O CrossFit nasceu pelas mão de Greg Glassman, é uma metodologia de treino que consiste na constante variação de exercícios funcionais, que são realizados em alta intensidade. O CrossFit é a junção de três fatores inerentes ao treino: Variedade, Alta Intensidade e Movimentos Funcionais. Devido a estas três vaiáveis o CrossFit é bastante diferente das outas modalidades ligadas ao fitness.

Crossfit

Um dos principais fatores que leva os atletas a gostarem e a praticar a modalidade, é a constante variedade de exercícios que têm ao seu dispor. Os críticos mais céticos não acreditam, mas esta é uma modalidade bastante desenvolvida em termos de programação de treino! O grande objetivo, não é a especialização de quem pratica num determinado conjunto de exercícios. Mas sim variar de treino para treino um conjunto de fatores, para aumentar o estímulo e leque de valências físicas dos atletas.

Os movimentos funcionais corporais são a principal valência

É através deste tipo de movimentos, que os atletas vão desenvolver as suas mais-valias em termos físicos. São movimentos naturais tais como o agachamento, que simula a sua capacidade de erguer o centro de gravidade. São movimentos que todo o ser humano realiza no seu dia-a-dia, e que são perfeitamente seguros para serem realizados no conceito do CrossFit. Que utiliza este tipo de movimentos por estes serem propícios à obtenção de mais potência muscular.

A Intensidade é variável

 A intensidade de treino, permite que o atleta obtenha resultados de uma forma mais efetiva, o corpo está sujeito a estímulos de grande intensidade. Logo a sua condição física melhora de uma forma mais efetiva. Mas a intensidade, por razões óbvias é sempre variável de atleta para atleta. O ser humano não é todo igual, logo atletas que já estão habituados a altas intensidades, completam os WODS mais rapidamente que os que têm menos capacidade física. Esta é uma das valências físicas que os atletas mais desenvolvem no CrossFit. A resistência à fadiga!

Esta é uma metodologia de treino que visa desenvolver várias capacidades físicas, e não especializar o atleta numa determinada modalidade ( Powerlifting, ou corredor de fundo) . Visa sim desenvolver todas as capacidades físicas do atleta, de acordo com a sua capacidade para as mesmas.

 O CrossFit pode ser considerado por muitos uma modalidade perigosa, e que apenas é praticado por pessoas altamente condicionadas em termos físicos. Como outra modalidade qualquer, pode ser perigosa se quem a praticar o fizer sem o devido acompanhamento especializado por profissionais. Posso afirmar que é sem duvida uma modalidade segura, e que é para todas as idades sem exceção!

Crossfit1

Para concluir o CrossFit é uma modalidade que visa melhorar todas as capacidades físicas dos atletas, quando é praticada de uma forma correta e com acompanhamento especializado, proporciona resultados físicos e mentais incríveis. Já para não falar do espírito de camaradagem que é uma coisa sem igual nos CrossFitters, o treino só acaba quando todos concluem o desafio proposto (WOD – workout of the day). E os que terminam primeiro ficam a “puxar” pelos companheiros até todos terminarem. Enfim o CrossFit é uma modalidade bem diferente que todos deveriam experimentar sem dúvida.

Próximo artigoComo Fazer Squats de Forma Correta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui