A realidade, para mim e para muitos de nós, é que não temos muita disciplina, nem equipamento, para treinar com a mesma intensidade no espaço da nossa casa como treinamos dentro da nossa BOX. Mas, como portugueses que somos, temos a capacidade de dar a volta às vicissitudes da vida e adaptarmos-nos de formas super criativas.

Pois bem. Decidi seleccionar alguns WODs e adaptá-los a esta esta nova realidade: WOD 1 (3-9-15-21-15-9-3 Deadlifts com 120kgs e box jumps 60cm para tempo)

OK. Esse foi fácil!!! A barra olímpica tem cerca de 230cm e pesa 20kgs. Bemmmm… o mais parecido que tenho em casa, com sensivelmente 120kgs, é o meu filho mais velho. De 186cm para 2,3m a diferença é pouca. A questão era adaptar o grip, da pega mista, ao beliscão no mamilo esquerdo e ao repuxar da cueca do primogénito.

Se abstrairmos dos gritos e choros de dor, até que a coisa vai. Verdade seja dita, ao fim da terceira rep já estava em “peso morto”. Só tinha de largar a “barra” após atingir a extensão total. FUNCIONA MESMO!!!!! Para os Box jumps, decidi elevar a fasquia ao usar os lindos banquinhos de alumínio que tenho na cozinha. Tinham ainda a vantagem acrescida de, após cada salto, encolherem mais de 1cm. Ao fim da série de 21 já estavam ao nível do chão.

A desvantagem era, por terem uma base muito pequena, de vez em quando, os-filhos-de-uma-grandessissima-retrete, fugiam-me de debaixo dos pés. Se não fosse ter caído em cima da TV de 65 polegadas até podia ter-me aleijado a sério. Resultado: 6 horas, 24 minutos e 16 segundos (Poderia ter sido melhor, não fosse as 6 horas passadas nas urgências).

WOD 2 (AMRAP de 6 minutos de 10 wallballs e de 10 two arms dumbbells Clean & Jerk)

Perfeito para quem tem animais domésticos em casa.Se pesarem sensivelmente 9kg, excelente, podem fazer o exercício em RX. No meu caso, infelizmente, tive por optar pelo lançamento da gata. Como não ultrapassa os 6kg, fui obrigado a fazer o WOD em scale mas, pensando bem, com duas garrafas de 1.5 L e um funil o RX poderia ter sido uma realidade. Para a próxima. Quiçá… se a voltar a ver.

A parte boa deste treino prende-se pelo facto da parede da minha sala ter a altura regulamentar, proporcionando-me um movimento perfeito desde o squat até à extensão total dos braços antes de soltar a dita bola.

A parte má…. a cena dos felinos caírem sempre de pé?…pois… é mentira… Como pré-Wod, optei por um aquecimento mais leve, com o lançamento da periquita. À segunda rep… já não voltou a descer. Porra.!!! Janela aberta!!!! Simular dumbbells… aí é que obriga a alguma criatividade. Quem tem filhos pequenos, mais ou menos da mesma idade, podem ajustar o peso com o conteúdo das fraldas. No meu caso, tendo filhas gémeas, facilitou muito.

O facto de terem 15 anos e mais de 45 quilos, tornou-se num desafio, mas basta a cabeça bater no chão para a rep ser válida. Verdade???!!!! Resultado: 3 rondas e 7 reps (Por alguma razão a minhas filhas deixaram de falar comigo….. pufffff… teenagers…. quem os entende!!!)

WOD 3 (Murph 1 milha, 100 pull-ups, 200 push-ups e 300 air squats, 1 milha)

3 conjuntos de “wonderbra” calibrados com 3 pacotes de arroz agulha, 2 de farinha e 1 de açúcar mascavado, garantem a veracidade do Hero Wod. Reforçar a estabilidade da barra, dentro do armário, é muito importante, pois a segurança na execução dos pull-ups é fundamental para não comprometer o resultado final.

Manter a porta aberta assegura a circulação de ar, iluminação e, consequentemente, alguma visibilidade. Se os push-ups e air squats não oferecem qualquer desafio, o mesmo não se pode dizer da secção de corrida. Realmente fazer, duas vezes, mil e seiscentos metros à volta da mesa de jantar pode-se tornar desafiante. Aconselho, a cada 200 metros, inverter o sentido da corrida para que se retire alguma monotonia à dinâmica do movimento. Resultado: 1 hora e 59 minutos e 59 segundos (PR) A minha mulher já tem tantas saudades da minha Box!!!!

Por: José Miguel Araújo

https://www.facebook.com/crossfitissesecenas/

Artigo anteriorO MURPH
Próximo artigoA Main Page Da Crossfit E O Wod Do Dia Passou A Ser A Minha “Bíblia”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui