Como Fazer Deadlift Corretamente

O Deadlift, é um daqueles movimentos que quem pouco ou nada percebe de crossfit olha e pensa “Não deve ser tão difícil assim”. Os iniciantes na modalidade por norma associam a um movimento algo fácil, e dos menos difíceis de treinar. Aconteceu comigo, depois de ver toda a panóplia de exercícios bastante difíceis de treinar, eis que me apareceu o Deadlift pela primeira vez e eu pensei “ Este deve ser menos difícil”.

deadlifting

Puro engano, aparentemente pode ser fácil mas não é. Este é um exercício que solicita muito os músculos lombares, pelo que a técnica também é fundamental. Com cargas pouco elevadas, até é um exercício que praticamente todas as pessoas conseguem executar, mas à medida que a carga aumenta sem um boa postura, o levantamento pode se tornar perigoso para quem o executa. Por isso mesmo é que é fundamental ter uma boa postura.

Como Fazer Deadlift Corretamente

O Deadlift, é basicamente um movimento de agachamento que estimula os músculos lombares e dos joelhos, incluindo as altas exigências de estabilização dos músculos extensores da coluna.

Este é um movimento que é em todo semelhante, a alguns movimentos que executamos no dia-a-dia, só que as cargas são obviamente menores. É um exercício que solicita alguns grupos musculares importantes (glúteos, isquiotibiais, adutores, extensores do joelho, extensores da coluna vertebral).

Por isso mesmo ter uma boa postura é fundamental ora vejamos:

Posicionamento

Coloque-se ao centro da barra, e posicione os pés em um plano ligeiramente médio ao da largura dos ombros e apontados para a frente. Segure a barra com os braços alinhados à largura dos ombros, e com pega mista (uma mão em pronação e outra em supinação)!

Comece numa posição de agachamento, com o centro de gravidade (bacia) e os joelhos fletidos, e o tronco inclinado à frente sempre com as costas direitas e não curvadas.

deadlift posicionamento

Levantamento

Com a barra sempre junto aos joelhos, estenda os mesmos e incline os ombros para trás, até ficar numa posição ereta. O objetivo é levantar a barra sempre junto aos joelhos, e o tronco e costas sempre direitas (não curvar as costas) transpondo peso sempre nos calcanhares. Aguente 1 ou 2 segundos e volte à posição inicial de agachamento, mantendo sempre em mente que o tronco deve estar sempre firme, e não curvado e barra sempre junto aos joelhos.

Deadlifit levantamento

loading...

Deixar uma resposta