar para pesos mais elevados vai ser praticamente impossível conseguir fazer o Snatch.

4 – Relaxar os braços é fundamental

Muitos atletas têm a tendência em colocar os braços sobre uma enorme tensão no First Pull, isto não é bom pois vai mudar a mecânica do movimento quando se colocar debaixo da barra. A barra vai ter mais dificuldade em “viajar” pelo corpo se os braços estiverem rígidos. A tensão deve ser feita só no momento adequado ao se colocar debaixo da barra. Pense num velocista nos blocos de partida, o corpo está relaxado até ao momento do tiro de partida. Só ao tiro de partida é que o corpo fica sobre tensão, ou num jogador de basebol (pitcher) antes de lançar bola de basebol, o corpo está completamente relaxado até ao momento do lançamento. No First Pull o conceito é o mesmo, a tensão só é feita no momento certo!

Como já referi anteriormente o First Pull é fundamental para executar bem o Snatch, tenha em atenção estas dicas e vai que vai melhorar a técnica com certeza!

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta