Utilizar Joelheiras no Treino é Benéfico? E quais são as Melhores?

É normal quando se entra na box ver alguns atletas com alguns acessórios de treino, desde estafas, luvas, wrist wraps, joelheiras, “capacetes”, “armaduras”, etc…os dois últimos que referi foi em jeito de brincadeira como é óbvio. Mas o que é certo é que os atletas por norma utilizam alguns acessórios de treino. Muitos dos novos alunos que entram nas boxes, depois de verem os atletas todos “artilhados” começam a pensar “Será que aquilo ajuda no treino?”

A resposta como é óbvio é sim! Os acessórios quando são utilizados para os propósitos que foram inventados, são benéficos e ajudam no treino. Neste artigo vou-lhe falar um pouco sobre um acessório que eu utilizo bastante que são as joelheiras. Tem me ajudado bastante em alguns exercícios, mais nos exercícios que tenham squat.

Mas não pense que é só comprar umas joelheiras e tá feito, existem vários tamanhos de joelheiras e é necessário comprar o tamanho que melhor serve para si. Mas antes de falar sobre os tamanhos vou-lhe falar um pouco, do que são as joelheiras.

O que são as joelheiras e quais os benefícios de as usar?

As joelheiras como já referi em cima é um acessório para os joelhos, que os protege de futuras lesões e danos nos tendões. Este tipo de proteção é importante quando se coloca os joelhos sobre pressão constante nos treinos diários. Fazem uma compressão no joelho aumentando o fluxo sanguíneo e reduzem a dor. Isso é importante não só durante o treino, mas depois para ajudar a recuperação. A compressão é de vital importância, os joelhos ficam mais quentes e com esse fluxo de sangue ajuda a reduzir a dor e o inchaço durante e após o treino.  As joelheiras também ajudam na mecânica dos movimentos, ajudam no suporte das articulações e ligamentos dos joelhos durante os movimentos.

Resumindo um pouco as vantagens de usar as joelheiras são:

  • Fornece compressão e calor
  • Promove o fluxo sanguíneo
  • Ajuda na recuperação
  • Reduz o inchaço
  • Fornece estabilidade lateral ao executar movimentos funcionais
  • Limita o risco de lesões e danos

Quando se deve utilizar as joelheiras?

A maioria dos movimentos no Crossfit solicitam as articulações dos joelhos, à medida que vai levantando carga mais pesada os joelhos ficam sobre maior pressão. O risco de desenvolver tendinite progressiva aumenta bastante. Quando se está a fazer algum wod ou treino que tenha movimentos tipo squats, snatch, clean and jerk, wall ball, entre outros as joelheiras podem fornecer suporte adicional contra as tensões colocadas por esse tipo de movimentos. Prevenindo o risco de lesões e dores por sobrecarga de esforço nos joelhos. As vantagens de utilizar as joelheiras dependem muito da sua idade, passado atlético (em outros desportos), forma e técnica nos movimentos. Em resumo todos os atletas podem beneficiar com a utilização de joelheiras, desde os novatos aos atletas de competição. Há que ter em conta que as joelheiras são apenas uma ajuda na prevenção de lesões, não vai resolver todos os seus problemas. E não pense que só por as usar que já não vai ter lesões.

Qual a largura ou espessura que melhor resulta?

Como referi no inicio do artigo não é só comprar as joelheiras e já está, existem três larguras disponíveis para objetivos de treino diferentes. Há as de 3mm, 5mm e 7mm.

Joelheiras de 3mm

Esta espessura é ideal para quem faz treino de longas distâncias e endurance. Devido ao seu peso mais leve, é o ideal para quem carrega material leve, ou suportar apenas o peso corporal.

Joelheiras de 5mm

Estas joelheiras são as ideais para vários desportos e objetivos de treino, fornecem vários benéficos em diferentes áreas do treino onde a agilidade e o suporte são exigidos para melhorar os movimentos. Por isso mesmo estas são as ideias para quem pratica Crossfit.

Joelheiras de 7mm

Estas joelheiras já são mais benéficas para quem levanta cargas mais pesadas, o benefício de usar as de 7mm vem sob a forma de estabilização de energia que oferece aos atletas. Quando se levanta cargas mais pesadas estas são as ideais para alcançar mais estabilidade. Também são ótimas para quem está a recuperar de uma lesão e precisa de suporte extra no joelho. Esta espessura é mais utilizada por atletas que por norma, só fazem levantamento de peso com cargas bastante pesadas.

Ou seja, para resumir a escolha depende sempre dos seus objetivos em termos de treino, mas pela minha experiência pessoal o que eu aconselho são as de 5mm. Por norma é a espessura que a maioria dos atletas de Crossfit usa.

Conselhos importantes!

Se está pensar em comprar uma joelheiras ótimo, se já usa sabe dos benefícios que pode ter. O conselho que dou é depois de cada treino coloca-las ao ar para estas respirarem, depois do treino e de suar as joelheiras ficam com um cheiro um pouco desagradável. Lava-las com alguma frequência é importante. Se já não dispensa este acessório e se puder invista mesmo em dois pares, para ter sempre um par limpo para utilizar.

Quais as melhores marcas?

Como é óbvio existem algumas marcas de joelheiras e para vários preços, eu pessoalmente utilizo as da BOXPT. A relação qualidade preço é bastante boa.

Outra marca que os Crossfitters utilizam bastante é a Rocktape, posso afirmar que a qualidade é bastante boa e superior. Pode ver uma review que fiz às assassins clicando aqui! A Rehband também é outra marca que é bastante utilizada pelos Crossfitters. Enfim é só escolher a marca que mais gosta, comprar e tirar todo o beneficio da utilização das joelheiras.

VEJA TAMBÉM
loading...

Deixar uma resposta