Regibox – Software de gestão de boxes e competições de Crossfit

O Planeta Crossfit esteve presente no passado dia 18 de Novembro, no 2º Team Tournament organizado pelo Crossfit Vale do Ave. Esta é uma competição que teve vários patrocinadores, e contou com o suporte digital por parte da Regibox. Quero desde já dar os parabéns à toda a organização pela excelência do evento! No final deste artigo pode ver um pequeno video do evento! Agora falando um pouco sobre a Regibox.

O que é o Regibox e como nasceu o projeto

O projeto RegiBox nasceu em Vila das Aves, na box CrossFit Vale do Ave e tem como mentor, Miguel Fernandes, praticamente de CrossFit e apaixonado pela modalidade há pouco mais de 2 anos. Afirma que “…foi Selma Brigite, proprietária da MEA clínica em Vila das Aves, que me apresentou à modalidade e foi sem dúvida amor à primeira vista”.

Inicialmente, o projeto surgiu para ser uma alternativa à marcação/agendamento de aulas em suporte de papel, tornando assim o processo mais simples e facilitador, tanto para os gestores da box, como para os atletas. A solução informática apresentada foi recebida de braços abertos por parte de Filipe Alves e Fernando Barradas, proprietários do CrossFit Vale do Ave, que logo desde início acreditaram no potencial do projeto RegiBox e contribuíram com muito do seu conhecimento para a evolução do mesmo. Desde então que a box CrossFit Vale do Ave tem funcionado como um verdadeiro “laboratório de ensaios” de novas funcionalidades a serem incluídas no RegiBox.

Rapidamente o projeto começou a ganhar forma e a incorporar também outras soluções. Despertou o interesse de muitos gestores de outras boxes (para não ficar demasiado extenso e não correr o risco de deixar alguém de fora, não serão aqui especificados). Muitos foram os contributos em forma de sugestões e feedback que foram chegando aos mentores do projeto e foram postos em prática, evoluindo assim o RegiBox de uma forma natural, para dar resposta as necessidades e exigências de gestão de uma box de CrossFit.

Atualmente, o RegiBox é uma aplicação de gestão integral de tudo que está inerente a uma box de CrossFit, desde a gestão de atletas, mensalidades, pagamentos, gestão financeira, marcação de aulas, planeamento, registo de resultados, análise dos resultados, etc, etc. Contudo, o projeto está longe de estar concluído e projeta-se para um futuro próximo muitas novidades e novas funcionalidades.

Uma das ferramentas disponíveis no Regibox permite organizar vários tipos de atividades como competições de CrossFit, provas de corrida, entre outras. Para este artigo vamos dar relevância apenas à organização de competições de CrossFit e todas as vantagens, tanto para os gestores, como para os atletas e ainda o público em geral (presente na competição e à distancia).

Os gestores de uma competição de CrossFit têm ao seu dispor um conjunto alargado de opções e funcionalidades, permitindo que o RegiBox se ajuste à realidade da prova a ser organizada, como por exemplo: escalões etários organizados por anos de nascimento ou idades, aceitação das inscrições automáticas ou sujeitas a validação, limite de inscrições por prova, inscrições individuais ou por equipas, com limite máximo e mínimo por equipa, gestão e controle de pagamentos, entre muitas outras.

Numa fase inicial da organização da competição, é possível estender o convite para todas as boxes que já utilizam o sistema (cerca de 95 boxes). Os gestores de cada box podem aceitar/rejeitar o convite e inscrever os seus atletas/equipas diretamente na atividade. Podem ainda delegar esta tarefa nos próprios atletas, que através da sua área pessoal no RegiBox Web APP, poderão consultar todos os detalhes da atividade, regulamento, etc, e fazer a sua inscrição (individual ou por equipas, indicando os elementos constituintes da mesma). Enquanto estiver a decorrer o prazo de inscrições, qualquer atleta/equipa inscrita poderá fazer alterações à inscrição de uma forma autónoma.

Depois de terminado o prazo de inscrições, a aplicação permite criar os WODs, heats e todo o cronograma da prova, com todos os detalhes relevantes, e assim rapidamente obter uma estimativa muito aproximada da duração provável de todo o evento.

No dia do evento, todo o processo fica facilitado. Através do RegiBox web APP todos os atletas ficam com acesso ao horário dos heats, que poderá ser atualizado automaticamente ao minuto para corrigir eventuais atrasos ou até antecipações dos WODs a realizar. Os resultados podem ser registados com recurso a um computador, ou através de um telemóvel. Após ter sido registado o último score de cada heat, o sistema envia automaticamente os resultados para o ecrã RegiBox. De igual modo, no final de cada WOD, é automaticamente apresentada a classificação do WOD e a tabela classificativa geral da prova em questão.

Com o acesso imediato a esta informação, tanto para os atletas, como para o público em geral (presente na competição ou à distância em suas casas), toda a competição se torna mais interessante de acompanhar. O público pode interagir com os atletas e equipas através de comentários e fistbumps em tempo real. Os atletas rapidamente se apercebem quando algum score é registado com incorrecções, permitindo aos gestores do evento uma intervenção rápida na correção do erro.

A primeira competição de CrossFit gerida pelo RegiBox foi uma competição interna da box CrossFit Vale do Ave, pela altura dos Games 2017. Depois deste ensaio final, a ferramenta foi disponibilizada também para todas as boxes que utilizam o RegiBox, onde muitas já organizaram competições internas e com boxes convidadas. Entretanto o RegiBox já esteve presente na gestão de competições como; Final CrossLeague Portugal – Lisboa – 20 e 21 de Maio 2017; Face 2 Face Games – Aveiro – 17 e 18 de junho 2017; Mare Challenge – S.Jacinto, Aveiro – 8 de julho 2017; Portuguese Showdown – Maia – 21, 22, 23 de julho 2017; Ultimate Power Fitness Games – Maia – 30 de setembro e 1 de outubro 2017; Face 2 Face Games – Brasil – Santos, São Paulo – 7 e 8 de outubro 2017 e a mais recente: CrossFit Vale do Ave Team Tournament – Edição II – 18 de Novembro 2017.

Abaixo poderá encontrar uma descrição de alguns dos quadros do ecrã RegiBox e do RegiBox Web APP:

Utilização de um ecrã na gestão de uma competição:

– O Regibox poderá exibir no ecrã várias informações do evento. Vejamos alguns exemplos:

1) Apresentação dos atletas na chamada para as pistas, em provas individuais.

2) Apresentação dos atletas ou equipas no início de cada heat. Associado ao atleta poderá estar uma foto e o logótipo da box ou país que representa.

3) Apresentação dos elementos constituintes das equipas na chamada para os heats.

4) Apresentação do WOD a realizar.

5) Apresentação automática dos resultados do heat anterior, logo após os resultados terem sido lançados.

6) Classificação final de cada WOD

7) Classificação geral de cada prova.

Para além destas informações podem ser passados vídeos alojados no Youtube com publicidade dos patrocinadores, imagens e fotos dos patrocinadores, e ainda live streaming do evento. Todo o conteúdo exibido no ecrã pode ser programado para passar automaticamente ou chamado através de da APP para telemóvel.

As cores e layout do ecrã podem ser configuradas para ficarem enquadradas com as cores associadas ao evento.

Opcionalmente, o ecrã poderá ainda exibir comentários e fistbumps dados aos atletas e às equipas, por parte do público, com recurso à APP RegiBox (Apenas disponível para utilizadores com boxes registadas).

Poderão ainda ser exibidos dados estatísticos em forma de gráficos sobre o desempenho de atletas/equipas na competição, entre outras informações.

Consulta de informações sobre o evento através da APP RegiBox:

O acesso às informações do evento fica disponível, tanto para utilizadores de boxes registadas no RegiBox, como para utilizadores visitantes. Vejamos alguns exemplos:

Informações sobre o evento:

Neste quadro poderá ser consultada a data/hora prevista para o início e final da atividade. Poderão ainda ser consultadas as provas e os destinatários de cada prova (faixa etária, género, etc).

Atletas/equipas inscritos no evento:

Este quadro permite consultar os atletas/equipas inscritos em cada prova.

Opcionalmente o RegiBox poderá ser utilizado para a recolha de inscrições por parte dos atletas.

Horário e cronograma dos WODs/heats:

O cronograma das provas, inicialmente configurado poderá ser ajustado, manualmente ou de uma forma automática, se houver atrasos ou antecipações na realização dos heats. Esta informação atualizada ao minuto revela-se extremamente útil, tanto para atletas, público presente no evento e público que acompanha os resultados do evento à distância.

Atletas/equipas e resultados de cada heat

Com o sistema de LIVE SCORES ativo, os resultados de cada atleta no WOD ficam disponíveis segundos após terem sido lançados. Isto poderá ser uma mais valia também para permitir que os atletas rapidamente identifiquem um erro no score registado e comuniquem a reclamação aos gestores do evento para que possam ser rapidamente retificados.

Visualização do resultado de cada atleta:

A APP permite aceder ao resultado de cada Atleta em cada WOD. Utilizadores de boxes registadas poderão interagir com os atletas, dando FistBumps e comentários de incentivo e apoio. Opcionalmente, alguns fistbumps e comentários poderão ser exibidos também no Ecrã gigante.

Classificação de cada WOD:

No final de cada WOD e após os resultados do mesmo terem sido validados pelo head judge, será disponibilizada a tabela classificativa desse WOD. Através da atribuição de permissões especiais, o head judge poderá validar os resultados com a apenas um click, através do seu telemóvel (opcional).

Classificação geral – Individual

No final de cada WOD, a classificação geral será automaticamente atualizada. Em alguns casos, a APP informa sobre as subidas e descidas na tabela classificativa, em comparação com o WOD anterior.

Classificação geral – Equipas

Carregando sobre a equipa será possível visualizar os elementos constituintes da mesma, com a respetiva foto de cada atleta.

As fotos dos atletas podem ser recolhidas, utilizando a própria APP no dia do evento aquando do check-in, garantindo assim fotografias uniformes e atualizadas em todos os atletas.

Resultados do atleta/equipa:

Este quadro permite visualizar os resultados em todos os WODs e a respetiva classificação.

É normalmente este quadro que os atletas preferem para fazer printscreen e partilhar nas redes sociais os seus feitos na competição.

Gráfico por atleta/equipa:

Este gráfico ilustra as oscilações do atleta/equipa na tabela classificativa, ao longo de toda a competição.

Fist Bumps 

Os utilizadores registados no RegiBox (cerca de 8000 atletas) terão a possibilidade de interagir com os seus atletas preferidos, mostrando o seu apoio através de fist bumps. O quadro abaixo mostra uma tabela classificativa dos atletas/equipas que recebem mais fist bumps nos resultados dos WODS ao longo de toda a competição.

Ranking por box

A APP exibe ainda uma classificação por box, de acordo com os pontos somados por parte de cada um dos seus atletas. A tabela classificativa por box poderá ter em conta o total de pontos somados ou a média de pontos obtidos pelos atletas da box.

Se é dono de uma Box de Crossfit depois ler este artigo detalhado sobre a Regibx, tenho a certeza que se vai render a esta aplicação. Mesmo não sendo dono de uma box, pode-se registar na mesma na aplicação e ter toda a informação sobre as competições, boxes etc.

Agora conforme prometido veja um pequeno vídeo sobre o 2º Team Tournament realizado no Crossfit Vale do Ave.

loading...

Deixar uma resposta