Um Militar que se rendeu ao CrossFit

Obrigado Planeta CrossFit por esta oportunidade, em particular ao Orlando Silva, pelo convite feito para, enquanto atleta de CrosFfit, dar a conhecer um pouco mais sobre mim.

José Carlos Pina Ramos, 1,74, 79kg. Nasci no ano de 1971, sim, são mais de 40! A minha infância foi “old school” ou seja, nada de ginásios, nada de desporto escolar! O “desporto” favorito na altura era ver quem atirava pedras mais longe e subia árvores mais rápido, ou seja, subir ás árvores já era para tempo (nem tudo o que é antigo está desatualizado! Acredito que o local onde cresci e as brincadeiras de infância me deram uma certa aptidão para a aprendizagem de novas habilidades motoras e movimentos gímnicos. Em termos profissionais além do hobby que é o CrossFit, sou militar e não vos posso contar muita coisa, para falar mais sobre isso é preciso autorizações, etc, enfim…

Estive alguns anos muito ligado ao mergulho subaquático, atualmente não é possível o CrossFit é prioridade, outra atividade que adoro é sair para tirar fotografias, porem a minha máquina não tem saído muito!

Quem me conhece sabe que qualquer modalidade ou atividade que pratico, levo muito a sério, tento evoluir e aprender o mais possível. A minha motivação é intrínseca, quero sempre treinar, isso dá me prazer e satisfação. Desde os tempos de escola que sou assim, só me sentia bem a fazer força, ir até ao limite, tentar fazer o que ninguém conseguia ou tentar fazer melhor.

A iniciação no Crossfit foi já como Master +40. Em termos fisiológicos a adaptação e resposta ao exercício como sabem sofre um declínio com a idade. Porem, sempre pratiquei em simultâneo vários desportos, desde kickboxing, natação, corrida, lançamento do dardo, disco e peso, orientação, escalada, musculação e em praticamente todos eles fiz uma ou outra competição, nada de importante em termos de classificação, mas, acabou por ser importante na minha progressão e evolução como atleta e proporcionou-me uma boa adaptação no CrossFit.  A maior e  grande dificuldade adaptativa é mesmo o “weightlifting”, tal como a maioria, nunca tinha praticado.

O que me move são a conquista de bons resultados, para que possa ser um exemplo, motivo de orgulho e motivação para os meus filhos; o ambiente das competições leva a que me supere a mim próprio nos desafios; num determinado wod fazer melhor que a Elite é uma referência para mim próprio de que, afinal a minha condição física não está tão mal assim e isso leva-me a querer continuar a evoluir.

Formação CrossFit, Level 1 Trainer 2013; Gymnastics 2014; Weightlifting 2014; Judges Certificate 2015/16/17 e Weightlifting Club Coach da Eleiko 2015.

Licenciatura em Educação Física e Desporto – ISCE, está quase!

Tenho mais algumas formações na área do desporto mas não ficam bem estar aqui a pavonear!

Competições: Já fiz algumas a nível nacional, tanto em Master +40 como em Elite, porem, a minha aposta tem estado mais centrada nas competições internacionais. Por nenhum motivo em especial, apenas pelo fator competitivo, pela viagem em si, por toda a envolvência de uma competição internacional. Não consigo ir a tantas como gostaria, isso engloba despesa! Em termos de resultados, tenho tido alguma sorte tanto a nível nacional como  internacional.

Provas Nacionais

  • 2013 III Promofit – 2º
  • 2014 IV Promofit – 1º
  • 2016 III Christmas Throw Down – 1º
  • 2017 Evento 1 & 2 Cross League – 1º

Provas Internacionais

  • 2014 França-FrenchThrowDown – 3º
  • 2014 Portugal-Kings of Wod – 2º
  • 2015 França-FrenchThrowDown – 11º
  • 2015 Espanha-Fit For All – 1º
  • 2015 Russia-Kings of Wod – 2º
  • 2016 Irlanda-IrishThrowDown – 1º
  • 2015 e 2016 Open Crossfit Games – 1

Provas Elite – Manz Crossgames 2014, Afiliate League 2014, UPFG 2015 e 2016 com prestações modestas.

  • Para este ano (2017) e atualmente estou a participar na Cross League em Master +35, Regionais Tejo, tendo ficado em 1º no evento 1 e 2, falta o evento 3, sendo que o importante é o apuramento e depois a Final. Tenho como objetivo ir novamente ao FTD-Paris em Junho, julgo ser a prova mais competitiva a nível Europeu é tem uma organização de excelência, os Alpha Games-Nice em Setembro são outro objetivo, entretanto irá surgir certamente mais uma ou outra prova até final do ano.
  • A cereja no topo do bolo para este ano é ficar no Top 200 a nível Mundial para fazer os Regionais do Open que são 4 wod em 4 dias para Master e Teenager, as espectativas são altas, no momento: Classificação geral até ao 17.4 é 124 lugar a nível Mundial, estou feliz? Não, não interessa como começa mas sim como acaba e ainda falta muito e muita coisa pode acontecer, mas estou motivado! Um obrigado especial para a Match Box Crossfit que me tem aturado neste Open!

Como treinador oriento e sigo um grupo de praticantes/atletas (Team PR), alguns deles tento acompanhar de forma presencial  sempre que possível, outros simplesmente seguem o planeamento de uma forma mais discreta, alguns são orientados com um planeamento mais especifico e direcionado para determinada “Skill”, faço-o com todo o gosto e motivação, o pagamento é a amizade ou a simples troca de mensagens e vídeos quando é necessário!

Tive sorte também no meu percurso como treinador de ter passado por Boxs de referência na zona de Lisboa, Crossfit Alvalade, Crossfit Lx, The Bakery Crossfit.

O meu maior agradecimento vai para os que diretamente são o meu único patrocínio, são os que me deram a chave da sua Box para ir treinar a qualquer hora, são os que me deixam ficar a treinar quando a Box está fechada! Obrigado do fundo do coração CrossFit Pontinha futura CrossFit Neverland e The Bear Cave!!! Se não fossem vocês seria certamente difícil alcançar os meus objetivos!

Objetivos para o futuro é continuar a evoluir e competir, ter a minha própria Box, conseguir como treinador um dia levar atletas aos Regionais ou mais longe…

Por: Pina Ramos

loading...

1 Response

  1. Paulo Vieira diz:

    Mano li o que escreveste com muita atenção ,e fico muito orgulhoso do que tens feito ao longo da tua carreira profissional e desportiva , lenbro-me ainda de quando começaste a escola já nós praticávamos algumas coisinhas um abraço tudo de bom para ti , e para os miúdos

Deixar uma resposta