Dois dos melhores treinadores nacionais juntaram-se num só programa de treino para atletas de competição.

1. Quando e como nasceu o The Alpha Program?

O The Alpha Program nasceu após identificar uma lacuna a nível nacional em termos de programas de competição específicos focados em Endurance e OCR. Atendendo à ligação-base à CrossFit AlphaDen  optou-se por ter um plano específico full-rounded para atletas que pretendem competir em CF. Com o passar do tempo e a evolução da realidade competitiva, sentimos a necessidade de tornar o programa em algo mais aberto à comunidade, e é esse o passo que estamos agora a dar.

2. Qual foi a aprendizagem até agora e o que vai surgir a partir de agora?

Após quase 3 anos de experiência acumulada com muitos sucessos nacionais e internacionais em termos competitivos, – quer individuais quer em equipa – sentimos que estamos cada vez mais focados e capazes para preparar atletas de competição.

Do mesmo modo a prática levou-nos a perceber que diferentes objetivos, necessidades e possibilidades pessoais, terão que ser acompanhados por planos adaptados em termos de volume, intensidade e proximidade.

Deste modo e apesar de existir um tronco comum, surgem vários planos que permitirão uma adaptação mais adequada às realidades individuais.

3. Que valor nasce da combinação Tiago Lousa / Rodrigo Couto?

O Tiago é uma figura de referência incontornável no panorama do Endurance a nível nacional  e internacional não apenas como coach mas como atleta. Com inúmeras participações em campeonatos internacionais traz ao programa um know-how e experiência competitivas inigualáveis. A sua capacidade de influência positiva nas áreas de liderança e motivação, serão uma enorme mais valia para os atletas. 

Será o responsável por toda a área de condicionamento metabólico, endurance, mindset e preparação para competição. A gestão de equipas será outra das suas atribuições.

O Rodrigo é um reconhecido programador de crossfit de excelência com provas dadas. Owner e Head coach da CrossFit Leiria tem programado, treinado e competido em CF desde há vários anos.  Como destaque, refira-se que acompanha e treina diretamente o “Fittest in Portugal 2020”: André Teresinho, bem como o “Fittest master in Portugal 2020”: David Costa. Estes resultados falam por si.

Os nossos dois coaches, têm uma visão e princípios muito similares cimentada por uma relação de amizade e partilha de conhecimento, desde há vários anos.

Rodrigo Couto: “A minha integração no TAP vem no objetivo de integrar num sistema avançado de atletas já existente como complemento para elevar o nível dos atletas. Em conjunto com o Tiago Lousa vamos avançar com um projeto à muito falado mas que só agora decidimos unir “esforços” e dar o melhor de nós como treinadores.

Nesta nova fase do TAP vamos poder trabalhar com um grupo de atletas geral e/ou específico onde vamos planear de acordo com os objetivos gerais e individuais. Vamos ter training camps onde os atletas vão estar próximos para aprender, vamos ainda ter o apoio do Tiago Lousa na vertente competitiva de equipas onde eu me irei preocupar mais com a potencialidade individual do atleta e o Tiago com a potencialidade e trabalho de equipa.”

Informação e fotos cedidas pelo The Alpha Program

Deixar uma resposta