Fuel Your Mind Build Your Strength – Vantagem competitiva

O Planeta Crossfit esteve no passado dia 1 em Lisboa, na box Original X Fit para assistir a um workshop sobre as Bases do Treino Mental para Crossfit. Posso-vos adiantar que foi um workshop bastante interessante!

Os grandes mentores deste projeto são, o Mauro Damião e o Miguel Lucas. Antes de vos falar concretamente em que é que consistiu o workshop, vamos primeiro às apresentações dos dois mentores do projeto.

Vou começar pelo Mauro Damião, o Mauro é um dos melhores atletas de Crossfit nacionais, e também é coach. Praticamente toda a gente no Crossfit nacional conhece bem o Mauro Damião. É militar, começou no desporto no atletismo mais concretamente no salto com vara, onde teve bastante sucesso. Bateu alguns recordes nacionais do seu escalão, chegando a representar a seleção nacional. Devido à sua atividade profissional, teve que optar por deixar o salto com vara, e se dedicar ao meio fundo.

Posteriormente tirou alguns cursos ligados ao desporto, até entrar no mundo do Crossfit através de um atleta que treinou. Devido às suas bases de treino do salto com vara, tornou-se rapidamente num dos melhores atletas nacionais da modalidade.

O Miguel Lucas, ainda é uma pessoa um pouco desconhecida no mundo do Crossfit nacional. Mas tem um currículo impressionante no desporto, mais concretamente no atletismo. Quer como atleta como treinador, ainda detém uma das melhores marcas juniores a nível nacional do salto em altura. É treinador de atletismo, é formador de treinadores de atletismo.

Foi também treinador do Carlos Calado, quanto a mim um dos maiores talentos de sempre do atletismo nacional. Para quem não conhece o Carlos Calado, tinha “só” e apenas quatro recordes nacionais. Participou em vários campeonatos do mundo (sendo medalhado em alguns deles), e jogos olímpicos.

Em 2005 formou-se em psicologia, fazendo a interligação do desporto com a psicologia. Começando desde logo a trabalhar com os atletas a preparação mental para as competições, dá também formações na área da psicologia desportiva.

Agora falando um pouco sobre este projeto ligado à psicologia, quem pratica Crossfit e está mais atento à modalidade, sabe que está a ter um boom impressionante. Há cada vez mais e bons atletas a querer competir, por esse motivo o Miguel Lucas que já conhecia o Mauro Damião há já muitos anos. Desde os tempos que o Mauro praticou atletismo, lançou-lhe o desafio de começarem a trabalhar mais a preparação mental no Crossfit.

Elaboramos primeiro um programa pratico entre nós em que o Mauro era o executor, no início foi um pouco a “cobaia”. Algumas das estratégias mentais que fomos desenvolvendo, ele é que as praticou. Foi testando posteriormente algumas delas com os seus alunos, e também em competição. Familiarizou-se rapidamente com a metodologia, e foi tendo benefícios.

Descolamos um pouco do treino tradicional MOTIVACIONAL, para a competição. Tentamos dar um passo mais em frente, que foi trazer o treino mental durante a prática dos exercícios. Nós consideramos, que é isso que efetivamente é uma grande parte do treino mental funcional. Que permite que o atleta aumente a sua performance e a sua eficácia. – Miguel Lucas

Fazem questão de salientar, que este tipo de treino mental não é MOTIVACIONAL.

É um tipo de treino mental diferente, do que é do conhecimento e do senso comum, não nos queremos diferenciar só porque sim. Estamo-nos a diferenciar porque acreditamos que há mais eficácia, mais eficiência, há uma capacidade que o atleta tem para desenvolver mais autoconhecimento. – Miguel Lucas

Este projeto já tem algum tempo de estudo não surgiu só agora, a sua divulgação efetiva é que está só a começar a dar os primeiros passos neste momento.

Eu ando um pouco mais no terreno que o Miguel, O que acontece é que houve um boom muito grande ao que ao treino mental diz respeito, mas com a abordagem MOTIVACIONAL. Temos praticado o que estamos a tentar transmitir.

E chegamos a conclusão que é mais vantajoso para alguém que tem o objetivo de competir, do que o treino mental motivacional convencional.

Nós achamos que a motivação pode ser um fator limitativo, estamos a tentar divulgar mais agora no Crossfit nacional, porque tem vindo a aumentar os programas de treino para competidores, queremos de alguma forma transmitir que o treino mental não se baseia só na MOTIVAÇÃO. Eu tenho experienciado, temos interagido, e chegamos à conclusão que é mais eficiente. Está na hora de começar a divulgar. – Mauro Damião

Esta é uma metodologia que se aplica a todos os praticantes de Crossfit, não só para quem quer competir.

Sim como é óbvio, é para todos os praticantes de Crossfit.  Não tenho dúvida do seguinte, isto vem aí, vai ser implementado, vai estar nas box´s, quem usar vai ter vantagem competitiva. –  Miguel Lucas

Segundo sei estão já mais dois workshops previstos para o norte do país, posso-vos afirmar que é uma metodologia muito interessante. Se quiserem e estiverem interessados em saber mais sobre este tipo de treino mental, entrem em contato com o Mauro Damião, ou o Miguel Lucas.

Podem fazê-lo através das redes sociais, instagram: @mauro_damião ou @miguellucas71

Facebook: https://www.facebook.com/mauro.damiao ou https://www.facebook.com/miguel.lucas.10

Email: [email protected] ou [email protected]

 

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta