7 Regras Fundamentais que todos os CrossFitters Devem Cumprir

O CrossFit é um desporto muito diferente dos outros programas de fitness que tem a sua cultura própria e regras, quem pratica CrossFit sabe bem do que estou a falar. Apesar das Boxes afiliadas terem que ter muita coisa em comum, há sempre coisas que diferem de box para box com é obvio. Mas como referi anteriormente existe algumas regras que são fundamentais que todos os CrossFitters deveriam cumprir. Por isso mesmo vou-lhe falar de 7 regras que deveriam ser cumpridas em todas as boxes.

7 Regras fundamentais que todos os CrossFitters devem cumprir

1 – Nunca roubar reps

Como é óbvio esta regra nem deveria ser preciso falar neste artigo, quando se está cansado até se pode ter a desculpa para perder a conta e “roubar” algumas reps. Agora “roubar” deliberadamente só para ter melhor score que os seus companheiros de treino, isso é muito mau. Aposto que provavelmente já viu alguém fazer isso na sua box. Não hesite em chamar esses “trapaceiros” há razão. A parte competitiva do CrossFit é muito divertida, e os wod´s são feitos para encontrar os atletas mais fit. Mas na competição existem juízes para avaliar o desempenho para evitar que os atletas “roubem”, logo se é daqueles que tem por hábito trapacear nos wod´s, aconselho vivamente que não entre em competição. O espírito da competição com certeza que não é o seu!

2 – O ultimo a terminar é o que recebe mais aplausos 

Como referi anteriormente o CrossFit tem a sua própria cultura, e por norma os atletas que terminam os wod´s em ultimo são sempre os mais aplaudidos. Isto acontece quer nas aulas das boxes ou em competição seja ela qual for. Este é um dos aspetos mais impressionantes do Crossfit. Os wod´s têm a vertente competitiva como é óbvio, mas também são para ajudar todos os envolvidos neles a se ajudarem mutuamente a melhorar as suas valências físicas. Por isso mesmo não desvirtue esta mentalidade e entre no espírito desta “regra”.

3 – Faça todos os wod´s mesmo os que não gosta

Esta é uma das regras que é quebrada muitas vezes e tenho a certeza que acontece em muitas boxes, todos têm pontos fortes e fracos, isso faz parte de ser humano. Tenho a certeza que quando vê no quadro aquele wod que é a sua cara, fica todo contente e faz um grande treino. Mas quando acontece o contrario quando vê o wod e sabe que vai “penar” já não fica tão contente. É muito fácil fugir a esses wod´s, e como é sabido existem muitas formas de o fazer. Uma das filosofias do CrossFit é trabalhar as fraquezas, por isso mesmo não trabalhe só aquilo em que é bom. Não quebre esta regra se quer evoluir como CrossFitter.

4 – Arrumar o material depois de utilizar

Pois é…esta regra é muitas vezes esquecida por alguns alunos/atletas, depois de utilizar o material de treino (barras, bumpers, etc) como é óbvio é necessário arrumar todo o material para poder ser utilizado pelos alunos/atletas seguintes. É uma questão de bom senso e respeito que o material e utilizadores da box merecem. Não custa nada arrumar o material, o seu colega de treino não tem que arrumar constantemente o material que você utilizou. Uma vez por outra ainda escapa, agora constantemente enfim…não quebre esta regra!

5 – Não ter demasiado Ego

O ego é importante no CrossFit. Pode ser uma poderosa força motriz para estimular-nos a atingir novos PR´S. Isso pode nos motivar a competir e melhorar, ou ajudar com a autoconfiança e a definição de metas, mas também pode ser um obstáculo e um espinho no lado do progresso. Encontrar o equilíbrio em que se deve manter o patamar do ego pode ser complicado. Por norma, o CrossFit expõe fraquezas em sítios que os atletas não imaginavam que as tinham. Os atletas mais experientes sabem que o ego pode ser um poderoso inimigo na evolução, um atleta que deixe que o ego o atrapalhe vai ignorar os sinais daquilo que o corpo lhe diz e não vai ouvir ninguém.

É preciso coragem para aceitar que não possamos ser tão bons quanto pensamos, em determinados exercícios. O seu coach irá ajudar com isso de uma forma que nos inspire a melhorar e progredir da maneira correta. Tentar remover todo ego da performance de qualquer atleta, é uma super simplificação psicológica. O Ego tem seu tempo e lugar, mas também a humildade, o último em um grau muito maior. Tente encontrar o seu equilíbrio!

6 – Ajudar os novos alunos na integração na box

Como é óbvio todo o ser humano é diferente, pensa de forma diferente, reage de forma diferente às situações e estímulos. A primeira experiência de um aluno na box é o que vai determinar se ele volta, ajudar os novos alunos na integração, nas regras, na mentalidade, na linguagem do CrossFit é fundamental. Tenho a certeza que o mesmo aconteceu consigo quando fez uma aula pela primeira vez, gostou de ser ajudado certo? Esta regra é muito importante, não a quebre.

7 – Não abuse do magnésio

Esta regra pode parecer um absurdo mas em termos práticos tem muita razão de ser, em todas as boxes há sempre aquelas “personagens” que gostam de colocar magnésio nas mão por tudo e por nada. Coloca nos burpees, nos double unders, não acredita? Pode acreditar que é verdade! O magnésio ajuda em alguns exercícios como é óbvio, mas se todos os alunos estiverem constantemente a colocar magnésio, fica muito pó no ar. E o chão fica constantemente muito sujo, utilize só nos exercícios em que realmente faz sentido utilizar.

Fonte: BoxRox

loading...

Deixar uma resposta