Dicas para Proteger as Mãos e não as “Rasgar” nos Wods

Uma das partes do nosso organismo que mais sofre com o treino, são as mãos, a nossa pele não está preparada para sofrer os danos que as barras ou a madeira das argolas nos provocam nos wods. À medida que vamos tendo tempo de treino, as mãos começam a se adaptar um pouco à agressividade do material de treino, mas mesmo assim os calos e o rasgar das mãos aparecem na mesma. Quer seja iniciante ou tenha anos de treino. Só quem faz crossfit é que sabe do que estou a falar.

s-l300

O impacto negativo de “rasgar as mãos” nos wods

Para além da imensa dor que o rasgar da pele provoca, também tem fatores negativos na sua performance ora vejamos:

  • Retiram todo o foco e concentração no wod
  • Muitos atletas têm que tapar os ferimentos, e muitos têm que esperar que as feridas sarem para voltar a treinar a 100%
  • Por exemplo, se rasgar as mãos ao fazer Muscle Ups, se passar logo de seguida para exercícios com barra com cargas pesadas, o desempenho não será o mesmo

Porquê que usar proteções nas mãos é importante?

1 – Impede que a pele toque nas superfícies abrasivas das barras, das argolas, dos kettlebells

Como é óbvio, a principal causa das lesões nas mãos de quem pratica crossfit, é o constante contato com as superfícies bastante abrasivas do material que se usa para treinar. Se for iniciante, as suas mãos ainda não estão adaptadas à dureza do material, mas mesmo quem já tem as mãos calejadas, por vezes opta por usar proteções nas mãos. Existem proteções como as luvas que protegem a mão toda, ou as estafas, que protegem apenas a superfície das mãos que entram em contato com o material de treino. As estafas por norma são as mais utilizadas pelos atletas de crossfit.

2 – Impede que os atletas estejam preocupados em rasgar as mãos, e focam-se a 100% nos wods  

Estar focado a 100% nos wods, por vezes é muito mais difícil do que parece, os nervos de ter que fazer aquele exercício que gosta menos, estar preocupado com a técnica, o barulho das aulas, são apenas alguns exemplos que lhe podem roubar o focus. Se não estiver preocupado com a possibilidade de rasgar as mãos nos pull ups, ou em outro exercício, o seu focus é bastante maior e os resultados também serão melhores.

Proteções cm estafas

3 – Aumenta a força do seu grip

Saber quando usar as estafas também pode ser determinante, por vezes, quando estamos no limiar da exaustão, um empurrão físico e psicológico pode ser o bastante para atingirmos um PR no tempo do wod. Em todos os movimentos do Crossfit ter um grip forte é determinante,  ter proteção nas mãos pode ajudar a ter um maior controlo de movimentos (por exemplo nos pull ups). Com o suor, por vezes as barras começam a escorregar e perdemos o controlo dos nossos movimentos, é meio caminho andado para rasgar as mãos. As proteções também ajudam a ter um grip mais forte.

O magnésio também é um dos grandes causadores dos calos, e do rasgar das mãos

4 – Aumenta a resistência do seu grip

Se fizermos um flashback o 16.3 do Open deste ano, (Um AMRAP de 7 minutos de Bar Muscle ups e Power Snatches) foi claramente um teste bastante duro à resistência do grip dos atletas. Usar estafas num Wod como este, é meio caminho andado para ter um bom desempenho. Foi uma escolha que muitos atletas fizerem no Open deste ano neste Wod. Como é óbvio não é nas primeiras reps que o grip é posto à prova é nas últimas, quando já está completamente esgotado mas ainda tem força mental, e coragem para continuar. É aqui que a resistência do grip se torna fundamental para completar o Wod. Em Wods que tenham muitas reps de Pull Ups, Toes-to-Bar ou Muscle-Ups, as estafas são uma grande ajuda para aumentar a resistência do grip.

A prevenção é o melhor remédio

Os calos são por norma o resultado do treino com as barras, e formam-se para proteger os seus dedos e as palmas das mãos. Quando as mãos já estão muito calejadas, convém tratar os calos antes que estes abram, se eles abrirem as dores são bastante fortes e incomodativas.

Cuidado com o magnésio

Pois é, por norma os Crossfiters têm o habito de estar constantemente a colocar magnésio nas mãos, eu contra mim falo porque também o faço. O magnésio também é um dos grandes causadores dos calos, e do rasgar das mãos. O magnésio atua como um dissecante, quando colocado em excesso retira a humidade da pele ressecando-a e tirando a sua elasticidade. Logo se tiver calos com as mãos secas e sem a pele com elasticidade estes abrem. O ideal é colocar pouco magnésio nas mãos para estas não ficarem muito secas.

magnesio_escalada

Lave bem as mãos

O magnésio é um pó que é muito amigo da água, juntamente com o suor das mãos acumula-se nas reentrâncias da mão sendo de difícil remoção. Depois dos treinos se tiver utilizado manganésio, lave bem as mãos, desta forma está a impedir o ressecamento das mesmas.

Hidratação é fundamental

Manter as mãos bem hidratadas é uma boa forma de prevenir os calos, usar cremes hidratantes todos os dias é fundamental para hidratar a pele, para esta manter a elasticidade necessária para não rasgar.

ARTIGO PATROCINADO POR XCORE NUTRITION
CLIQUE NO SEGUINTE LINK: prozis.com/1sMq
E UTILIZE O CUPÃO: PLANETAC
PARA OBTER 10% DE DESCONTO EM TODOS OS PRODUTOS DO SITE DA PROZIS

Fonte: BoxRox

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta