Cumprimentos a todos que visitam o Planeta CrossFit e obrigado pelo convite.

Sou o Diogo Venâncio e sou Coach de CrossFit há 5 anos.

O meu percurso no mundo do fitness iniciou-se logo após a minha saída da faculdade (2011), iniciei como professor de natação, abrangendo todas as idades e escalões, na Piscina Municipal de Penafiel mas, muito rápido me inseri nos ginásios (2012). Em, aproximadamente dois anos, passei por dois ginásios diferentes, dando o meu melhor, criando boas relações pessoais, muitas delas ainda as mantenho. A busca por uma evolução pessoal e de carreira fez-me procurar, de forma incansável, algo maior daí mudar constantemente de posto de trabalho.

Começando nos ginásios convencionais/tradicionais (Body House) foi inevitável, pois o CrossFit neste meio onde me insiro ainda não era conhecido. Comecei pelo BodyBuilding, pela Les Mills BodyPump e por outras aulas de grupo, e admito que adorava, por vários motivos. Mas adorava as modalidades, agora, e fazendo uma ponte para o CrossFit, vejo o Bodybuilding como Functional Bodybuilding, algo extremamente importante para quem pratica CrossFit para reforços musculares e articulares acima de tudo.

O CrossFit, apareceu em 2014, através de um colega, sem saber como ou o porquê no mesmo ano tiro o CrossFit level 1, começo a fazer e dar treinos funcionais no ginásio onde trabalhava, os atletas começaram a gostar, a querer mais e foi crescendo assim. Vou para um ginásio (BitFit) onde existia uma mini área de treino funcional, foi um sucesso. Mudo-me para outro ginásio, onde eu e esse meu colega juntamente com o ginásio (Ideal Korpus Health Club) abrimos o primeiro espaço de cross training na zona de Penafiel (2015 / Cross IK).

Ao longo desse ano fui investindo em várias formações, desde CrossFit Gymnastic Course, Eleiko International Weightlifting level 1, entre outros cursos online dados pela CrossFit, e muitos outros cursos dados por outras entidades (rehab, nutrição, etc). Com um único propósito, dar maior qualidade de ensino aos atletas que vinham as aulas, elevar ainda mais a qualidade da instituição onde me inseria e acima de tudo tornar-me o melhor Coach possível, todos os dias. Resumindo, foi um sucesso, até que, chegou o momento de abandonar este  projeto que tanto gostava para ingressar em um outro projeto, a primeira box oficial de CrossFit do Vale do Sousa (2016).

Fui Headcoach desde o início da 16.9 CrossFit até praticamente à minha saída, foram 2 anos e meio repletos de experiências, pensava eu que já conhecia alguma coisa do CrossFit mas afinal era um novato. Interagi com outros owners, headcoachs  e coachs de outras boxes a nível nacional e internacional onde aprendi e evolui, dando sempre renome à instituição onde me inseria.

Neste momento sou coach na CrossFit IK, onde volto para ajudar no seu crescimento e a mesma já me proporcionou novas experiências em áreas que desejava há muito, e a maior de todas foi poder organizar o Paredes Fittest Games contribuindo também na construção dos eventos para os atletas testarem todo o seu fitness. A par de ser coach na CrossFit IK, ainda sou Personal Trainer nos ginásios Ideal Korpus Health Club e possuo um programa de treinos, que ajuda todos os atletas que procuram algo mais estruturado e desafiante. Para poderem competir ou mesmo para elevar o seu fitness, ou até para melhorar algum skill, V_Methodology é o programa de treino.

Competições participando como atleta? Já participei em algumas, em todas travei bastantes conhecimentos e ganhei muito em estar lá. Algumas delas foram:

European Showdown 2018 (paris) e 2019 (barcelona)

Vigo battle of teams 2018 e 2019 (vigo)

Paredes Fittest Games 2018

Portuguese showdown

Face2Face

Etc etc.

Contudo o meu foco é ser Coach, gosto de ter o melhor fitness que conseguir até porque sou rigoroso comigo próprio mas, o grande foco é, e será sempre, ser a minha melhor versão de Coach.

Assim, em forma resumida é o meu percurso no CrossFit nacional, espero poder ter uma experiência como coach fora de Portugal, mas, até lá só penso em ser o melhor possível, criar boas relações pessoais com todos os atletas que tenho pela frente e contribuir nem que seja com 1% para o crescimento do CrossFit nacional.

Obrigado!

Deixar uma resposta