Por norma os alunos novos que entram nas boxes de CrossFit, ficam um pouco “perdidos” quando olham para o quadro. Então quando o coach começa a explicar o wod, é que ficam mesmo “à deriva” sem perceber metade do que o coach disse.

Não desespere, neste artigo vamos explicar alguns dos conceitos, termos, abreviaturas que são utilizados no CrossFit. Para não se sentir à deriva.

Termos e conceitos do CrossFit

WOD

Vamos começar pelo que provavelmente vai ouvir mais, que é o wod. O Wod, Workout of the Day (desafio do dia), é o desafio que todos os alunos terão que realizar por norma no final da aula. O wod pode ser variado de muitas formas, pode ter vários movimentos, de ginástica, levantamentos olímpicos, peso corporal, etc. Pode ter mais ou menos tempo, enfim, quem programa a aula tem mil e uma opções para explorar. E o Wod nunca é igual de aula para aula. Pode estar um ano a fazer crossfit, que não vai fazer um wod igual.

Tipos de Wods

Amrap

Amrap é uma abreviatura para (as many rounds as possible), o que significa o maior número possível de rondas. É sempre seguido por um número, esse número significa quantos minutos você deve trabalhar. Por exemplo, amrap de7’, terá que realizar a tarefa proposta no quando durante 7’ e contar o número de rondas que realizou dos exercícios. O score dos atletas será sempre o número de rondas.

 

E.M.O.M

Emom é a abreviatura de (every minute on the minute), cada minuto no minuto.

Ou seja, deve realizar um exercício e um determinado número de repetições, nesse minuto. Acabando as repetições descansa o restante minuto. Por exemplo um Emom de 12’, significa que terá que realizar por exemplo 10 repetições de Power Clean, acabando as 10 repetições, descansa o restante minuto. No minuto 2 terá que realizar mais 10 repetições, acabando descansa o restante minuto. Assim sucessivamente até acabar os 12 minutos.

Mais uma vez neste tipo de wod, os coachs têm muitas opções para explorar, é só dar largas à imaginação.

Chipper

Estes são wods que eu particularmente gosto bastante, por norma o coach faz uma lista de exercícios com um determinado número de repetições. E o wod consiste em fazer o exercício e o número de repetições, só quando acabar as repetições é que passa para o exercício seguinte. E assim sucessivamente até acabar todos os exercícios e números de repetições. Por norma este tipo de wods são mais longos devido ao número de repetições serem maiores que em outro tipo de wods.

Tabata

O Tabata é um tipo de treino intervalado de alta intensidade, ou seja durante 4 minutos terá que fazer 20 segundos ON e 10 OF. Terá que fazer 20 segundos de um determinado exercício a um intensidade máxima, descansa 10 segundos e volta a fazer 20 segundos de trabalho em alta intensidade. Até acabar os 4 minutos. Já tive a oportunidade de escrever um artigo detalhado sobre o Tabata, se tiver curiosidade clique aqui para ler!

Time Cap

Este é também um dos termos que mais se ouve no CrossFit, e significa o tempo que terá para realizar o Wod. Por norma está escrito no quadro o wod (ainda se lembra do que é o wod) que terá que realizar, e no final tem escrito por exemplo Time Cap de 10’ significa que tem 10 minutos para realizar o wod. Se acabar antes dos 10’ melhor, terá a sua tarefa realizada e poderá descansar até acabar os 10′ . Se acabar os 10’ e ainda não tiver completado o wod, terá que parar a tarefa. pois terminou o tempo limite imposto para a realizar.

Heroes/ Girls

Este são wods que já estão pré-definidos e que são dos mais duros que existem, e que homenageiam soldados mortos em combate ou mulheres que são uma referência. São os chamados wods benchmarks, que são uma referência de Wods para os crossfitters a nível mundial. Na sua box de certeza que já reparou numa lona na parede com alguns wods benchmarks, são as chamadas Girls.

 

 

Death By

Pelo nome, pode ver logo que não é boa coisa, mas claro que não o vai matar como e óbvio. Mas vai deixa-lo completamente esgotado. Death By quer dizer “morte por”, este é um tipo de wod parecido com o E.M.O.M (ainda se lembra do que é?). Só que é um pouco diferente, terá que realizar um exercício durante um minuto e as repetições vão aumentando. Por exemplo com o exercício burpee, terá que fazer no primeiro minuto um burpee e depois descansa, no segundo minuto dois burpees e depois descansa, no terceiro minuto 3 burpees, assim sucessivamente até não conseguir completar os burpees durante o minuto. É um wod que pode ou não ser muito demorado, dependendo da sua condição física.

RX

Fazer o Wod RX é quando faz o desafio exatamente conforme está no quadro, com as cargas sugeridas, com os movimentos de ginástica por exemplo sem adaptações. Tem que fazer tudo exatamente como está no quadro sem alterações. Por norma quem faz os wods RX são os alunos já com algum tempo de treino.

Scaled

Fazer o Wod Scaled, é quando faz o desafio com uma ou mais adaptações ao que está estipulado no quadro. O CrossFit tem muitos exercícios que têm um grau de dificuldade enorme, logo os alunos iniciantes por norma não conseguem realizar bem alguns movimentos. Por esse motivo fazem com a adaptação que o coach sugere, o CrossFit tem essa vantagem, é mesmo para toda a gente. E todos podem realizar o Wod, mesmo com algumas adaptações, e ter intensidades como quem faz RX.

Bem já lhe expliquei alguns termos mais utilizados no CrossFit, já não tem desculpa para não saber o que é e ficar “à deriva”. Se não conhecer algum termo do CrossFit que não esteja neste artigo, deixe um comentário, para adicionarmos ao artigo.

Deixar uma resposta