Hook Grip – O que é e Como o Utilizar

Quem pratica Crossfit sabe que existem inúmeras técnicas e adaptações para os vários exercícios. Desta vez vou-lhe falar de uma técnica que não é muito utilizada pelos crossfitters, pelo menos pelos atletas iniciantes que é o Hook Grip. O Hook Grip como o nome sugere é uma técnica ligeiramente diferente que se utiliza para os levantamentos Olímpicos, e que não é muito fácil de assimilar ao início mas que tem inúmeras vantagens.

hook-grip-1

Qual a vantagem do Hook Grip

O Hook Grip é mais utilizado em exercícios como o Clean and Jerk e o Snatch, e é perfeito para parar a barra de girar enquanto esta está nas mãos. O sistema nervoso é inteligente e vai sentir o perigo, se o organismo sentir que o grip é fraco para o peso que está na barra, vai se proteger e não deixa os músculos atuarem de forma correta. Em outras palavras, o sistema nervoso actua como um mecanismo de segurança integrado. Portanto se o grip for mais seguro e segurar a barra de forma diferente, está a ultrapassar este mecanismo de defesa e dar ao organismo uma sensação de segurança e estabilidade.

hook-grip

O Hook Grip magoa?

Não vou mentir e dizer que não porque magoa, mas só magoa numa fase inicial de adaptação e não pode deixar de o fazer só porque se vai magoar. Há atletas baixos e com mãos ligeiramente pequenas que utilizam esta técnica, logo não arranje a desculpa que tem mãos pequenas e não consegue. Pelo menos tente fazer!

Como fazer o Hook Grip

Envolva seu polegar em torno da barra, em seguida pegue o seu polegar com os seus dois primeiros dedos e puxe-o mais em torno da barra. Pode também utilizar fita elástica para envolver os polegares, desta forma pode ter atrito na barra dando uma sensação de segurança maior.

hook-grip-como-colocar-as-maos

Dicas para utilizar o Hook Grip

  • Certifique-se está a fazer a técnica de forma correta. Não basta apertar o polegar entre os dedos e a barra. Certifique-se de envolver o seu polegar em torno da barra, em seguida bloqueá-lo com os dedos.
  • Para a maioria das pessoas é preciso haver alguns alongamentos antes de sentir segurança no Hook Grip. A única maneira de os realizar é utilizar o Hook Grip sempre que pegar numa barra, os seus polegares vão começar a ter mais mobilidade e as mãos vão começar a ficar treinadas para posição. A longo prazo vai deixar de ter dificuldade com esta técnica.
  • Se se quiser desafiar ainda mais pode fazer Deadlifts bem pesados utilizando o Hook Grip, isto vai alongar bastante o polegar e fortalecer o grip de forma efetiva sem o perigo de a barra deslizar nas mãos como ocorre por vezes no snatch ou no clean. Vai ser mais doloroso é verdade, mas como a celebre frase diz “No pain no gain”

Quando não se deve utilizar o Hook Grip

A única exceção onde não é aconselhado utilizar o Hook Grip é em wods com muitas reps de Snatch ou Clean, tais como a “Grace” ou a “Isabel” 30 reps para tempo. Pode ser um desafio para manter a aderência com a rápida mudança de direção na barra. Neste caso é tudo antebraço “touch and go”. O movimento é melhor com o Hook Grip mas o tempo pode ser mais lento. A escolha como é óbvio é sua. O Hook Grip é mais aconselhado para wods com cargas mais pesadas e com menos reps, ou em wods em que tem alguns segundos de descanso entre reps, desta forma o organismo pode fazer reset ao esforço e voltar à “carga”.

Fonte e foto: BoxRox

loading...

Deixar uma resposta