Hoje vou-lhe falar um pouco sobre o Kettlebell Swing, provavelmente já fez este exercício na sua box algumas vezes, pode parecer um exercício muito simples e aparenta não ter nenhuma ciência, mas na verdade tem muito que se lhe diga. Mas já lá irei, primeiro vou-lhe contar um pouco da história de como surgiu o Kettlebell.

kettlebell

Como surgiu o Kettlebell?

O Kettlebell é um instrumento que já é utilizado na Europa desde o século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época. Os homens da altura, demonstravam toda a sua força em jogos e treinos com este engenho.

Mas foi na Rússia Czarina, que este engenho começou a revelar todo o seu potencial em termos de treino e ganho de força muscular, como é sabido, a cultura Russa relativamente ao desporto é extremamente virada para os treinos de força muscular. É um exercício bastante popular na Rússia, tanto que praticamente todos os atletas das variadíssimas modalidades, adotam este exercício nos seus treinos. Até alguns dos melhores atletas do atletismo Russo fazem este exercício.

Este foi um instrumento que foi introduzido nos Estados Unidos por  Pavel Tsatsouli, instrutor das forças especiais Russas durante anos. O Kettlebell é um instrumento de treino bastante funcional, se pensarmos é quase uma esfera pesada mas com uma pega, bem diferente dos alteres normais que se utiliza nos ginásios convencionais. O que permite adaptar vários exercícios e executar várias técnicas.

A mais básica como deve saber é o Kettlebell Swing, que consiste em executar um pêndulo (bastante largo), começando com o engenho entre as pernas e eleva-lo até ao nível da cabeça, com os braços sempre estendidos. Parece muito fácil mas não é. O movimento da anca é fundamental, pois é a anca que dá o balanço ao Kettlebell, para este fazer o pêndulo e os braços funcionam apenas como estabilizador do engenho. Este é um exercício que trabalha muito os glúteos, quadríceps e sobretudo o CORE (centro de gravidade).

Este é um exercício que por ser bastante dinâmico é bastante útil, em treinos de força, potência e estabilização, tendo importância na base do conceito de transferência e produção de força, que ocorre nos levantamentos olímpicos.

Mas também existe outros exercícios que pode fazer com o Kettlebell tais como:

  • Deadlift
  • Goblet Squat
  • Kettlebell Press
  • Kettlebell Clean´
  • Kettlebell Snatch

Enfim como pode ver, o Kettlebell é um engenho bastante funcional, que o pode ajudar bastante em muitas variantes do seu treino de força.

Deixar uma resposta