Muito obrigado ao planeta Crossfit por este convite.
Esta será uma crónica um pouco diferente das outras, pois é sobre duas pessoas… dois atletas… dois irmãos gémeos… juntos nesta aventura desde o início! Iremos falar um pouco da nossa vida e aprofundar também como foi a nossa ida aos Crossfit Games.
Os nossos nomes são Rodrigo Candeias e Rafael Candeias e temos ambos 15 anos. Somos atletas-estudantes e praticamos crossfit na crossfit Montijo.


A nossa história tem um início um pouco triste, nascemos gémeos prematuros de 32 semanas. Foi desde esse momento que os nossos pais perceberam a nossa garra, quanto o nosso coração parou mais de uma vez e tivemos de ser reanimados. Nesse momento os médicos aconselharam a não fazer desporto, devido ao facto de sermos prematuros. Logo, o que fizemos? Iniciamos com natação e judo logo aos 3 anos de idade. Nessa altura estudávamos em Lisboa. No 5.º ano fomos estudar para o Montijo e foi nessa altura que nasceu a Crossfit Montijo, pelas mãos do nosso pai.
Praticávamos judo, natação e crossfit, claro que não durou muito tempo devido à extrema carga horária, então acabamos por sair da natação e continuamos com judo e crossfit. Chegou a uma altura em que tivemos que decidir qual das modalidades deixar pois para ambas as modalidades era preciso ser  a “full time” para se poder competir e ter bons resultados. Como já devem ter entendido, escolhemos o Crossfit, que temos vindo a praticar e a adorar cada vez mais desde então.

Quem olhar para o nosso portfólio de competições vai ver que não é muito vasto, mas todas fazem sentido.
Em dezembro de 2019 participamos no “Fittest Teen in Town” uma das primeiras competições só para teens nacional, onde recebemos 1.º e 2.º lugar. Em novembro de 2020 fomos apurados no apuramento on-line para a segunda edição do “Fittest Teen in Town” em 1.º e em 2.º lugar, acabamos por não realizar a competição presencialmente devido à proximidade que tinha com os Crossfit Games.

Agora, mais recentemente, participamos numa competição de halterofilismo oficial nacional, onde o Rodrigo bateu o record nacional de snatch de 82kg o qual logo depois foi quebrado por Rafael que fez 83kg de snatch. Rafael conseguiu também record nacional de clean&jerk com 108kg.

Agora vou falar de uma das mais marcantes… os Crossfit Gamesss! Foi uma experiência e uma aprendizagem inexplicável! Iniciamos como todos: no open, onde conseguimos: Rafael:18.º e Rodrigo:34.º a nível mundial. Avançando assim para os on-line qualifier, um estilo muito diferente do open, sendo mais workouts num curto espaço de tempo. Nos on-line qualifiers conseguimos: Rafael:14.º e Rodrigo:12.º, a nível mundial e fomos assim apurados para os CrossFit Games! Agora viria uma das partes mais difíceis…. a organização de toda a viagem!

Isto já seria por si uma tarefa difícil, mas durante uma pandemia de covid parecia quase impossível… Continuamos sempre a lutar e a encontrar novas soluções para fazer todo este sonho se realizar. Devemos assim um grande obrigado aos nossos pais que fizeram todos os possíveis e impossíveis para isto se realizar! Acabamos por ter de fazer uma paragem no México por +/- 15 dias onde também aprendemos e evoluímos bastante. Ao fim desses 15 dias já com vários testes negativos de covid seguimos para Madison, a cidade que quase “pára” para receber esta grande competição que é os Crossfit Games.

•Dia da chegada
Fomos muito bem recebidos por todos. Foi o dia em que nos explicaram como se iria realizar o fim de semana de competição e onde recebemos toda a nossa roupa e material.


•1º Dia
Início dos CrossFitGames
O primeiro workout seria 3,75mile/6km corrida,  teve um pequeno atraso devido a uma possível tempestade mas acabou por correr tudo bem. Onde o Rodrigo consegui 4.º com o tempo de 25:18 e Rafael conseguiu 5.º com o tempo de 25:29. O segundo workout foi
5 rounds
1 legless rope climb
5 deadlifts 255lb/115,5kg

Tivemos uma grande aprendizagem neste workout… estivemos o tempo todo a batalhar por 2, 3 e 4 lugar, mas na última rope climb descansamos menos do que devíamos e ambos falhamos… tentamos mais uma vez e falhamos de novo… foi um grande momento de frustração para ambos, mas também um grande momento de aprendizagem para ambos. O Rodrigo conseguiu 8.º lugar terminando o workout 5 seg antes do time cap, 5:55, Rafael não conseguiu terminar o workout, mas mesmo assim conseguiu 9.º lugar. O Rodrigo, neste workout ganhou ainda um prémio complementar que foi uma entorse da tíbio-társica, ao descer da corda e torcendo o pé no colchão de queda… Mas não seria isso que o iria parar! Iniciou de imediato tratamentos e imobilização do pé, de modo a poder continuar. O 3° workout  seria mais tarde, e era uma RM de snatch. No nosso tempo no México, ambos batemos Pr de 80kg de snatch, então a estratégia para este workout era tentar chegar o mais próximo dessa RM pois já tínhamos feito dois workouts, um mais longo do que o outro, mas ambos muito desgastantes. Rafael conseguiu um 9.º lugar com 180lb/81,6kg e o Rodrigo um 10° com 175lb/79,4. Dávamos assim como terminado o primeiro dia dos games e seguíamos para  o segundo.

•2° Dia
Acordamos um pouco doridos mas nada de muito grave. O primeiro workout do dia seria um “Chiper”, consistia em :
For Time
84cal bike erg
42GHD sit ups
84ft/25,6m hand stand walk
42 sandbag squats 100lb/45kg
84ft/25,6m hand stand walk

Rafael conseguiu um 7° lugar com um tempo de 14:43 e Rodrigo conseguiu um 15° lugar.  Seguimos para o 2° workout do dia, que seria uma espécie de “sprint”, pois eram 300m swim. Até ao momento tínhamos trabalhado bastante na nossa natação, o que se refletiu no resultado. Conseguindo assim o Rodrigo um 4° lugar com o tempo de 4:33 e o Rafael um 3° lugar com o tempo de 4:32. Deve dar para entender que houve um sprint final entre nós os dois lol. E assim acabamos o 2.º dia.

•3º Dia
Já sentíamos bem as dores dos dias anteriores, mas nada nos ia impedir de entrar no último dia no máximo.
O primeiro workout foi:
For Time
15 bar muscle-ups
25cal. ski erg
100 double-unders
12 bar muscle-ups
25cal. ski erg
100 double-unders
9 bar muscle-ups
25cal. ski erg
100 double-unders

Ao início parecia o evento ideal para nós, até que soubemos… que os double-unders seriam na relva, sem tapete. Ao entrar para o evento cruzamo-nos com alguns Masters e perguntamos se tinham alguma dica, e lembro-me muito bem como se fosse hoje. Vira-se um e diz “só tentem não ficar frustrados nos double-unders”. Logo aí percebemos que não ia ser muito bom lol. O Rafael conseguiu um tempo de 15:01, conseguindo assim um 10º lugar. O Rodrigo não consegui terminar, faltando ainda 60 daqueles double-unders mortíferos na relva, o que o conduziu a um 15º lugar.

Faltava assim o último workout dos Crossfit Games! Para este workout iriam só os primeiros 10 classificados. O wod seria:
For time
10-8-6-4-2
Wall walks
Thrusters (135lb/61kg)

Rafael consegui um 3º lugar neste workout! Com o tempo de 8:55. Rodrigo não conseguiu completar o workout faltando ainda 13reps e ficou em 9º lugar.
E assim acabavam os Crossfit Games onde nos classificamos em Rafael 6º e Rodrigo 10º na geral. Uma ótima experiência onde evoluímos bastante.

Agora, mais recentemente, entramos no campeonato mundial de Functional Fitness. Já tínhamos participado no de 2020 em novembro, mas devido ao covid a competição foi on-line, onde fomos sagrados: Rodrigo campeão mundial e Rafael vice campeão mundial (13-14).
O campeonato mundial deste ano foi na Suécia, o que foi uma experiência totalmente diferente e outro grande momento de aprendizagem (principalmente devido ao frio). Fomos mais uma vez sagrados campeão e vice campeão mundial mas desta vez ao contrario, Rafael campeão mundial e Rodrigo vice campeão mundial (15-16). E assim tinha acabado mais uma grande experiência.

Agora estamos a preparar-nos para o open deste ano, o que vai ser muito mais difícil, pois será uma nova categoria (16-17), quando nós temos apenas 15 anos. Mas damos sempre o nosso máximo e é assim que vamos encarar este open.
Mais uma vez muito obrigado pelo convite de escrever para vocês e partilhar um pouco da nossa história.
Esperamos deste modo conseguir inspirar e incentivar outros jovens a praticar esta modalidade.

Artigo anteriorComo Prevenir A Sarcopenia – Perda De Massa Muscular Esquelética E Força
Próximo artigoL Sit – Como Fazer, Benefícios e Wods Para Fortalecer O Core

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui