Strong Women Action Games – A competição d’Elas Que Se Realiza No Faial
O Strong Women Action, Games é uma competição de Crosstraining direcionada exclusivamente a atletas do sexo feminino. Realiza-se na ilha do Faial, no arquipélago dos Açores e conta já com 6 edições. Nas cinco primeiras edições o formato foi individual ,sendo que em 2022 existiram duas categorias; Elite e Master. A sexta edição apresentou um formato de duplas e em 2024, a sétima edição será em duplas com a possibilidade de trazer um terceiro elemento por questões estratégicas.
A ideia- SWAG
Decorria Julho de 2017, quando Carla Sequeira e Júlio Pires participavam na sua primeira competição em duplas, que se realizou em Paço de Arcos. Durante dois dias foram desafiados em wods muito bem estruturados, e desde natação em mar, movimentos gímnicos e corrida com carga…os atletas tiveram direito a um pouco de tudo.
Receba todas a novidades do mundo do crossfit dicas de treino e muito mais diretamente no seu email:
Eu (Carla) nunca tinha estado presencialmente numa competição de crossfit e observar as atletas femininas em prova, deixou-me completamente rendida à modalidade e à representação da força, perseverança e espírito de sacrifício. Nunca pensei existirem mulheres assim fortes, estas eram Sara Pinto, Filipa Prudêncio, Karin Seelow e pensei em como seria magnífico poder mostrar às mulheres faialenses, estas fortes mulheres-atletas em competição.
E surge a ideia do SWAG!
Júlio, que já havia participado nos Ultimate por duas vezes, advertiu-me do quão difícil seria realizar uma prova deste gênero no Faial, justificando e bem, a questão geográfica, o preço dos voos, a disponibilidade de material e os apoios. Embora ficasse triste com a advertência não me deixei convencer. Falei com uma designer amiga e explicando a ideia, ela desenvolver o logotipo. Foi paixão à primeira vista e nunca mais parei de pensar na competição. Difícil era convencer o Júlio.
Assim que ele cedeu dizendo: “queres fazer né? Então eu apoio. Eu faço e organizo os wods”, eu encetei os primeiros contactos e iniciei os procedimentos em redor da prova. Entre a primeira edição e a última, melhorámos os wods, as condições para receber as atletas, as prendas que elas recebem durante todo o fim de semana. A forma como recebemos as atletas, e a festa de convívio que é já imagem de marca da competição, e elas são a nossa melhor publicidade.
Foi magnífico ter na nossa ilha e na nossa competição, atletas que nos transmitem que não há competição como a nossa e que a forma como são recebidas é inigualável. Na primeira edição o pódio esteve na mão de Solange Raposo, na segunda subiu ao primeiro lugar a Patrícia Simões, na terceira a Ana Silva. Nas quarta e quinta edições com a categoria Master e Elite, ganharam duas vezes consecutivas a Ana Silva e Solange Raposo. Na sexta edição, a primeira em formato Duplas, a dupla da República Checa Andrea Valterová e Lucie Bergerová.
O apoio dos pequenos comerciantes e entidades locais, ditou o sucesso da competição e gostaríamos muito que nos continuassem a apoiar, só assim é possível e faz sentido. Ser mulher, praticar CrossFit ou Crosstraining, competir e não vir ao SWAG é como ter sede e não beber água.
Muito obrigada
Carla Sequeira