Ser Coach Foi A Missão Que Escolhi!
Antes de mais quero agradecer ao Planeta CrossFit pelo convite de poder partilhar a minha história e agradecer pelos registos incríveis que fazes quando todos nós estamos a dar o nosso melhor dentro da arena.
Sou a Marina Coutinho e tenho 26 anos. Sou natural de Vila Real mas, neste momento, vivo em Penafiel, cidade onde estou a trabalhar na área do CrossFit.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
Desde miúda que sempre adorei desporto. Era uma “maria-rapaz”. Andava sempre com os rapazes a jogar à bola, a andar de bicicleta, a correr. Sempre gostei de praticar deportos diferentes e, talvez por isso, nunca tenha sido federada num específico.
Quando entrei para o secundário pratiquei futsal, mas não por muito tempo, devido à indisponibilidade dos horários dos meus pais para me levarem aos treinos e aos jogos. Era uma logística complicada, então acabei por sair. Continuei os meus estudos na área de Humanidades, porque queria ser advogada 😂😂 (nada a ver com desporto) e no último ano, antes de ir para a Universidade, o pequeno bichinho do desporto falou mais alto e fez-me mudar de ideias. Assim, em 2013 ingressei no Instituto Politécnico da Guarda e fiz a minha licenciatura em Desporto. Foi também durante a universidade que retomei o futsal e, mais tarde, inscrevi-me no andebol. Estagiei na AA Águas Santas, no escalão juvenil, de andebol. Adorei a Experiência, mas apercebi-me de que não era bem aquilo que me imaginava a fazer. Então, optei pela área de atividades de academia, onde me senti melhor. Tinha mais contacto com pessoas e sentia que as podia ajudar mais. Nesta altura ainda não conhecia nem tinha ouvido falar em CrossFit.
Em 2016 terminei o curso e foi aí que o CrossFit apareceu na minha vida. Através do meu professor Mário Costa, fiquei a conhecer uma box em Vila Real. Ele acreditava que eu tinha o perfil exato para experimentar esta modalidade e que iria gostar de a conhecer. Assim, em junho desse mesmo ano, experimentei a primeira aula de cross na Caliscross Box e ainda me lembro que o wod tinha corrida 😂. A Caliscross Box foi a minha primeira box, e sou muito grata por todo o conhecimento que partilharam comigo, por todo o apoio e motivação! Fui muito bem recebida, fiz grandes amizades e viciei-me completamente nesta modalidade!
Enquanto atleta, na altura apenas fazia as aulas da box e não tinha cuidado com a alimentação. Aliás, até tinha uns quilinhos a mais e uma força bruta. Mas ginástica e cardio que também era bom… mal existia 😂😂.
Uns tempos depois surgiram as competições. A primeira competição em que participei foi na Caliscross Box. Era uma competição interna mas foi, sem dúvida, uma experiência incrível. Ver todos os atletas em competição, a dar o seu melhor, e a serem apoiados pela “malta” é algo indiscritível. Nunca antes tinha visto algo assim, apaixonei-me e o interesse de participar noutras competições aumentou.
Assim, comecei por competir no Regional Douro Elite, a primeira prova mais a sério. Seguiram-se os Face2Face, o Portuguese Showdown 2017, o Vigo Battle of Teams e os Caliscross Games. Participei também no Bracara CrossFit de forma individual, e ganhei, pela primeira vez, um 1.º lugar numa competição 😂😂 depois, competi no CrossFit One Step Ahead, conquistando um 3.º lugar e foi onde conheci a Patricia Simões e a Patrícia Dinis. Duas grandes máquinas de CrossFit e grandes amigas que fiz para a vida. Em 2018 competi nos Promofit Games e no Paredes Fittest Games.
Todas estas competições foram fundamentais para perceber que queria evoluir mais e ser melhor atleta. Assim, comecei a seguir a programação do Ricardo Vieira (uma pessoa que admiro muito, meu treinador e amigo que faz parte da minha evolução) The Next Level Program”, mas quando vi que isso implicava 3h de treino, ou mais, por dia 😂 não seguia muito à risca a programação. Fazia só o que gostava e depois, levava na cabeça, óbvio J. Contudo, apesar de seguir 80% do plano senti que evolui bastante. E as participações nas provas continuaram, tais como Promofit Games 2019, X.fittest 2019 (uma prova incrível e boas melancias 😂), Fama Games 2019 e outras em que também adorei participar. De todas elas, para mim, a mais marcante foi o Roma Throwdown, na qual, eu e o meu treinador Ricardo Vieira participamos individualmente. Foi uma realidade completamente diferente. Competimos ao lado de atletas de topo, e acredito que tenha sido aí que se fez o “clique” para me tornar uma atleta mais consistente e mais responsável, pois só assim conseguia perceber até onde era capaz de chegar.
A nível profissional, quando terminei o curso em 2016, comecei logo a trabalhar na área, felizmente. Inicie com aulas de grupo pelas aldeias de Vila Real e fui instrutora de Jump e Personal Trainer. Entretanto fiz o curso CrossFit Lv1 e assim comecei a dar aulas na CrossFit Vila Real. Nesta casa tive a primeira experiência como coach. Cresci muito e percebi que era realmente isto que queria para a minha vida. Por isso, deixei as aulas de grupo (com saudades confesso 😂) e dediquei-me apenas ao CrossFit. Agradeço ao Rui e à Ana donos da box por me terem dado a oportunidade de trabalhar com eles. Fui muito bem recebida no espaço, o ambiente era incrível e os alunos, pelos quais guardo um carinho especial, eram uns doces.
Com o passar do tempo, fui evoluindo a nível pessoal e profissional e comecei a fazer parte do staff da NorthCall CrossFit. Uma box que surgiu do sonho do Ricardo Vieira e do qual tenho o gosto e o privilégio de pertencer.
Entretanto, mudei-me para Penafiel, cidade onde tenho o meu local de trabalho, de treino e a minha casa. É aqui que passo a maior parte do meu tempo e onde ganhei a família “que se escolhe”.
Além de Penafiel, também tenho “uma costela” no Porto. Sou coach na Nortada CrossFit, box do Diogo Serra e onde igualmente gosto de estar. Todos os dias aprendo algo novo e adoro os meus alunos ❤
Como atleta dediquei-me a cumprir a programação a 100%, a treinar certinho, sempre com os meus parceiros e com os meus alunos ❤ com a ajuda do equipamento do Igolas Fitness. Comecei também a seguir um plano nutricional prescrito pelo Augusto Rodrigues, que me ajudou perder os “9 quilinhos a mais” o que, consequentemente, me permitiu ser uma atleta mais completa, mais focada e disciplinada.
Nisto, o entusiasmo em participar nas competições aumentou. Queria pôr à prova todas as mudanças que tinham acontecido. Contudo, surgiu uma pandemia que, inevitavelmente, cancelou todos os eventos de CrossFit. A única opção era o Open. Então, pela primeira vez inscrevi-me. Não foi mau, talvez pudesse ter sito melhor, mas consegui conquistar um 6.º lugar. Fiquei em 169.º nos quarter finals a nível mundial e consegui um 3.º lugar a nível nacional.
Foi uma fase bastante desafiante. Na altura acordava todos os dias às 6h da manhã para dar aulas, e aproveitava todos os intervalos, entre as aulas, para treinar ou então gravar o Open. O meu dia terminava às 21h30 e jantar e não jantar … não foi fácil.
Foram dias muito desafiantes, mas com o apoio do Staff da NorthCall Pedro, Ana, Marina, Valdemar, de todos os meus alunos, que são também amigos, com o apoio dos meus pais e do meu treinado Ricardo Vieira, que na altura tinha sido operado e estava sempre a apoiar-me online 😂❤, sentia-me pronta para seguir para mais um Wod. Foi uma fase muito marcante para mim.
Ser Coach e atleta simultaneamente foi, para mim, um grande desafio porque tinha que direcionar o meu foco para ambos. Mas, ao mesmo tempo, foram momentos gratificantes e que me fizeram crescer muito. E não me arrependo de nenhuma decisão tomada, porque quando se faz o que mais se ama, rodeada de pessoas que também nos amam e que nos querem ver a evoluir, tudo é possível, tudo é mais fácil.
Contudo, tem de haver sempre um equilíbrio. Por isso, para além de atleta sou um ser humano normal e sim, também tenho uma vida social, adoro viajar e fazer outras coisas para além do CrossFit.
Ser coach foi a missão que escolhi! Adoro conhecer pessoas e interagir com elas. Foi isto que quis e que quero para a minha vida. Continuar a mudar a vida das pessoas, todos os dias para melhor. Mostrares-lhe que o limite apenas está na cabeça delas e que, todos os dias, elas podem ser a melhor versão delas mesmas. Não só nas aulas de CrossFit, mas em todas as áreas do dia-a-dia. Sim, porque o CrossFit prepara-nos para a vida, não só a nível físico, mas também a nível psicológico. É ali, na nossa caixinha, que os nossos alunos se distraem dos seus stresses quotidianos e, se superam, em cada treino. E é muito bom ver e ajudá-los a evoluir, em todos os aspetos.
Todos os desportos têm as suas mais valias. Mas, para mim, o CrossFit é uma modalidade muito completa e que toda a gente pode praticar, pois todos os treinos são possíveis de serem ajustados às capacidades de cada atleta. E, mesmo assim, há muitas pessoas com a ideia errada desta modalidade, acreditam que é só puxar ferro, abrir as mãos, andar a limpar o chão com o corpo quando se faz burpees… Mas desenganem-se! CrossFit é saúde, é transformação, é crescimento, é superação, é família, é magia 💫
Posto isto, como refere Robin Sharma, no livro Ser herói todos os dias, ”(…) quando estamos nas melhores condições, por treinar muito, comer bem, hidratar devidamente, repousar inteligentemente produz-se trabalho de topo. Incrementar o esforço físico, aumenta produtividade, ajuda-te a ter mais paciência, tranquilidade e afeto quando estiveres presente com os teus… o meu encorajamento afetuoso, mas firme é ficar em superforma para dar poesia ao universo. Para ver até onde consegue ir. Para melhorar um pouco (ou muito) a vida dos outros … seja um atleta criativo! Não só para abdominais mais definidos e glúteos mais rijos. Mas sim para a criação de uma civilização melhor. “