Conheça os 3 principais Benefícios do Goblet Squat

O Squat é aquele movimento do Crosfitt que provavelmente você mais faz e mais ouve falar na sua box por várias razões. O Squat é o movimento em que se trabalha toda a parte do trem inferior (pernas) e core (parte abdominal). Também ajuda a melhorar sua aceleração vertical, que é fundamental para vários exercícios. Como já deve saber dentro das variantes do squat há o back e o front squat que para quem é iniciante provavelmente são os mais conhecidos. E há também o Goblet Squat que é menos trabalhado mas que para quem é iniciante é um exercício que pode fazer maravilhas. Ajuda o aluno/atleta a compreender melhor em termos biomecânicos o movimento e a melhorar a técnica quando executado com cargas mais elevadas.

Goblet-Squat

Como executar o Goblet Squat

Comece numa posição de agachamento normal em pé, com os pés ligeiramente mais afastados que a largura dos ombros. Pegue num kettlebell para executar o Goblet Squat, mas pode utilizar outro peso, pode ser bumper (peso que se coloca nas barras) ou num haltere. Mas o que por norma é mais utilizado é o kettlebell. Agarre o kettlebell com as duas mãos pela pega de lado e mantenha-o junto ao peito, este pormenor é muito importante. Agache tentando colocar as ancas para trás e para baixo, empurre os joelhos para fora e mantenha seu tronco sempre vertical. Tentar manter o peso perto do peito é fundamental para o movimento ser bem executado. Não deixe que os calcanhares levantem, se notar que isto acontece, abra mais o angulo de pernas e trabalhe mais a mobilidade do tornozelo. Para finalizar suba para a posição inicial para completar o movimento.

Quais os benefícios do Goblet Squat?

1 – Melhora a posição do squat

Na posição que o atleta fica segurando um peso compacto na sua frente, permite que este fique com a posição do tronco mais reta e estável, do que quando faz back squat ou front squat com barra e pesos. Em termos de mobilidade o seu centro de gravidade desloca-se bastante, logo os músculos abdominais são mais solicitados que os músculos da cadeia posterior. Isso permite que você se sente sobre os calcanhares promovendo um agachamento mais baixo. É útil para aqueles atletas que lutam com a mobilidade, e para aqueles que não têm a perceção do que é o quebrar paralela.

2 – Ajuda a não arquear as costas

O Goblet Squat ajuda também a melhorar a posição das costas, por norma os atletas quando fazem squats com barra mesmo com pouca carga têm muito a tendência de arredondar as costas e coloca-las para a frente. Ao executar o Goblet Squat lute contra isso mesmo, mantenha as costas direitas e puxe os ombros para trás. Vai ser fundamental para quando fizer squats com barra.

EXP_GobletSquat2

3 – Pode ser uma boa opção de scaling para os wods

O Goblet Squat pode muito bem ser utlizado pelos coaches como scaling para quem não consegue fazer bem os squats normais com barra, ou para quem está a recuperar de uma lesão e não pode agachar com muita carga. Uma vez que ainda desafia a sua resistência muscular em exercícios de alto volume e intensidade. Mas tenha em atenção que, o movimento é muito bom para melhorar a técnica e mecânica do squat mas para o ganho de força muscular já não é bem assim por razões óbvias. Você não consegue fazer o Goblet Squat com as mesmas cargas que executa no back ou front squat!

Para concluir o Goblet Squat é um exercício poderosíssimo para quem quer melhorar o squat em termos técnicos, e a mobilidade nos tornozelos.

ARTIGO PATROCINADO POR XCORE NUTRITION
CLIQUE NO SEGUINTE LINK: prozis.com/1sMq
E UTILIZE O CUPÃO: PLANETAC
PARA OBTER 10% DE DESCONTO EM TODOS OS PRODUTOS DO SITE DA PROZIS

Fonte: Boxlife

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta