O que é o CrossFit e em que é que consiste?
O CrossFit nasceu pelas mão de Greg Glassman, é uma metodologia de treino que consiste na constante variação de exercícios funcionais, que são realizados em alta intensidade. O CrossFit é a junção de três fatores inerentes ao treino: Variedade, Alta Intensidade e Movimentos Funcionais. Devido a estas três vaiáveis o CrossFit é bastante diferente das outas modalidades ligadas ao fitness.
Um dos principais fatores que leva os atletas a gostarem e a praticar a modalidade, é a constante variedade de exercícios que têm ao seu dispor. Os críticos mais céticos não acreditam, mas esta é uma modalidade bastante desenvolvida em termos de programação de treino! O grande objetivo, não é a especialização de quem pratica num determinado conjunto de exercícios. Mas sim variar de treino para treino um conjunto de fatores, para aumentar o estímulo e leque de valências físicas dos atletas.
Os movimentos funcionais corporais são a principal valência
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
É através deste tipo de movimentos, que os atletas vão desenvolver as suas mais-valias em termos físicos. São movimentos naturais tais como o agachamento, que simula a sua capacidade de erguer o centro de gravidade. São movimentos que todo o ser humano realiza no seu dia-a-dia, e que são perfeitamente seguros para serem realizados no conceito do CrossFit. Que utiliza este tipo de movimentos por estes serem propícios à obtenção de mais potência muscular.
A Intensidade é variável
A intensidade de treino, permite que o atleta obtenha resultados de uma forma mais efetiva, o corpo está sujeito a estímulos de grande intensidade. Logo a sua condição física melhora de uma forma mais efetiva. Mas a intensidade, por razões óbvias é sempre variável de atleta para atleta. O ser humano não é todo igual, logo atletas que já estão habituados a altas intensidades, completam os WODS mais rapidamente que os que têm menos capacidade física. Esta é uma das valências físicas que os atletas mais desenvolvem no CrossFit. A resistência à fadiga!
Esta é uma metodologia de treino que visa desenvolver várias capacidades físicas, e não especializar o atleta numa determinada modalidade ( Powerlifting, ou corredor de fundo) . Visa sim desenvolver todas as capacidades físicas do atleta, de acordo com a sua capacidade para as mesmas.
O CrossFit pode ser considerado por muitos uma modalidade perigosa, e que apenas é praticado por pessoas altamente condicionadas em termos físicos. Como outra modalidade qualquer, pode ser perigosa se quem a praticar o fizer sem o devido acompanhamento especializado por profissionais. Posso afirmar que é sem duvida uma modalidade segura, e que é para todas as idades sem exceção!
Para concluir o CrossFit é uma modalidade que visa melhorar todas as capacidades físicas dos atletas, quando é praticada de uma forma correta e com acompanhamento especializado, proporciona resultados físicos e mentais incríveis. Já para não falar do espírito de camaradagem que é uma coisa sem igual nos CrossFitters, o treino só acaba quando todos concluem o desafio proposto (WOD – workout of the day). E os que terminam primeiro ficam a “puxar” pelos companheiros até todos terminarem. Enfim o CrossFit é uma modalidade bem diferente que todos deveriam experimentar sem dúvida.