Desde 2007 durante minha Licenciatura em Educação Física (Ciências do Desporto), interessei me pelo tema treino funcional e logo depois, fiquei completamente apaixonado pela ferramenta kettlebell a qual venho estudando desde sempre e desenvolvendo aulas como personal trainer.

Há pouco menos de dois anos, escolhi viver em Portugal mais especificamente em Matosinhos e consegui observar, mais uma vez, o crescimento vertiginoso do Crossfit em Portugal da mesma forma que vi em minha cidade natal, Vitória no estado do Espírito Santo.

Percebi a preocupação dos coachs e atletas em tornarem-se cada vez mais aptos às diversas disciplinas do crosstraining, com aulas especificas de ginástica, levantamento de peso olímpico, mobilidade e outras tantas. O interesse em dar aulas especificas de kettlebell vem para contribuir de forma significativa para o desempenho de força do atleta e quebrar alguns mitos relacionados a essa ferramenta omnipotente.

Segundos historiadores existem relatos que remetam ao kettlebell no século V A.C. na Grécia, já na Rússia os kettlebells  eram utilizados como contrapesos para os fazendeiros pesarem sacas de grãos. Na década de 90 o Russo Pavel Tsatsouline levou seus conhecimentos como ex treinador das Forças Especiais soviéticas para os Estados Unidos da América e difundiu o método de treinamento de força com Kettlebell conhecido como Hardstyle.

A simplicidade do formato de um kettlebell, contrapõe a complexidade das ativações musculares necessárias para o desenvolvimento de força, por ter o centro de gravidade deslocado em relação a sua alça, ele promove grande instabilidade em movimentos simples como o press; e é capaz de movimentos balísticos que exigem importante condicionamento das musculaturas do quadril, core e membros inferiores, a exemplo o kettlebell swing.

Diversos estudos científicos comprovam a eficácia do desenvolvimento de força através do treino com kettlebell, quando comparado com treinos tradicionais. O objetivo não é que os atletas de Crossfit deixem de lado barbells, burpees e double unders; e sim utilizar a transferência de força adquirida com o treinamento com kettlebell para potencializar todos os movimentos do Crossfit.

Recentemente através do Kettlebell Porto tive o prazer de ministrar o primeiro workshop de Kettlebell Hardstyle para atletas e praticantes de Crossfit no Woow Training em Vila Nova de Gaia, onde aprenderam skills para movimentos com o kettlebell. O Barra Norte Crossfit também demonstrou interesse no método de treino e será a primeira box de Portugal a ter uma aula específica de kettlebell Hardstyle dentro do seu quadro de horários, e proporcionará para seus alunos um workshop sobre o tema no dia 06 de Julho.

Difundir o kettlebell em Portugal, tornou-se algo mais prazeroso graças a grande família que é o Crossfit, a busca pela performance, por um melhor estilo de vida, junto da interação entre os atletas e praticantes contribui muito para o êxito desse projeto.

Podem contactar o Kettlebell Porto para mais informações, e workshops através dos seguintes links:

Instagram: https://www.instagram.com/kettlebell_porto/?hl=pt

Facebook: https://www.facebook.com/kettlebellporto/

“Be strong with kettlebell swing.”

Júlio Tackla
Instrutor Kettlebell Porto

Deixar uma resposta