Remada Com Dumbbell – Quais Os Benefícios E Que Músculos Trabalha

A remada com dumbbell é prática, não ocupa muito espaço, necessita apenas de um equipamento, possui diversas variações, e pode ser realizada por atletas de elite ou apenas atletas iniciantes. É um exercício multifuncional, que deve ser incorporado no plano de treino de qualquer pessoa.

Como o nome sugere, tudo que você precisa é de um ou dois dumbbells, dependo da variação do exercício, mas já la vamos. Inicialmente, nem precisa ter dois deles, apenas um é o suficiente para começar a dominar este exercício versátil, que fortalecerá os músculos das costas, ombros e tríceps.

Músculos Trabalhados

Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:



A Remada com dumbbell, visa principalmente os músculos das costas, mas também melhora a estabilidade do core, enquanto envolve os músculos do ombro, bíceps e tríceps. Os músculos trabalhados são os seguintes:

  • Latissiumus dorsi – o músculo largo ao longo da parte de trás das costelas
  • Romboides – o menor músculo da parte superior das costas
  • Trapézio – localizado nas omoplatas na parte superior das costas
  • Deltóides posteriores na parte de trás dos ombros
  • Eretores da espinha que se encontram ao longo da coluna e do manguito rotador
  • Os músculos dos bíceps da parte superior do braço ajudarão na estabilização das articulações
  • Tríceps

Como fazer remada com dumbbell

Como fazer remada com dumbbell

Em um banco paralelo a você, coloque uma mão e um joelho do mesmo lado sobre o mesmo, enquanto o outro pé toca o chão. O dumbbell, deve estar no chão ao lado do banco e próximo ao seu pé. Abaixe-se com a mão livre e pegue o dumbbell com as palmas voltadas para você. Lembre-se de manter as costas retas o tempo todo, isso envolverá o core durante todo o exercício. Reme o dumbbell para o lado, puxando os cotovelos para trás em direção aos quadris e para cima. O cotovelo mal deve ultrapassar a linha do tronco. Abaixe o dumbbell até que o braço esteja totalmente estendido.

Variações da remada com dumbbell

Você pode mudar o grip (pega), para enfrentar diferentes músculos com este exercício. As palmas voltadas para a frente, na mesma direção da cabeça, significam que o bíceps ficará mais ativo durante a repetição da remada. As palmas voltadas para trás, se concentrarão nos músculos das costas.

Como referi no início do artigo, é possível realizar o mesmo movimento com dois dumbbells ao mesmo tempo. Para isso, mantenha uma curvatura natural da coluna (costas retas), enquanto se curva segurando um dumbbell em cada mão (pegada em martelo). Realize a remada normalmente, e mantenha o foco nas costas para não arquear ou curvar a coluna. Você também pode adicionar uma bola de estabilidade ao exercício. Você deve colocar a mão livre em uma bola de estabilidade, para envolver os músculos estabilizadores menores do tronco, braços e ombros.

Uma variação poderosa da remada com dumbbell, é o chamado renegde row. Coloque dois dumbbells no chão, assuma a posição de prancha, pés um pouco mais largos que os ombros, e segure os halteres para que as mãos fiquem elevadas do chão. Mantenha uma posição de pulso neutra (pega em martelo) e execute uma remada de cada lado. Mantendo um corpo estável (costas retas). Isso combina os benefícios de uma prancha e, e da remada com dumbbell, que ativa de forma mais eficaz os músculos do core, que a remada com dumbbell normal.

Erros a evitar

Não sobrecarregue ao iniciar o exercício. Isso fortalecerá os dorsais, mas também pode negligenciar os músculos estabilizadores menores das costas, e especialmente do core. Comece com pesos mais leves, mais repetições (15-20) e aperte as omoplatas durante o movimento. Aumente a carga depois de completar algumas séries, com uma quantidade menor de peso.

Mova as omoplatas, não o braço. As omoplatas devem iniciar o movimento da remada, não os braços. Além disso, evite girar o corpo ao remar, pois isso impede o uso dos músculos escapulares. Realize o movimento da remada de forma controlada. Não crie impulso com o corpo inteiro. Mantenha o pé apoiado no chão lançado para trás. O pé que está no chão, não deve ficar próximo da mão que vai realizar a remada, pois isso vai minimizar o espaço para fazer o movimento do exercício. Ao colocar o pé mais para trás, abre o músculo grande dorsal para trabalhá-lo melhor.

Benefícios da remada com dumbbell

É um exercício unilateral, o que significa que corrige a força e a assimetria muscular em ambos os lados do corpo. Permite um grande alongamento no meio da repetição, o que significa hipertrofia e crescimento muscular mais rápidos. Também pode melhorar a postura, fortalecendo a parte superior das costas, um músculo que geralmente é negligenciado. Para o homem, a remada com dumbbell fortalecerá as costas e criará o torso em forma de V. As mulheres criarão costas mais largas, fazendo com que a cintura pareça mais fina, o que ajuda a obter o formato de ampulheta.

Fonte: BoxRox

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *